Powered By Blogger

terça-feira, julho 02, 2013

CANHÃO SÔNICO: arma não letal. Tecnologia é tudo!

De acordo com informações divulgadas pelo CNews, o sistema do canhão dispara uma espécie de sirene que utiliza quatro frequências simultâneas entre 2 e 5Khz com uma potência de quase 123 decibéis, que resultam em sintomas agudos de desorientação, tontura, náuseas e dores no peito. 

Se as pessoas atingidas pelo canhão sonoro não saírem do local e continuarem expostas ao alarme, poderão vomitar e até mesmo desmaiar. 


Lembrando que o grande segredo da arma não é a quantidade de decibéis, mas sim as frequências simultâneas. Se necessário, o 'Inferno' (apelido do canhão sônico) consegue dissipar manifestações hostis de vândalos.

Um vídeo que circula na web há cerca de três meses alega que o canhão sônico já foi utilizado no Rio de Janeiro, durante a chamada "Operação Aldeia Maracanã".


Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=nAK1vE9NyyE

Disque-Denúncia terá novo sistema para acelerar investigações criminais

01 de Julho de 2013 
Novo software do 181 foi apresentado aos setores de inteligência da Secretaria de Segurança Pública
Novo software do 181 foi apresentado aos setores de inteligência da Secretaria de Segurança Pública
O novo software do 181, número telefônico do Disque-Denúncia, será implantando nesta semana. Conforme o delegado responsável pelo desenvolvimento do sistema, Cristiano Ribeiro Ritta, o aparato traz diversas tecnologias de geoprocessamento criminal.
"Haverá integração com todos os órgãos operacionais da inteligência e gestão estatística das informações". Tudo isso resultará, segundo ele, em mais agilidade nas informações repassadas pela população.
Para o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, a iniciativa "vai aprimorar a parceria entre a sociedade e a Polícia Civil na denúncia de crimes".
O sistema foi apresentado aos setores de inteligência da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), da Polícia Civil, da Brigada Militar e do Departamento de Gestão do Conhecimento para a Prevenção e a Repressão a Corrupção (Degecor), na última quinta-feira (27), na Secretaria da Segurança Pública. 

Texto e foto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom

Governador e taxistas reúnem-se no Palácio Piratini para debater ações de segurança

01 de Julho de 2013 
Reforço nas barreiras em locais sugeridos e criação de Delegacia dos Taxistas foram temas em pauta
Reforço nas barreiras em locais sugeridos e criação de Delegacia dos Taxistas foram temas em pauta
Sugestões propostas por uma comissão de dez taxistas de Porto Alegre, durante 45 minutos de reunião no Palácio Piratini, na noite desse sábado (29), servirão para aprimorar o trabalho de policiamento em apoio à categoria e aos cidadãos. O governador Tarso Genro recebeu o grupo na ala residencial do Piratini.
No encontro, com a participação do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Fernandes, e do chefe de Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o governador manifestou pêsames à família de Cleomar Santos da Silva, o taxista assassinado na noite de sexta-feira no bairro Cristal. 

A Secretaria da Segurança examinará, a partir da próxima semana, demandas como o posicionamento das barreiras policiais em áreas sugeridas, em proximidades da entrada de bairros mais vulneráveis à criminalidade, por exemplo. Conforme o secretário Michels, nas últimas semanas a ação preventiva das barreiras diminuiu de intensidade. O motivo foi a necessidade do deslocamento de efetivos para atuação na segurança das manifestações sociais de rua na Capital e interior do Estado. 

De acordo com Tarso Genro, "o governo vai aperfeiçoar o trabalho com o diálogo para garantir o direito ao trabalho dos taxistas". Neste sentido, todas as lacunas observadas no trabalho de policiamento indicadas pelos profissionais serão observadas, afirmou o governador.
"Nós temos um núcleo de trabalho conjunto na Secretaria com os taxistas e uma construção muito franca de ações", acrescentou Michels. O chefe de Polícia assinalou que a Polícia Civil está "à disposição para ouvir e adotar todas as providências necessárias para aumentar a segurança". 

Em nome da comissão de profissionais, formada por representantes de diversos pontos de táxi, cooperativas e rádiotáxis, Luiz Alberto Campozzani Duarte se manifestou satisfeito pelo fato de o governador ter recebido a categoria, formada por 3.925 profissionais em Porto Alegre, e se comprometido em aprimorar a ação da segurança em apoio aos motoristas. "As barreiras vão continuar e a Delegacia do Taxista também está para ser criada", disse.
Também participaram da reunião, o secretário-geral de Governo, Vinícius Wu, e o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta.
Texto: Heron Vidal
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Detentos do Instituto Penal de Ijuí iniciam trabalho prisional

01 de Julho de 2013
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) firmou um Protocolo de Ação Conjunta (PAC) para promover trabalho aos detentos do Instituto Penal de Ijuí. O objetivo é a utilização da mão de obra prisional na fabricação de artefatos de cimento para uso na construção civil.
Os trabalhos começarão nesta segunda-feira (01), contando com um número inicial de 15 vagas, com possibilidade de aumento de postos no decorrer do contrato. A carga horária será de seis a oito horas diárias, respeitando o limite de, no máximo, 44 horas semanais. As atividades se desenvolverão nas dependências da fábrica da Construtora Claudio Scherer, que assinou o protocolo.
Cabe à construtora o fornecimento de todos os materiais necessários, inclusive os equipamentos de proteção individuais, bem como a fiscalização e orientação quanto ao seu uso adequado. Os trabalhadores receberão o valor de 75% do salário mínimo, conforme determina a Lei de Execuções Penais e o direito a remição de pena. 

Texto: Assessoria de Comunicação da Susepe
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...