Powered By Blogger

segunda-feira, junho 10, 2013

Amistoso entre Brasil e França na Arena do Grêmio serve de teste para as forças de segurança

10 de Junho de 2013 
Mais de 700 agentes da Brigada Militar e Polícia Civil foram envolvidos na operação em Porto Alegre
Mais de 700 agentes da Brigada Militar e Polícia Civil foram envolvidos na operação em Porto Alegre
Um jogo entre duas seleções tradicionais do futebol, com estádio lotado e forças de segurança e áreas estratégicas totalmente mobilizadas. O cenário do amistoso Brasil X França, realizado neste domingo (09) na Arena do Grêmio, pode ser considerado o grande teste para o Estado, que prepara-se para sediar a Copa do Mundo.

Na área de segurança pública, mais de 700 agentes da Brigada Militar e Polícia Civil foram envolvidos na operação em Porto Alegre, que demandou também grande aparato tecnológico. O Rio Grande do Sul já possui, faltando pouco mais de um ano para o Mundial, a maior parte do equipamento e pessoal necessários na área de segurança.

"Eu tenho a experiência de ter dirigido a segurança no Pan Americano como ministro da Justiça, numa articulação com as autoridades estaduais e municipais. Nos trouxemos para o Rio Grande do Sul essa experiência e estamos preparados para dar todas as condições de segurança necessárias, contratando e qualificando policiais, aplicando novas tecnologias de segurança, que ficam como patrimônio do Estado após a Copa de 2014", afirmou o governador Tarso Genro, que assistiu no estádio a vitória da Seleção por 3 a 0 sobre a França.

Para o comandante da operação, coronel Silanus Mello, a atuação da BM no amistoso transcorreu "conforme planejado, inclusive nas escoltas às delegações e serviços em conjunto com outros setores e polícias, como a revista e segurança dentro do estádio". Foram registradas 24 ocorrências por pequenos delitos, duas autuações por falsificação de ingressos e a prisão de um foragido.

Dentro de campo, o Estado manteve a tradição de "amuleto" da Seleção Brasileira, como apontou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, no almoço que antecedeu a partida e reuniu 13 federações de futebol de todo o país. "Há vários anos que o Brasil não consegue uma vitória sobre a França e uma vitória é o primeiro passo para nosso caminhada ao título da Copa de 2014", projetou Marin. A última vitória brasileira sobre os franceses foi há mais de 20 anos, em 1992, em Paris. No amistoso deste domingo, Oscar, Hernanes e Lucas marcaram os gols do Brasil.

A partida foi transmitida em TV aberta para todo o Brasil e estendida a diversos países. Cerca de 700 jornalistas do Brasil, França, Portugal, Espanha, México realizaram a cobertura da partida. "Temos aqui uma grande visibilidade que coloca o RS no centro do mundo, e isto é importante para a imagem do Estado e promoção do turismo gaúcho para Copa do Mundo", disse a secretária de Turismo, Abgail Pereira.

Texto: Anna Magagnin
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...