28 de Maio de 2013
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inicia nesta terça-feira (28), a sua participação no 24º Encontro do Comitê de Identificação de Vítimas de Desastres da Interpol, na cidade francesa de Lyon. O evento se estende até a próxima quinta-feira (30).
As servidoras Edméia Viana de Oliveira, papiloscopista do Departamento de Identificação, e Cecília Helena Fricke Matte, perita químico-forense da Seção de DNA do Departamento de Perícias Laboratoriais, convidadas a compor a Delegação Brasileira, vão apresentar, a convite da Interpol, todos os detalhes da atuação do IGP nos trabalhos de perícia e identificação de 234 vítimas no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, ocorrido em 27 de janeiro deste ano.
A palestra será baseada em material no qual consta, passo a passo, todas as medidas tomadas pelo IGP, desde as 04h da madrugada de 27 de janeiro quando foi acionada a perícia oficial do RS, através da Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Maria. Um vídeo revelará, através de fotos, todo o cenário da tragédia, o aspecto do local e os procedimentos adotados pelos órgãos de Segurança Pública (Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias) quanto ao recolhimento dos corpos, transporte até o Centro Municipal de Desportos, identificação de cada um deles por análise papiloscópica, coleta de sangue e urina e o atendimento aos familiares.
De acordo com o relatório, o IGP expediu 234 ofícios de confirmação de identidade, sendo seis deles com o apoio dos órgãos oficiais de Identificação de outros estados e apenas um liberado pelas autoridades do Paraguai. O trabalho destaca ainda a conclusão dos laudos toxicológicos, a partir das análises do sangue das vítimas, em percentuais, tendo em vista a concentração letal de monóxido de carbono (86,4%) e cianeto (69,8%).
Texto: Maria da Graça M. G. Kreisner
Edição: Redação Secom
Edição: Redação Secom