Powered By Blogger

quinta-feira, julho 25, 2013

Segurança do Estado para Copa 2014 é testada durante a visita do papa ao País

24 de Julho de 2013 
A estadia do papa pelo Brasil, em função da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mobiliza também outros estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, em função do grande fluxo de argentinos e uruguaios que passam pelo território gaúcho na ida para o Rio de Janeiro, onde ocorre o evento religioso. As forças de segurança do Estado aproveitam este momento para testar a aparelhagem e estratégias para Copa do Mundo 2014. 

"Desde o dia 19 de julho, a Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Federal e as Polícias do Uruguai e Argentina realizam um trabalho integrado para garantir a segurança dos turistas (romeiros), orientando-os sobre os melhores roteiros a serem percorridos", explica o coordenador da Assessoria da Copa, coronel Erlo Pietroki. "Todo planejamento de segurança pública para um grande evento auxilia na preparação para a Copa do Mundo", completa. 

Segundo projeções da Secretaria de Segurança Pública, 40 mil argentinos e uruguaios passam pelo Estado em deslocamento à JMJ. Somados aos cerca de dez mil gaúchos que se dirigem ao Rio de Janeiro, 75% utiliza a via terrestre para o transporte. Entre os 36 mil argentinos que se deslocam para ver o religioso, cerca de 80% dos que optaram por ônibus devem passar pelo RS. Já entre os uruguaios - cerca de quatro mil -, 100% dos que utilizam a via terrestre passaram (ou passam) pelas estradas gaúchas. 

As forças de segurança mobilizam-se, sejam como observadores, ou neste caso, como parte do exercício de sua profissão em eventos considerados teste para a Copa do Mundo. O grande fluxo de estrangeiros que passa pelo RS que caracteriza a JMJ integra a agenda de preparação do Governo do Estado para a Copa do Mundo. Na área de segurança pública, são realizados, ainda, exercícios simulados - envolvendo grandes acidentes em rodovias e em locais de aglomerados - integram a organização das forças de segurança para o megaevento que o Estado receberá em junho do próximo ano. 

Texto: Anna Magagnin
Edição: Redação Secom

Susepe instala tornozeleiras em presos de Torres

24 de Julho de 2013
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) instala nesta quarta-feira (24), tornozeleiras em 10 detentos do Instituto Penal Masculino de Torres. Com esta medida - já que este era o número total de apenados -, a Susepe extingue o Instituto Penal e transforma o local em área de trabalho para as detentas do Presídio Feminino. 

Atualmente, 200 presos estão sendo monitorados na Região Metropolitana e Torres. Segundo Cezar Moreira, chefe da DME, na próxima semana deverá iniciar a colocação de tornozeleiras em detentos do Vale do Sinos. Moreira acrescenta que são 194 presos da área de abrangência da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo, sendo 84 do Instituto Penal de Novo Hamburgo. De acordo com ele, após essas, a Susepe deverá iniciar o processo na Região da Serra. 

Monitoramento Com as tornozeleiras, cada preso tem sua rota monitorada entre a casa e o local de trabalho, com o cálculo de tempo máximo para o deslocamento. Dependendo do tipo de crime que cometeu, haverá áreas de exclusão do trajeto, locais onde não poderá se aproximar. Entre as vantagens do uso de tornozeleiras, segundo a Susepe, está a redução de danos ao preso, pois o mesmo retorna ao convívio social e familiar, se distanciando do ambiente prisional. Já a sociedade passa a ter mais segurança, pois os detentos são monitorados 24 horas por dia. 

Texto: Marco Vieira
Edição: Redação Secom

Presídio de Sarandi ganha biblioteca com mais de 400 livros doados

24 de Julho de 2013 
A biblioteca conta com cerca de 400 livros literários doados pelo Banco de Livros
A biblioteca conta com cerca de 400 livros literários doados pelo Banco de Livros
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio do Presídio Estadual de Sarandi (Pesar), inaugura uma biblioteca na casa prisional, nesta quarta-feira (24). A biblioteca conta com cerca de 400 livros literários doados pelo Banco de Livros via projeto Passaporte para o Futuro. 

A ação contou com o apoio e participação da administração e equipe técnica do Pesar, composta pela assistente social Elaine Rosa e a psicóloga Rejane Lazzatto. A biblioteca foi montada no mesmo espaço onde está localizada a sala de aula, e é destinada não somente aos detentos, como também aos seus familiares, que podem usufruir dos livros em dias de visita e levá-los emprestados também. 

Segundo a assistente social do Pesar, Elaine Rosa, um apenado foi instruído pela equipe técnica e administração do presídio e irá coordenar os procedimentos na biblioteca, catalogando livros, fazendo fichas de empréstimo e devolução. De acordo com a equipe técnica do Pesar, "a leitura ajuda as pessoas a se sensibilizar com o próprio mundo e a sociedade, sendo imprescindível para o desenvolvimento integral. Com isso, o livro é um dos meios mais concretos de viabilizar a inserção social". 

Passaporte para o Futuro O projeto Passaporte para o Futuro é uma parceria da Susepe com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais - Banco de Livros - que faz valer o artigo 21 da Lei de Execuções Penais (LEP), que prevê a criação da biblioteca no ambiente prisional, visando estimular a leitura e promover a cidadania. De acordo com o setor Educacional do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, mais de 70 mil livros já circulam nas casas prisionais do Estado graças ao projeto. 


Texto: Imprensa Susepe
Foto: Divulgação Pesar
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...