Powered By Blogger

sábado, junho 29, 2013

Começam aulas de capacitação para grandes eventos

28 de Junho de 2013 
1ª etapa tem como tema o combate à exploração sexual
1ª etapa tem como tema o combate à exploração sexual
A Academia da Polícia Civil promove, até o dia 5 de julho, a 1ª etapa dos cursos de capacitação dos servidores da área da segurança pública para atuarem em eventos como a Copa do Mundo. O tema desta edição é o “Combate à Exploração Sexual, Tráfico de Pessoas e Riscos Associados ao Turismo”. As aulas estão ocorrendo das 8h30 às 19h30, na Academia Integrada da Segurança Pública. Fazem parte desta turma servidores das polícias Civil e Militar, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Guarda Municipal.
Ao total, serão 21 cursos, organizados pelas vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (Polícia Civil, Brigada Militar e IGP). Os cursos são resultado de um convênio firmado entre a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria Estadual de Segurança para Grandes Eventos.
Texto e foto: Assessoria SSP

Qualificação garante emprego para detentos no Presídio Estadual de Erechim

28 de Junho de 2013 
Detentos trabalham na metalurgia realizando serviços em peças industriais, agrícolas e automotivas
Detentos trabalham na metalurgia realizando serviços em peças industriais, agrícolas e automotivas
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o Presídio Estadual de Erechim (PEE) e a empresa Metaro Indústria e Comércio firmaram um Protocolo de Ação Conjunta (PAC) para utilização de mão de obra prisional. As atividades iniciadas este mês, contam com o serviço de 10 apenados do regime fechado. 

Os detentos trabalham no ramo da metalurgia, realizando serviços em acabamento de peças industriais, agrícolas e automotivas. A empresa necessitava de mão de obra qualificada e, tendo conhecimento da profissionalização dos detentos de Erechim, ofereceu 30 vagas, que serão preenchidas no decorrer da parceria. São oito horas diárias de trabalho, com intervalo de uma hora e direito a remição de pena (três dias de trabalho para um dia de pena). Os trabalhadores recebem 75% do salário mínimo regional, conforme determina a lei. 

Referência em educação e trabalho 
Segundo o administrador do presídio, Roberto Thomaz, o Presídio possui atualmente, oito PACs, sendo três do regime semiaberto e cinco do regime fechado. Entre as empresas que firmaram convênio com o presídio, existem duas fábricas de luvas, uma fábrica de botinas, uma gráfica, e também empresas na área da construção civil e reciclagem. "O Presídio Estadual de Erechim tem 300 apenados com trabalho profissionalizante, o que representa 70% do total de presos recolhidos. Com isso, conforme o Ministério do Desenvolvimento Social, estamos preparando o detento para seu retorno à sociedade. Todas estas ações consolidam o PEE como referência em educação e trabalho prisional no Estado", relatou. 

Em parceria com o Senai e o Pronatec desde 2012, o Presídio Estadual de Erechim qualificou dezenas de detentos, e hoje já existe mais uma turma de 15 apenados inscrita para o próximo curso, que iniciará em julho. De acordo com Roberto Thomaz, o curso de solda MIG-MAG, realizado por meio do Pronatec, contemplou 30 apenados e será absorvido na empresa Metaro, que já iniciou os trabalhos qualificando os detentos na utilização de maquinário. 

Texto: Assessoria de Imprensa Susepe
Foto: Rogério Ramires
Edição: Redação Secom

Apenados de Charqueadas iniciam curso de pintor

Junho de 2013 
A Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) iniciou, nessa terça-feira (25), as aulas do curso de Pintor de Imóveis. Com carga horária de 200 horas/aulas, 16 apenados do regime fechado vão participar do projeto, no pavilhão de trabalho do presídio. 

A iniciativa integra as ações do Pronatec Prisional, que é um programa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério da Justiça. O objetivo é promover a qualificação dos apenados por meio de cursos técnicos profissionalizantes. "Em média, 300 apenados já foram beneficiados com os cursos", informa Mirela Schander, chefe do trabalho prisonal da Susepe. As aulas são ministradas pelo professor João Borges do Fiergs/Senai. 

L.P, 26 anos, disse que já fazia "bicos" como pintor residencial. "Com o certificado de conclusão, poderei conseguir trabalho em grandes empresas, pois poderei comprovar mais qualificações", enfatiza. 

O diretor da Fiergs Leonardo Araújo destacou que a oportunidade é única e o mercado está com demanda em alta na exigência de profissionais na área da construção civil em razão da Copa. "Há vagas para bons pintores em várias locais, aproveitem a chance", ressaltou. 

Há cursos disponíveis de garçom, auxiliar de cozinha, operador de computador, padeiro, confeiteiro, armador de ferragem, pintor de imóveis, aplicador de revestimento cerâmico, pedreiro, costureiro e montador, entre outros. 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Grupo CEEE promove espetáculo gratuito para moradores de Territórios de Paz

Junho de 2013
O Grupo CEEE e o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) promovem, neste domingo (30), às 17h, uma sessão gratuita do espetáculo Baseado em Fatos Reais para o público dos Territórios de Paz da Lomba do Pinheiro, Rubem Berta, Restinga e Santa Teresa, em Porto Alegre. A apresentação ocorre no CCCEV, que fica na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico da Capital gaúcha. 

A atividade integra o Programa Energia Legal e as ações de responsabilidade social do Grupo CEEE e do RS na Paz (cooordenado pela Secretaria de Segurança Pública), do Comitê Gestor do RS na Paz, com o apoio da Brigada Militar e Patrulha Maria da Penha, da Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

A Brigada Militar será a responsável pela divulgação da programação nas comunidades, instituições e centros de referência que atendem aos programas ligados ao RS na Paz, fazendo também a distribuição dos 140 ingressos, que estarão disponíveis no 19º Batalhão da corporação, na Avenida Aparício Borges, 2505. O telefone do local é (51) 3288.4273. 

Baseado em Fatos Reais desenvolve, em 1h30 e através de 17 bailarinas, histórias afetivas de mulheres dos 5 aos 60 anos. Dirigido por Fabi Vanoni, diretora do Buteco de Dança e dedicada ao trabalho com crianças e adolescente há mais de 10 anos, o espetáculo retrata histórias verídicas, questionamentos e reflexões sobre mulheres em diferentes etapas de vida. 

Segundo ela, "de forma sensível, divertida e poética, a obra aborda o universo feminino através do que denominamos movimentos afetivos". Fabi acrescenta que esses movimentos estão gravados na memória, na história e no corpo das pessoas e aquilo que afeta produz algum tipo de movimento ou emoção e essa emoção não se separa do afeto que a produziu. Sob essa ótica, as vivências individuais ao serem compartilhadas oportunizam uma reciclagem de movimentos que traduzem diferentes olhares sobre os elementos que constituem as histórias. 

Serviço O Que: Espetáculo de Dança "Baseado em Fatos Reais". Sessão exclusiva para comunidade de territórios da Paz de Porto Alegre 
Quando: domingo (30), às 17 horas 
Onde: Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre). 

Texto: Assessoria CEEE
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...