11/01/2011 12:31
O Governo do Estado está organizando uma campanha de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes no carnaval. O governador Tarso Genro e a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Santana, discutiram a ação em reunião ocorrida nesta terça-feira (12), no Palácio Piratini. "É uma campanha global que será realizada em conjunto com as secretarias da Justiça e dos Direitos Humanos, Turismo, Saúde e Segurança Pública, e será direcionada às meninas em situação de vulnerabilidade social", destacou Márcia Santana.
Outra ação imediata que será realizada pelo Governo do Estado é a adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência, criado pelo governo Lula em 2007. O Pacto garante, entre outros benefícios, campanhas nacionais e o aporte de recursos para reduzir o índice de mulheres vítimas de agressão.
"Uma preocupação do governador é priorizar esta agenda", disse a secretária. Márcia Santana deve reunir-se na sexta-feira (14) com a secretária Nacional de Política para Mulheres, Irene Lopes, em Brasília, para definir a data de assinatura do Pacto e encaminhar o recurso de R$ 1,1 milhão da União, destinado à pasta. "Possivelmente já em fevereiro tenhamos a assinatura deste pacto", afirmou.
A secretária informou também que está agendando encontros com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, para tratar da Campanha pelo Fim da Exploração Sexual no Carnaval - que terá o apoio do governo federal - e com a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, para discutir questões referentes à igualdade racial e direitos das mulheres, principalmente negras e indígenas.