Powered By Blogger

quinta-feira, outubro 20, 2011

Penitenciária de Charqueadas sedia sessão de cinema para presas


O Anexo Feminino da Penitenciária Modulada de Charqueadas recebeu o projeto I Jornada de Audivisual Gaúcho, da Fundação Cinema Rs (Fundacine). Cerca de 35 apenadas assistiram um curta metragem e um longa. As sessões duraram quase duas horas. Os filmes de atores e produtores gaúchos, Um Animal Menor (2008) e Antes que o Mundo Acabe (2009) foram escolhidos pelas presas, dentre vários selecionados pela coordenadora do anexo, Anelise Pereira de Moura. Para Ivarlete de França, diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP),da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), cultura e lazer para detentas são meios de promover a inserção social.

De acordo com o diretor da Penitenciária Modulada de Charqueadas, Flávio Corrêa Moreira, o objetivo da penitenciária, por meio da direção e serviço social, é buscar parcerias que promovam ações agregadoras na inserção social. "O evento realizado hoje colabora para as presas se sentirem acolhidas e valorizadas enquanto cumprem suas penas", diz Anelise. Para a assistente social Michele Bueno, o estímulo à cultura e lazer pode amenizar os efeitos do cárcere.

Simone Luferrier, da Fundacine, enfatizou que a ideia do projeto é democratizar o acesso ao cinema brasileiro, sobretudo as produções gaúchas para um público que está impossibilitado de frequentar as casas de cinema. " Nós levamos o cinema até essas pessoas", afirma.

Conforme Cintia Varoni Nunes, do Setor Educacional do DTP, a equipe da Fundação Cinema Rs (Fundacine) ficou responsável por toda a montagem técnica e rodagem dos filmes. O projeto é iniciativa da Susepe em conjunto com Ministério da Cultura, Secretaria Estadual da Cultura e Fundacine.

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...