Powered By Blogger

quarta-feira, maio 29, 2013

IGP integra delegação brasileira no Encontro de Delegados da Interpol

28 de Maio de 2013 
IGP mostrará os procedimentos adotados pelo orgão em relação às vítimas do incêndio na boate Kiss
IGP mostrará os procedimentos adotados pelo orgão em relação às vítimas do incêndio na boate Kiss
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inicia nesta terça-feira (28), a sua participação no 24º Encontro do Comitê de Identificação de Vítimas de Desastres da Interpol, na cidade francesa de Lyon. O evento se estende até a próxima quinta-feira (30).
As servidoras Edméia Viana de Oliveira, papiloscopista do Departamento de Identificação, e Cecília Helena Fricke Matte, perita químico-forense da Seção de DNA do Departamento de Perícias Laboratoriais, convidadas a compor a Delegação Brasileira, vão apresentar, a convite da Interpol, todos os detalhes da atuação do IGP nos trabalhos de perícia e identificação de 234 vítimas no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, ocorrido em 27 de janeiro deste ano.
A palestra será baseada em material no qual consta, passo a passo, todas as medidas tomadas pelo IGP, desde as 04h da madrugada de 27 de janeiro quando foi acionada a perícia oficial do RS, através da Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Maria. Um vídeo revelará, através de fotos, todo o cenário da tragédia, o aspecto do local e os procedimentos adotados pelos órgãos de Segurança Pública (Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias) quanto ao recolhimento dos corpos, transporte até o Centro Municipal de Desportos, identificação de cada um deles por análise papiloscópica, coleta de sangue e urina e o atendimento aos familiares.
De acordo com o relatório, o IGP expediu 234 ofícios de confirmação de identidade, sendo seis deles com o apoio dos órgãos oficiais de Identificação de outros estados e apenas um liberado pelas autoridades do Paraguai. O trabalho destaca ainda a conclusão dos laudos toxicológicos, a partir das análises do sangue das vítimas, em percentuais, tendo em vista a concentração letal de monóxido de carbono (86,4%) e cianeto (69,8%).
Texto: Maria da Graça M. G. Kreisner
Edição: Redação Secom 

Sistema penitenciário é tema de audiência em Brasília

28 de Maio de 2013 
A ocorrência de superlotação nos presídios gaúchos já foi bem mais grave em anos anteriores e deverá ser amenizada com as obras previstas pelo governo do Estado. A declaração é do secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, que participou, nesta terça-feira (28), do segundo dia da audiência pública sobre o sistema prisional brasileiro realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. "No semiaberto, temos um déficit de 800 vagas, ao passo que projetamos 750 novas para até fevereiro do ano que vem", exemplificou, ao traçar um panorama da situação no Estado. Michels destacou a iniciativa da tornozeleira eletrônica, que também auxiliará com a superlotação. 

Outras autoridades do setor também fizeram exposições sobre o assunto, para subsidiar o STF no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 641320, pelo qual o Ministério Público do Rio Grande do Sul questiona decisão do Tribunal de Justiça do Estado, de conceder prisão domiciliar a um condenado, porque não havia vaga em estabelecimento para que cumprisse pena em regime semiaberto. 

Texto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom 

Instituto-Geral de Perícias inaugura Posto de Identificação em Panambi

28 de Maio de 2013
O posto irá facilitar procedimentos e reduzir o tempo de espera para a carteira de identidade
O posto irá facilitar procedimentos e reduzir o tempo de espera para a carteira de identidade
O Instituto-Geral de Perícias, por meio da 6ª Coordenadoria Regional de Perícias (6ª CRP/DPI) inaugurou, nessa segunda-feira (27), o Posto de Identificação na cidade de Panambi, localizada na região das missões. O novo espaço é resultado de uma parceria entre a 6ª CRP, a Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos e Prefeitura de Panambi, para facilitar procedimentos e reduzir o tempo de espera para o recebimento da carteira de identidade dos cidadãos locais e de outras pessoas que se deslocam de outros municípios. O posto desenvolve os trabalhos junto ao Escritório do Sistema Nacional de Emprego (Sine). 

Durante o treinamento para os servidores do PI - Panambi, foi desenvolvido um manual de procedimentos e de ordens de serviços relativos ao fluxo de etapas para a emissão da carteira de identidade, a fim de orientar os servidores e a comunidade sobre os procedimentos adequados de documentação inicial, deste o encaminhamento até a retirada do documento. 

Participaram da inauguração, o Secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o prefeito municipal, Miguel Schmitt-Prym, o coordenador regional da 6ª CRP, perito Filipe Molinar Machado, a chefe do PI/Panambi, Karen Teresa Mallmann Mattiazzi, a papiloscopista do PI de Ijuí, Mara Rejane da Costa Malheiros, demais autoridades do município e lideranças. 

Texto: Assessoria IGP
Foto: 6ª Coordenadoria IGP
Edição: Redação Secom 

Presídio de Santiago passa a contar com área de lazer para filhos de apenados

29 de Maio de 2013 
Objetivo é fortalecer os vínculos entre pais privados de liberdade e seus filhos
Objetivo é fortalecer os vínculos entre pais privados de liberdade e seus filhos
O Presídio Estadual de Santiago (Pesan) passa a contar, a partir do mês de junho, com um espaço recreativo para crianças e adolescentes que circulam na área prisional. Conforme o administrador da Pesan, Antônio Vieira, "a ideia é fortalecer os vínculos entre pais privados de liberdade e seus filhos, oportunizando uma atmosfera menos impactante do universo prisional", enfatiza. 

Os brinquedos foram doados pelo Conselho da Comunidade, Poder Judiciário e administração da casa prisional. "O aproveitamento do tempo da visita para educação e manutenção do laço afetivo foram debatidos em encontro com apenados", disse Vieira. As técnicas penitenciárias, psicóloga Caroline Machado e assistente social Luciana Pereira trabalharam no projeto de criação do espaço. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom 

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...