Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 25, 2013

Maceió adere à plataforma do Unicef para combater violência na capital


Maceió adere Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef (Foto: Marco Antônio/Secom Maceió)

Maceió adere Plataforma dos Centros Urbanos do
Unicef (Foto: Marco Antônio/Secom Maceió)


PCU só terá êxito se o poder público e sociedade se engajarem, diz Gary.
Termo de adesão foi assinado pelo prefeito Rui Palmeira esta quinta-feira.
Maceió passará a contar com a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no combate à violência. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Rui Palmeira junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maceió nesta quinta-feira (21), no Centro Cultural Arte Pajuçara. Crianças e adolescentes participantes de programas que envolvem manifestações artísticas e esportivas estiveram presentes.

A PCU contemplará o ciclo 2013 – 2016, e nesse período o trabalho será voltado à redução das desigualdades que afetam meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, segundo a assessoria da prefeitura de Maceió. O primeiro passo é a assinatura do termo, a próxima etapa será a construção de um plano de trabalho, que será elaborado com os agentes públicos.  Ao longo do período de vigência, um levantamento estatístico será feito, para que, ao final do ciclo possam traçar um comparativo entre o antes e depois e assim, estimar os resultados em âmbitos como saúde, assistência e redução da violência.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, vê esta adesão como uma forma de combate à violência e reconhece os números alarmantes da cidade. “Não é uma tarefa fácil, tendo em vista as estatísticas que nós conhecemos.
Maceió é a única capital que, mesmo não possuindo escritório regional do Unicef, recebeu a Plataforma. A iniciativa espera repetir na capital alagoana a experiência bem sucedida de São Paulo e Rio de Janeiro, que são as cidades pioneiras. Além de Maceió, BelémManausFortalezaSalvador e São Luiz também receberão a Plataforma.Para o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, a chegada da PCU representa um grande desafio, que só terá êxito se o poder público e a sociedade estiverem engajados. “Maceió é a capital com os piores índices de violência contra crianças e adolescentes. Esse é o desafio que trouxe o Unicef a Maceió. Porém, sem compromisso político não podemos mudar a realidade, mas vimos que aqui há interesse”.
Documentos desapareceram
Representantes do Unicef que estavam na reunião foram nesta tarde à Central de Flagrantes, no Farol, para fazer um Boletim de Ocorrência em uma tentiva de localizar uma mochila contendo documentos oficiais e arquivos digitais. O grupo sentiu falta material depois de um almoço em um restaurante na Pajuçara.
Segundo a consultora do Unicef dos Centros Urbanos de Maceió, Luiza de Sá Leitão, na mochila continha vários documentos, além de pen drive e um HD externo. "Não sabemos de fato se foi furtado. Ninguém nos chegou ameaçando em uma tentativa de nos assaltar. Posso assegurar que o documento contendo a assinatura do prefeito está a salvo, já que foi levado para a Secretaria de Ação Social", disse. A perícia analisou o carro usado por Luiza para tentar identificar sinais de arrombamento, mas nada foi concluído.

TERRITÓRIOS DE PAZ

ZERO HORA 25 de novembro de 2013 

O corte no orçamento, anunciado em agosto pela prefeitura da Capital Gaucha, deixou para trás um projeto de segurança pública que poderia ser implantado neste ano. Proposto pelo Estado, o policiamento comunitário, em que policiais militares residiriam nos bairros do Territórios de Paz, emperrou na necessidade de o município arcar com os aluguéis.(...)

O vice-prefeito Sebastião Melo disse que o município tem interesse no projeto, mas que não terá como arcar com os custos dos aluguéis neste ano, que seriam em torno de R$ 600 cada.

– Esta parceria é bem-vinda, mas para este ano não sai. Em razão do orçamento, não tem como implementar – diz o vice-prefeito.

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...