Powered By Blogger

quinta-feira, junho 13, 2013

Caxias do Sul terá novos núcleos de policiamento comunitário

12 de Junho de 2013 
A Secretaria da Segurança Pública amplia, nesta quinta-feira (13), o policiamento comunitário, em Caxias do Sul. A cerimônia será realizada no Salão Sagrado Coração (Rua Orion, s/ nº, bairro Cruzeiro), às 9h. 

O município, que já conta com o projeto, terá mais quatro núcleos - com dois policiais cada - além dos onze já existentes. Além disso, serão entregues viaturas para o uso dos policiais militares que atuarão nos bairros.
Será firmado um convênio com a prefeitura municipal em que os policiais receberão um auxílio moradia de R$ 600. Participarão do evento o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e o comandante-geral da Brigada Militar, Fábio Duarte. 

Texto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom

Escola dos Serviços Penitenciários capacita assistentes sociais da 9ª e 10ª regiões penitenciárias

12 de Junho de 2013 
Aulas ocorrem no salão leste do Santander Cultural, no Centro de Porto Alegre
Aulas ocorrem no salão leste do Santander Cultural, no Centro de Porto Alegre
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Escola dos Serviços Penitenciários (ESP), realiza nesta quarta e quinta-feira (dias 12 e 13), curso de capacitação para os assistentes sociais da 9ª e 10ª regiões penitenciárias. As aulas ocorrem no salão leste do Santander Cultural, localizado na rua Sete de Setembro, 1028, no Centro Histórico da Capital. 

Sob o tema "A família enquanto rede de apoio do sujeito em cumprimento de pena: inserção a políticas sociais em um contexto de exclusão", a programação trata de intervenção curricular do estágio obrigatório entre a Susepe e Ufrgs, família na contemporaneidade, redes, benefícios, mapeamentos dos serviços públicos, entre outros enfoques. 

Engrenagem Durante abertura do encontro nesta quarta-feira, às 10 horas, o diretor da ESP, Adriano Fróes, reiteirou a importância dessas ações. "Os agentes penitenciários, os agentes penitenciários administrativos e técnicos penitenciários devem trabalhar engrenados pela instituição. Cada qual tem sua importante atribuição no processo de melhorias dos serviços", lembra. 

Diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, a assistente social Sandra Fonseca destacou que a prática do serviço social deve ser descolada da base empírica e teórica."Pensar competência técnica é ter em mente o fazer bem feito, se amparando na técnica e na metodologia, além da necessidade de usar as estratégias necessárias para obtenção de êxito no tratamento da pessoa privada de liberdade, embora saibamos que nem sempre este êxito é compreendido entre as partes", disse. 

O delegado penitenciário da 10ª região, Alberi Pereira, referenciou as políticas de gestão que reconheceram os direitos dos servidores penitenciários. Citou a aposentadoria especial, promoções de carreira, subsídios, cursos de qualificação e o aumento dos efetivos, conquistado ao longo de dois anos de gestão, por meio de abertura de concursos. 

Susepe e Ufrgs Sobre o estágio curricular obrigatório da Ufrgs, em que a aluna Francyele Melgarejo desenvolve na ESP, Fróes lembrou, "é resultado da capacitação do projeto de intervenção dos estágios curriculares, que deverão ser contemplados em demais regiões". A supervisão de campo é realizada pela assistente social da ESP Christyanne Alves e a professora Alzira Lewgoy. 

No encerramento do evento, está previsto uma visita guiada ao Santander Cultural. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Brigada divulga resultados do Inquérito Policial Militar da boate Kiss

12 de Junho de 2013 
Conforme o inquérito, com 35 volumes e 7 mil páginas, foram indiciados oito bombeiros
Conforme o inquérito, com 35 volumes e 7 mil páginas, foram indiciados oito bombeiros
Em coletiva na manhã desta quarta-feira (12), o Comando-Geral da Brigada Militar divulgou o relatório do Inquérito Policial Militar (IPM) que apurou a atuação de integrantes do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul nas atividades de prevenção e combate ao incêndio da boate Kiss, ocorrido em 27 de janeiro passado, em Santa Maria, com 242 vítimas fatais.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, recebeu os 35 volumes com 7 mil páginas dos autos do inquérito, que ouviu 699 pessoas, entre elas 44 bombeiros. O IPM foi conduzido pelo coronel Flávio da Silva Lopes, que explicou o trabalho realizado durante 131 dias e anunciou os nomes de oito bombeiros indiciados.
Pela inobservância de lei, regulamento ou instrução, conforme o artigo 324 do Código Penal Militar (CPM), foram indiciados seis bombeiros da Seção de Prevenção a Incêndio do 4º Comando Regional de Bombeiros (4º CRB): capitão Alex da Rocha Camillo; sargento Renan Severo Berleze; sargento Sérgio Roberto Oliveira de Andrades; soldado Marcos Vinícius Lopes Bastide; soldado Gilson Martins Dias e soldado Vagner Guimarães Coelho.
O ex-comandante do 4º CRB, tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, foi indiciado por condescendência criminosa, de acordo com o artigo 322 do Código Penal Militar. O sargento Roberto Flávio da Silveira e Souza responderá por falsidade ideológica, segundo o artigo 299 do Código Penal Brasileiro, e por exercício ilegal da profissão ou atividade, como prevê o artigo 47 da Lei de Contravenções Penais.
O comandante-geral da Brigada Militar analisará o IPM em até 15 dias. Nesse período, poderá concordar, discordar ou solicitar diligências para depois fazer o encaminhamento à Justiça Militar Estadual (JME).
O IPM, realizado entre 30 de janeiro e 10 de junho, foi feito por uma equipe de 18 policiais militares. Além do coronel Flávio Lopes, encarregado do inquérito, colaboraram de forma permanente o major Emílio Barbosa Teixeira e o capitão Augusto Ferreira Porto, na função de assessores jurídicos, e o major Sandro da Cunha Eusébio, como escrivão. Outros 14 brigadianos integraram a comissão de auxiliares de diligências. Também foram constituídas três comissões periciais encarregadas da investigação do sinistro, auditoria da Seção de Prevenção a Incêndio e inventário de mídia.
Números do IPM
Volumes: 35 
Páginas: 7 mil 
Depoimentos: 699 
- Bombeiros interrogados: 44 
- Testemunhas inquiridas: 655, sendo 291 militares estaduais; 26 militares federais; 331 vítimas; e sete termos de coletas de informações
Texto: Jussara Pelissoli
Foto: Laura Guerra/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Violência contra a mulher mobiliza ações do governo

12 de Junho de 2013
Segundo a secretária Ariane, denúncia, proteção e punição aos agressores devem formar rede
Segundo a secretária Ariane, denúncia, proteção e punição aos agressores devem formar rede
A secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, e o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, reuniram-se na tarde desta terça-feira (11) para debater ações emergenciais que visam reduzir a violência contra as mulheres. 

Entre os encaminhamentos do encontro, está a adesão às mobilizações dos movimentos de mulheres, entre eles, o ato agendado para esta quarta-feira (12), às 12h, na Esquina Democrática, em Porto Alegre. Reuniões com a Secretaria da Segurança Pública, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, Defensoria Pública estão entre as atividades dos próximos dias para fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. 

"Institucionalizar a Rede Lilás é um objetivo urgente para garantir ações em três eixos centrais que é a denúncia, a proteção e a punição aos agressores", registra Ariane Leitão. Os companheiros e cônjuges são os principais agressores, responsáveis por 70% das denúncias no Brasil em 2012. Se forem considerados outros tipos de relacionamento afetivo (ex-marido, ex-namorado e ex-companheiro), o percentual sobe para 89%. 

Onde procurar ajuda Em caso flagrante, primeiro acione a Brigada Militar (Disque 190). Entre em contato com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, através do Escuta Lilás - Ligue 0800-5410803, que é o número de utilidade pública do Centro de Referência da Mulher do RS (CRM/RS), ligado à SPM. Você também pode ligar para o 180. 

Por telefone ou presencialmente, assistentes sociais, psicólogas e advogadas do CRM/RS orientam as mulheres em situação de violência sobre seus direitos e sobre os serviços disponíveis para o atendimento de suas demandas. A Rede é composta por: delegacias, casas-abrigo, Defensoria Pública, Ministério Público, juizados, postos de saúde, centros de perícia, centros de educação, reabilitação e responsabilização dos agressores, organismos de políticas para as mulheres, núcleos de enfrentamento ao tráfico de pessoas, movimento de mulheres e centrais de atendimento à mulher, como o Ligue 180. 

Texto e foto: Stela Pastore
Edição: Redação Secom

Polícia Civil revela esquema de fraude na emissão de CNH

Junho de 2013 
A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, desencadeou a Operação Teseu, nesta terça-feira (11), que revelou esquema de fraude na emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores que não teriam realizado a prova prática.
Foram 65 mandados de busca e apreensão no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), em Centros de Formação de Condutores (CFCs) e Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs), em 23 cidades do Estado. Ao todo, 28 pessoas prestam depoimento.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, enfatizou que a investigação vai além do combate à corrupção. "Estamos salvando vidas, tendo em vista o risco que é para a sociedade condutores no trânsito sem o preparo adequado".
O ex-presidente do Detran/RS e atual secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, lembrou que a denúncia partiu dele, quando estava à frente da autarquia, em 2011, "provando a idoneidade do Estado diante dos atos de corrupção".
De acordo com o delegado de Polícia Fazendária, Joerberth Pinto Nunes, os alunos ou os próprios CFCs pagavam de R$ 2 mil a R$ 3 mil aos examinadores para obter a habilitação sem fazer a prova. O delegado relatou que, nos casos de constatação da fraude, foi solicitado novo exame, mas apenas 23 refizeram. Destes, apenas um foi aprovado.
Conforme o chefe de Polícia do Estado, delegado Ranolfo Vieira Júnior, a investigação prosseguirá e o inquérito ocorre sob sigilo judicial. Até agora, quatro funcionários do Detran foram afastados.

Biometria e filmagem da prova
Para combater esse tipo de fraude, o Detran/RS passará a usar um sistema biométrico de idenficação pessoal, além da filmagem da prova prática para a obtenção da CNH. Os procedimentos para os dois serviços já estão sendo licitados pelo órgão.
O atual presidente da autarquia, Leonardo Kauer, afirmou que quem obteve a CNH de forma irregular e não refez a prova perderá o documento, invalidando o processo. Além disso, dependendo do caso, CFCs e CRVAs poderão ser descredenciados. "O Detran não é o investigado e sim o investigador", disse.
Kauer também informou que, nos próximos dias, será relançado - após modificações solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado - o edital do concurso do Detran para o preenchimento de 216 vagas.

Texto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...