Powered By Blogger

terça-feira, março 26, 2013

Polícia Civil indicia 16 pessoas por incêndio em Santa Maria


Março de 2013
A Polícia Civil indiciou 16 pessoas pelo incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria, no dia 27 de janeiro deste ano. Este foi um dos resultados apresentados nesta sexta-feira (22) pelos cinco delegados que presidiram o inquérito considerado o maior da história do Rio Grande do Sul.

Outras dez pessoas receberam indicativos de crime e terão seus inquéritos encaminhados à Justiça Militar e ao Tribunal de Justiça. Nove pessoas também poderão responder por improbidade administrativa, totalizando 35 indicativos de responsabilizações.

Texto: Juliano Pilau
Edição: Redação Secom

Secretaria implanta projeto de polícia comunitária em Canoas


Março de 2013
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a prefeitura de Canoas, formou na sexta-feira (22), um total de 34 policiais militares e seis guardas municipais no curso de promotores de polícia comunitária. 

Os policiais moram nos bairros onde atuam e o aluguel das casas é pago pela prefeitura por meio de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600. A previsão é de que, no mês de abril, os 11 núcleos já estejam em funcionamento, nos mesmos moldes dos já existentes no RS. 

Na cerimônia, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou a importância do trabalho dos servidores na atuação do policiamento comunitário. "Esse é um grande passo para diminuirmos a criminalidade. A parceria do município com o Governo do Estado fortalece essas ações de combate ao crime e gera bons resultados." 

O prefeito municipal, Jairo Jorge, esse projeto faz parte de políticas públicas inovadoras para a redução dos índices de criminalidade. "Temos como objetivo transmitir para a comunidade a sensação de segurança e, esse é o trabalho da polícia", ressaltou. 

Texto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom

Susepe participa de comissão sobre construção de ala feminina no Presídio de Lajeado


Março de 2013 
Evento ocorreu na sala de audiência do Foro municipal
Evento ocorreu na sala de audiência do Foro municipal
O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, participou sexta-feira (22), de uma comissão para tratar da criação de uma ala feminina no Presídio Estadual de Lajeado. O ato aconteceu na sala de audiência do Foro do município e foi presidida pelo juiz da Comarca de Lajeado, Luis Antonio de Abreu Jonson. 

A planta do projeto foi apresentada pelo integrante da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), Léo Katz, que reivindica um espaço para abrigar até 40 mulheres em situação de prisão na Região do Vale do Taquari. O projeto será ainda avaliado pelo setor de engenharia da Susepe.
O superintendente destacou a participação da comunidade nos interesses por melhorias penitenciárias como rara. Referenciou também outros projetos que serão implementados como a criação do Centro de Reinserção Social, criado pela Engenharia Prisional da Susepe. Sobre a ala feminina, Treiesleben, encaminhou a demanda para tratativas técnicas e legais. 

Planta do projeto 
O diretor administrativo da Susepe, Giovani Mota Moreira disse, durante a reunião, que o projeto vai ainda passar por todo processo legal para formalizar o convênio, que é um instrumento legal. "Vamos unir esforços em conjunto com as secretarias e entidades envolvidas para a consecução do projeto, após a parte burocrática estar aprovada e finalizada", informou. 

A planilha da verba orçamentária para a construção da ala feminina deverá ser apresentada prefeitura de Lajeado. O prefeito do município, Luís Fernando Schmidt, disse que está à disposição para a realização da construção. "Vamos nos articular para cumprir nossa parte com dinamismo", esclareceu.

O diretor de Engenharia Prisional da Susepe, Carlos Hebeche, lembrou que o sistema do RS para as mulheres em situação de prisão é um dos melhores do país. "Somos os que mais apresentamos soluções. A criação da coordenadoria penitenciária feminina representa um ineditismo e resulta em avanços prisionais", disse. Com isso, "devemos executar projetos viáveis, com estrutura arquitetônica que respeite a necessidade e peculiaridades do universo feminino", afirmou. 

A titular da Coordenadoria Penitenciária da Mulher, Maria Diniz, destacou que a construção da ala é muito oportuna. Agradeceu a iniciativa e envolvimento dos Poderes e da comunidade pelo empreendimento. "Ao longo da história, sempre lhes foram oferecidas estruturas feitas para acolher homens, então, é importante que mudemos nossa cultura sobre o aprisionamento feminino", enfatizou. 

A ala 
O espaço deverá ser composto por 15 celas, pátio, ambulatório e local para crianças - no caso das mulheres que ainda precisem prestar cuidados aos seus filhos. Participaram também o delegado penitenciário da 8ª Região, além de  representantes da BM, Polícia Civil, Conselho da Comunidade, Alsepro, Ministério Público, Prefeitura e comunidade em geral. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...