Powered By Blogger

sexta-feira, outubro 14, 2011

Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira é apresentado ao GGI-E



A nova redação da portaria que fixa normas de utilização do videomonitoramento de vias públicas para atividades de segurança pública, além de detalhes sobre o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F) foram apresentados, nesta quinta-feira (13), na sede da Secretaria da Segurança Pública, em Porto Alegre, aos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E).

O órgão técnico estadual é estratégico na condução de políticas públicas e reúne as forças de Segurança Pública do Estado (Brigada Militar, Polícia Civil, Militar, Instituto-Geral de Perícias e Superintendência de Serviços Penitenciários), secretarias municipais de Segurança, secretarias estaduais, órgãos de segurança do Governo Federal, do Ministério Público Federal e Estadual, do Tribunal de Justiça/RS e da Famurs. O novo texto que fixa normas para a utilização do videomonitoramento foi organizado pela Brigada Militar e, agora, será analisado pelos integrantes do GGI-E e debatido na próxima reunião.

Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira
O GGI-F, criado com o objetivo de melhorar a percepção de segurança pública na região fronteiriça do RS, engloba 157 municípios gaúchos, dentro do conceito de fronteira e debaterá ações para o combate ao tráfico de entorpecentes, de munição e armas de fogo, ao contrabando, entre outros crimes. O secretário Airton Michels, que coordenou os trabalhos, destacou que o GGI-F encontra-se ainda está em construção e depende do empenho de todos os integrantes do GGI-E para ampliar ainda mais sua eficácia.

A reunião contou com as presenças do secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, do coordenador do RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania, delegado Carlos Sant'Ana, do comandante geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, do chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, do Superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, o diretor do Instituto-Geral de Perícias, João Luiz Corso, secretários municipais de segurança pública e diretores de departamentos operacionais da Secretaria da Segurança Pública, do chefe da Casa Militar, Coronel Leandro Ribeiro Fonseca, da Ouvidora da Segurança Pública, Patrícia Couto, José Hélio Cifuentes (Famurs) e representantes de todos os poderes e de diferentes órgãos de segurança estadual e federal.

SSP forma PMs Gestores de Policiamento Comunitário



A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Departamento de Ensino e Treinamento (DET), formou nesta sexta-feira (07) a primeira turma do curso para policiais militares ‘Gestores de Policiamento Comunitário’, no prédio da SSP, em Porto Alegre. A capacitação, realizada através de um acordo de cooperação com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), reuniu 21 PMs que atuam nos Territórios da Paz.


O secretário da SSP, Airton Michels, parabenizou os formandos, destacando a importância do aprendizado teórico que, unido à experiência dos policiais, facilitará a sua aproximação com a comunidade e contribuirá para os resultados positivos nas ações de combate à violência e à criminalidade. Acrescentou que já está sendo montado um projeto piloto de policiamento comunitário para, em breve, ser implantado nos Territórios da Paz nos municípios de Passo Fundo e Caxias do Sul.


Também participaram da cerimônia, o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, e o coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Jorge Luiz Agostini.


Outras edições do curso de Polícia Comunitária serão realizadas ainda em 2011, com o objetivo de qualificar e promover uma aproximação maior dos policiais com a comunidade.

Ações sociais do RS na PAZ serão apresentadas aos moradores da Lomba do Pinheiro e Rubem Berta



Após serem apresentadas na Restinga, as ações sociais que fazem parte do RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania - serão apresentadas na próxima semana, aos moradores de dois novos bairros de Porto Alegre. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e representantes de demais Secretarias se reunirão com os Fóruns Regionais de Justiça e Segurança, na segunda-feira (10), no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, na Lomba do Pinheiro, e na quinta-feira (13), no Vida Centro Humanístico.


Participam do encontro o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e seu adjunto, Juarez Pinheiro, e a secretária de Política para Mulheres, Márcia Santana, além de representantes de secretárias e órgãos estaduais e federais.


Serão apresentados programas como o Economia Pacificadora, criado especificamente pela Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa para oferecer linhas de crédito e incentivos financeiros aos moradores, em parceria com o Banrisul, para potencializar a atividade comercial. Também será apresentado o combate à violência contra a mulher e o apoderamento feminino pensado para compor o conjunto de ações do RS na PAZ, além de outras ações do Governo gaúcho.


Ao todo, 13 entidades, entre secretarias, autarquias, fundações do Estado e órgãos do Governo Federal (Trensurb e Grupo Hospitalar Conceição) estão somando esforços para continuidade ao controle da criminalidade, que não deve ser feito unicamente pela polícia.


Os encontros são organizados pelos fóruns regionais de Justiça e Segurança de cada bairro. As entidades conta com 13 representantes da sociedade civil, da Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, ONG´s, igrejas, Conselho Tutelar, escolas municipais e estaduais.

Moradores da Lomba do Pinheiro conhecem ações do RS na PAZ



O RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania foi apresentado aos moradores da Lomba do Pinheiro pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, na noite da segunda-feira (10), durante reunião do Fórum Regional de Justiça e Segurança do bairro. Michels destacou que Porto Alegre responde por 25% dos homicídios do Estado.


Conforme Michels, 30% destes crimes ocorrem em quatro bairros: Lomba do Pinheiro, Restinga, Rubem Berta e Santa Teresa, onde foram implantados os Territórios da Paz. "Precisamos combater as causas dessa violência com ações efetivas de segurança pública, através de um trabalho integrado entre as nossas polícias e a comunidade e com a implementação de programas sociais", apontou.


O coordenador do Fórum Regional de Justiça e Segurança, Vosmar Nascimento Viana, agradeceu o Governo do Estado e disse que o programa 'chegou em boa hora' na Lomba do Pinheiro. O coordenador do Conselho Municipal de Justiça e Segurança, Bruno Knob, elogiou o programa, que complementa as ações desenvolvidas pelo Governo Federal e pelo município através do Pronasci. Knob disse que o Conselho vai acompanhar e colaborar com a implementação do RS na PAZ.
Ações Sociais
No encontro, as ações sociais do programa foram detalhadas pela secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, e pelos representantes das demais secretarias articuladas e de órgãos de governo. Serão oferecidas pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequena Empresas as linhas de crédito e incentivos financeiros, através do Programa Gaúcho de Microcrédito.
O Banrisul disponibilizará o projeto ‘Educação Financeira' e a ‘Oficina de Plantas Alimentícias não Convencionais'. A Secretaria de Políticas para as Mulheres reforçará as ações através do Centro de Referência Estadual de Atendimento à Mulher Vânia Araújo e reforçar a rede de atendimento às vítimas de violência. Os Pontos de Cultura serão reativados pela Secretaria da Cultura.
Para um melhor detalhamento e melhor efetivação das ações, os representantes dos órgãos estaduais vão se reunir com o Fórum Regional de Justiça e Segurança da Restinga. O Fórum também formará uma comissão para acompanhar a implantação das atividades do Território da Paz.
Disque Denúncia Território da PAZ
A comunidade também foi informada sobre o 0800.64.23.456 - ligação gratuita e anônima - também foi divulgado para a comunidade. O coordenador do RS na PAZ, delegado Carlos Sant'Ana, explicou que o Disque Denúncia Território da PAZ foi criado especificamente para receber denúncias dos quatro bairros prioritários do programa: Restinga, Rubem Berta, Santa Tereza e Lomba do Pinheiro, possibilitando à população fornecer informações sobre quadrilhas e gangues; abusos contra crianças, mulheres e idosos; autoria de crimes; localização de foragidos; pontos de tráfico de drogas; porte ilegal de armas; maus-tratos e outros, proporcionando importante auxílio à atividade policial. O novo número recebe ligações de telefones fixos ou móveis, durante 24 horas por dia.
Apresentação aos moradores do Rubem Berta
Na próxima quinta-feira (13), as ações sociais que fazem parte do RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania serão apresentadas aos moradores do bairro Rubem Berta, a partir das 19h, na av. Baltazar de Oliveira Garcia, nº 2.132 (no Vida Centro Humanístico). A reunião como Fórum da Restinga ocorreu no dia 27 de setembro e a do Morro Santa Teresa ainda não tem data definida

RS na PAZ será apresentado à comunidade do Rubem BertaTítulo da postagem



As ações sociais que fazem parte do RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania serão apresentadas nesta quinta-feira (13) aos moradores do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e representantes de demais secretarias se reunirão com os Fóruns Regionais de Justiça e Segurança no Vida Centro Humanístico, na av. Baltazar de Oliveira Garcia, nº 2.132, a partir das 19h. A apresentação do programa já ocorreu na Restinga e Lomba do Pinheiro. Em breve, será realizado o encontro com o Fórum do bairro Santa Teresa.


Estão confirmadas as presenças do secretário Michels, do seu adjunto, Juarez Pinheiro, da secretária de Política para Mulheres, Márcia Santana, do comandante da Brigada Militar, coronel Sérgio de Abreu, do chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, além de representantes de secretárias e órgãos estaduais e federais. Serão apresentados programas como o Economia Pacificadora, criado especificamente pela Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa para oferecer linhas de crédito e incentivos financeiros aos moradores, em parceria com o Banrisul, para potencializar a atividade comercial.


Também será apresentado o combate à violência contra a mulher e o apoderamento feminino pensado para compor o conjunto de ações do RS na PAZ, além de outras ações do governo gaúcho.
Ao todo, 15 entidades, entre secretarias, autarquias, fundações do Estado e órgãos do Governo Federal (Trensurb e Grupo Hospitalar Conceição) estão somando esforços para continuidade ao controle da criminalidade, que não deve ser feito unicamente pela polícia.


Os encontros são organizados pelos fóruns regionais de Justiça e Segurança de cada bairro. As entidades contam com 13 representantes da sociedade civil, da Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, ONGs, igrejas, Conselho Tutelar, escolas municipais e estaduais.

BM realiza formatura do Curso Avançado de Administração Policial Militar


14/10/2011 14:13

A Brigada Militar realizou nesta quinta-feira (13), na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, a formatura de 65 capitães da Brigada Militar e de um capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que concluíram o curso avançado de Administração Policial Militar (CAAPM - 2011). A cerimônia contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Airton Michels.
O objetivo do CAAPM é o de qualificar os gestores policiais na área da administração pública, com ênfase na segurança pública, além de habilitar os oficiais para participarem do processo decisório na elaboração de políticas públicas de segurança. O primeiro colocado no curso, capitão Marcelo Pinto Specht, foi condecorado com a medalha Coronel Claudino, entregue pelo secretário Michels e pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu.
Também prestigiaram a formatura o subcomandante geral da BM, cel. Altair de Freitas Cunha; o chefe do Estado-Maior, cel. Valmor Araújo de Mello; o diretor do Departamento de Ensino da BM, cel. Uilson Miguel Miranda do Amaral; o diretor-geral da Academia de Polícia Civil, delegado Francisco José Tubelo, e oficiais e praças da corporação.

Diálogo com a comunidade marca a apresentação do RS na PAZ no Rubem Berta


14/10/2011 15:12

O bairro Rubem Berta foi o terceiro a receber a visita da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para apresentar o RS na PAZ. Na ocasião, os moradores puderam ouvir, questionar e encaminhar sugestões para a composição do programa. Com o apoio do Fórum Regional de Justiça e Segurança do Eixo Baltazar/Rubem Berta, a reunião aconteceu no final da tarde de quinta-feira (13), no Vida Centro Humanístico.
O secretário da SSP, Airton Michels, explicou a importância do investimento em ações multidisciplinares e preventivas. "Há mais de 200 anos, em todo o Brasil, o combate à criminalidade foi feito somente com uso das forças policiais. Não funcionou, a violência só aumentou. O trabalho da polícia é essencial, mas o desenvolvimento de ações nas áreas de saúde, cultura, educação, é fundamental".
Inicialmente, o RS na PAZ terá ações específicas nos quatro bairros que concentram os maiores índices de homicídios em Porto Alegre - Restinga, Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e Santa Teresa. Somados, os quatro bairros representam 25% dos homicídios da Capital. "Em quatro anos não conseguiremos resolver todos os problemas de segurança pública, por isso, queremos combater os mais graves, como os homicídios", disse Michels.
Alguns moradores relataram fatos que ocorrem no cotidiano no bairro e as expectativas em relação à segurança pública. "Estamos aqui para dar uma satisfação à população, mostrando o que a SSP está fazendo. O policiamento ostensivo no bairro foi intensificado. Cursos de policiamento comunitário estão sendo dados aos policiais civis e militares para que haja uma integração maior com a comunidade" ressaltou o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro.
De forma conjunta com o trabalho policial, ações sociais estão sendo articuladas com secretarias estaduais, municipais, autarquias e fundações para dar continuidade ao trabalho de contenção da criminalidade. Para o coordenador do RS na PAZ, delegado Carlos Sant'Ana, é fundamental oferecer atividades, no contraturno escolar, para jovens e crianças, evitando que eles sejam aliciados por traficantes.
O diretor do Departamento de Gestão Operacional da SSP, coronel Carlos Hirsch, destacou que a comunidade pode auxiliar a Polícia Civil e a Brigada Militar fornecendo informações sobre grupos criminosos por meio do número 0800.64.23456, criado exclusivamente para os quatro bairros do RS na PAZ. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.
Os moradores podem fornecer informações sobre a atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, desvios e omissão de servidores públicos, autoria de crimes, localização de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, maus-tratos e outros, proporcionando importante auxílio à atividade policial.
Após a exposição das ações na segurança pública, foram apresentados os projetos desenvolvidos em parceria com as secretarias da Saúde, Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Educação, Esporte e Lazer, Políticas para as Mulheres, Cultura e Secretaria Geral de Governo.
Estiveram presentes a secretária de Políticas para Mulheres, Márcia Santana, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sergio Abreu, o diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, João Luiz Corso, a ouvidora da Segurança Pública, Patrícia Couto, o coordenador do Conselho Municipal de Justiça e Segurança, Bruno Knob, o subchefe de Polícia, delegado Ênio Gomes de Oliveira, além de integrantes da Polícia Civil e da Brigada Militar.
Está prevista para o dia 27 de outubro a apresentação do RS na PAZ para os moradores do bairro Santa Teresa.

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...