Powered By Blogger

segunda-feira, julho 15, 2013

Polícia Civil do RS recebe curso de qualificação em idiomas para Copa

15 de Julho de 2013 
As primeiras turmas do curso de nível básico e intermediário em espanhol se formarão em agosto
As primeiras turmas do curso de nível básico e intermediário em espanhol se formarão em agosto
No Rio Grande do Sul, o reforço e a qualificação do policiamento civil para 2014 ganha o auxilio dos cursos de idiomas disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Todos os policiais podem realizar os cursos gratuitos de inglês e espanhol, principalmente aqueles que terão contato direto com o público durante a Copa. 

"Os policiais que realizam os cursos de idiomas já estão no policiamento de Porto Alegre e da região Metropolitana, mas também existe a possibilidade de que profissionais da área de segurança dos Centros de Treinamentos de Seleções da Copa realizem a qualificação", afirma o diretor da Divisão de Ensino da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes. 

Os cursos de idiomas realizados pelo Pronatec Copa na Empresa, programa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, e com o apoio de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), neste caso, disponibiliza, atualmente, 53 vagas para profissionais da Polícia Civil que desejem realizar qualificação para 2014. Além da apresentação de materiais específicos sobre os idiomas, as aulas possuem em sua metodologia simulações de como os profissionais da área de segurança pública devem agir em caso de abordagem a possíveis excessos realizados por turistas estrangeiros. 

"A oportunidade está sendo muita boa para aprender novas informações e relembrar o que por ventura havia esquecido de outros cursos que realizei a alguns anos atrás", afirma a escrivã da Polícia Civil, Denise Matos que realiza o curso de Espanhol Intermediário. 

O investimento do governo Federal e Estadual em parceria com o Senac, facilitou a elaboração e a execução da capacitação dos profissionais da área de segurança pública. "Após a confirmação de que o Brasil seria sede da Copa, eu fiquei um pouco ansioso, principalmente pela área de ensino, pois no momento em que foi solicitada a realização de cursos de idiomas, devido a dificuldade de recursos orçamentários, nós não conseguíamos atender essa demanda. Então a parceria entre governo Federal e Estadual foi importante nesse sentido, auxiliando na realização da qualificação da Polícia Civil." disse o diretor da Divisão de Ensino da Polícia Civil, delegado Fábio Motta. 

Com a previsão de que cerca de 50 mil turistas visitem o Estado durante a Copa, a capacitação dos policiais civis em idiomas será de suma importância para melhor recebê-los. "A preparação para os policiais, tanto da brigada, quanto da policia civil e outros órgãos da segurança pública é essencial, pois estaremos auxiliando os turistas, servindo de exemplo para os gaúchos", relata o escrivão da Polícia Civil, Fabricio Bonfriglio que realiza o curso de Espanhol Intermediário. 

Diversos setores do Estado, assim como os participantes dos cursos de idiomas aguardam o início da Copa do Mundo, devido a possibilidade da vinda de grandes seleções para o Rio Grande do Sul. " Se houver a oportunidade, gostaria de assistir uma partida de seleções da América Latina, como a Argentina e o Uruguai, devido o grande apoio que as torcidas dessas equipes exercem durante os jogos", destacou Fabricio. 

As primeiras turmas de policiais civis do curso de nível básico e intermediário em espanhol que iniciaram os trabalhos em março se formarão em Porto Alegre, em agosto, iniciando no mesmo mês a capacitação do nível intermediário e avançado, respectivamente.
Foto: Camila Domingues
Texto e edição: Redação Secom

Mulheres do regime fechado debatem sobre raça, gênero e etnia no Madre Pelletier

12 de Julho de 2013 
Secretaria da Segurança Pública realiza plenária
Secretaria da Segurança Pública realiza plenária - Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Detentas do sistema carcerário gaúcho tiveram suas reivindicações ouvidas na I Plenária Estadual de Mulheres Negras em Situação de Prisão, nesta sexta-feira (12), na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. A discussão abordou a construção da cidadania dessas mulheres na busca por mais igualdade, tanto em regime fechado quanto em liberdade. O encontro foi promovido pela Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). 
Um dos painelistas, Gleidson Renato Martins, representando a Procuradoria-Geral do Estado, trouxe exemplos de racismo no cotidiano e falou da importância da plenária para a construção de uma nova visão de segurança pública. "Temos que mudar esse caráter de exclusão e perseguição do negro no sistema prisional. Conseguiremos isso negando a 'coisificação' do negro, que vem de uma questão histórica".
Representando a Secretaria da Segurança Pública e o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene), Luis Felipe Oliveira ressaltou que não se pode esquecer da raça que construiu o Brasil. "Nosso país é a sexta economia mundial, mas os negros ainda estão fora do processo. Só quem vive essa situação pode falar das necessidades e por isso a importância do debate com a participação das detentas".
Uma das participantes, C. C., 47 anos, afirmou que a plenária foi uma oportunidade de expressar a luta por igualdade. "É preciso mexer com isso na cabeça das pessoas. Temos dois fardos, somos negras e seremos ex-presidiárias lá fora", declarou a apenada, que está há cerca de três anos na Penitenciária Feminina de Guaíba.
Deise Benedito, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, observou que a iniciativa é inédita no Brasil, pois é a primeira vez que essas questões são abordadas dentro de uma penitenciária. "Trata-se de um passo fundamental para as mudanças que queremos exigir."
Já Maria Noho Homero, da Organização de Mulheres Negras Maria Mulher, alertou que o que estrutura a desigualdade no país são as questões de gênero, raça e sexualidade. "Não queremos igualdade racial. Queremos igualdade de direitos e respeito às diferenças. Isso é igualdade civilizatória".
Participaram do encontro apenadas do regime fechado do Madre Pelletier, do Presídio Feminino de Torres, da Penitenciária Feminina de Guaíba e do Instituto Penal Feminino de Porto Alegre. Ao final dos debates, duas detentas serão eleitas para levar as demandas à 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em agosto.
População carcerária negra O sistema prisional gaúcho conta com uma população de 1.909 mulheres. Destas, 232 são negras e 377 consideradas mistas, de acordo com a Susepe. Já o Censo de 2010 do IBGE aponta que 16% da população do Rio Grande do Sul é negra e parda, porém, no sistema prisional, o índice chega a 33%. "São números que denunciam, de maneira dramática, a vulnerabilização criminal do povo negro e pardo no Estado. Por isso, batalhamos para realizar eventos como esse e incluir a questão racial nas políticas públicas", afirmou a coordenadora Penitenciária da Mulher, Maria José Diniz, da Susepe.
Texto: Patrícia Lemos
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom 

Taxa de inscrição e laudo médico para o Concurso da Polícia Civil têm novos prazos

12 de Julho de 2013 
A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH, órgão responsável pela execução das inscrições dos Concursos Público para a Polícia Civil (carreiras de Escrivão de Polícia e de Inspetor de Polícia), no Rio Grande do Sul, comunica que, em função da adesão das Instituições Bancárias e Correios à Paralisação Nacional do dia 11 de julho, os candidatos que realizaram sua inscrição no período de 10/06 a 10/07/2013 e que não tenham efetuado o pagamento até o dia 11/07/2013, poderão realizá-lo nos dias 16 e 17 de julho de 2013, desde que imprimam uma segunda via da Guia de Arrecadação para Pagamento, exclusivamente nestas datas.

O documento Guia de Arrecadação para Pagamento de sua taxa de inscrição deverá ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil ou Banrisul. A FDRH, em hipótese alguma, processará qualquer registro de pagamento em data posterior. A entrega de laudo médico também pode ser realizada até o dia 17 de julho de 2013. A Guia de Arrecadação deverá ser gerada, a partir de 16 de julho de 2013, através da emissão de 2º no Portal de Concursos, acessando: https://concursos.fdrh.rs.gov.br/Candidato/Entrar.

Texto: Lise Aydos
Edição: Redação Secom 

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...