Powered By Blogger

sábado, junho 22, 2013

Segurança Pública participa da 3ª Caminhada pela Paz na Lomba do Pinheiro

20 de Junho de 2013
O RS na Paz - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania - participará, nesta sexta-feira (21), da 3ª Caminhada pela Paz na Lomba do Pinheiro. O ato começa às 14h e o trajeto será da parada de ônibus 16 até a parada 10. 

O evento é organizado pela comunidade e conta com a participação dos poderes públicos. É o segundo ano em que o RS na Paz integra o movimento junto à comunidade do Território de Paz Lomba do Pinheiro. 

Texto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom

Secretarias da Segurança e de Políticas para Mulheres promovem debate sobre tráfico de pessoas

20 de Junho de 2013 
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realiza a 1ª Jornada de Debates sobre Tráfico de Pessoas, nesta sexta-feira (21). Aberto ao público, a promoção é do Fórum Pró-Equidade de Gênero e Raça/Etnia com o objetivo de propor conhecimento e informações atualizadas para o desenvolvimento de debates sobre o tráfico de pessoas. 

Com a abertura prevista para as 8h30, no auditório da Polícia Civil, o primeiro a falar sobre o tema será o secretário da SSP, Airton Michels. Em seguida, a atividade segue com palestras da ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, da titular da SPM, Ariane Leitão, do superintendente da Polícia Federal no Estado, delegado Sandro Luis Caron, da psicóloga do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do RS na Paz, Simone Reginato. A mediação do debate ficará a cargo da delegada da Polícia Civil Eliete Matias Rodrigues. 

Serviço
O quê:
 1ª Jornada de Debates sobre Tráfico de Pessoas 
Quando: 21/06/2013 
Onde: Auditório da Polícia Civil 
Endereço: Avenida João Pessoa, 2050 
Hora: 8h30 

Texto: Luana Mesa e Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom

Grupo de MC's da Modulada de Osório comemora 1º ano com gravação de videoclipe

20 de Junho de 2013
O vídeo pretende mostrar o dia a dia de 18 detentos, que contrariam as estatísticas
O vídeo pretende mostrar o dia a dia de 18 detentos, que contrariam as estatísticas
A Modulada de Osório (PMO) foi palco para a gravação do videoclipe dos MC's Para a Paz, que é formado por jovens em situação de prisão. Em comemoração ao 1º ano de existência em Osório, a Coordenadoria da Juventude da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) convidou os produtores musicais W. Negro e "Fiapo" para auxiliarem na elaboração do material. 

O vídeo pretende mostrar o dia a dia de 18 detentos, que contrariam as estatísticas. Os jovens estudam nas galerias do presídio e expressam, em textos e músicas, o cotidiano das celas e ideias de projetos para um futuro melhor. O clipe é da música "Agora é Hora", feita pelos próprios apenados, e tem por objetivo passar uma mensagem de alerta aos jovens da comunidade, falando sobre a prevenção das drogas e criminalidade. 

Grupo pretende lançar videoclipe no próximo mês Segundo a coordenadora da juventude, Fernanda Bassani, o vídeo encontra-se na fase de finalização. "Em breve será apresentado em programas de cultura hip hop do Estado, inclusive no programa Hip Hop Cultura de Rua da TVE, e também em outros projetos que atendam jovens", comenta. O lançamento está previsto para o dia 05 de julho. 

O primeiro Grupo Multiplicador de Cidadania Para a Paz foi criado em 2007 na Penitenciária Estadual do Jacuí pela Coordenadoria da Juventude da Susepe. A finalidade do projeto é a melhoria no tratamento penal com jovens do sistema penitenciário do Rio Grande do Sul. 

O Mc's Para a Paz já foi premiado pelo Ministério da Justiça em 2009 e pelo Ministério da Cultura em 2010, por ser uma experiência inovadora em termos de segurança pública. O programa oferece a oportunidade de jovens aprisionados usufruírem de um espaço semanal de aprendizagem, assistindo a palestras sobre drogas, cultura popular e cidadania, onde são estimulados a desenvolver talentos musicais. Mais informações sobre o videoclipe com juventude@susepe.rs.gov.br.

Texto e foto: Assessoria Susepe
Edição: Redação Secom 

NOVOS EQUIPAMENTOS DO DPT DARÃO MAIS RAPIDEZ AOS EXAMES COM DROGAS


Com investimentos em novas tecnologias para o combate das ações criminosas, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) recebe novos equipamentos para constatação de drogas de abuso e medicamentos. Os aparelhos fazem parte do processo de modernização da Polícia Técnica e darão mais celeridade aos resultados de exames.

Ao todo, já foram adquiridos quatro cromatógrafos e um Randox EV3600 com capacidade de análise de até 180 amostras por semana. Juntos, os dois equipamentos dobram a capacidade de resposta das demandas periciais.

“Por serem sistemas automatizados os equipamentos têm uma capacidade muito grande de processamento, o que não invalida a necessidade do perito para a preparação, programação e análise dos dados”, esclareceu o diretor do DPT, Elson Jeffeson. 

Recém-chegado, o Randox vem para reforçar o atendimento a este tipo de perícia já para a Copa das Confederações. Além das drogas in natura serão realizadas também as análises de amostras biológicas, a exemplo de sangue e urina.

Segurança Pública promove Jornada de Debates sobre Tráfico de Pessoas

21 de Junho de 2013
Evento contou com a participação do secretário da Segurança, Airton Michels
Evento contou com a participação do secretário da Segurança, Airton Michels
Com o objetivo de promover debates e proporcionar informações sobre o Tráfico de Pessoas, a Secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, promoveu a 1ª Jornada de debates sobre o Tráfico de Pessoas, nesta sexta-feira (21). O evento contou com a presença do secretário Airton Michels, que destacou a importância de se discutir sobre o tema. "Esse evento tem um caráter humano, precisamos tratar sobre o tráfico de pessoas para informar a população." 

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, criado em fevereiro desse ano, desenvolve ações de prevenção, divulgação, formação e articulação das redes de atendimento. 

Também estavam presentes a secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão; o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior; o superintendente da Susepe, Gelson Treisleben; e o diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, José Cláudio Teixeira Garcia. 

Texto: Andreza Fiuza
Foto: Secom
Edição: Redação Secom

Tarso Genro e manifestantes protagonizam diálogo inédito nas redes

21 de Junho de 2013
O governo gaúcho foi o primeiro a abrir o diálogo com manifestantes dos movimentos sociais
O governo gaúcho foi o primeiro a abrir o diálogo com manifestantes dos movimentos sociais
Diante da tomada das ruas por centenas de milhares de pessoas nas principais cidades do país, o governo gaúcho foi o primeiro a tomar a iniciativa de abrir o diálogo e receber, presencial e virtualmente, manifestantes, jornalistas e ativistas digitais para conversar na tarde desta quinta-feira (20), em Porto Alegre. Críticas ao sistema de representação democrática e à mídia e exigências de reformas estruturais juntaram-se aos relatos de violência policial nas últimas manifestações e por pedidos de respostas sobre a atuação da Brigada Militar (BM). "O aparato policial foi criado para reprimir a cidadania. Nós estamos constituindo uma nova educação, uma nova formação, mas isso não muda de um dia para o outro", disse o governador Tarso Genro na audiência, transmitida ao vivo pelo Gabinete Digital.

Durante a conversa, mediada pelo secretário-geral de Governo Vinícius Wu, o site do Gabinete Digital teve cerca de 500 mil acessos. O diálogo foi transmitido também pela página do governo, por canais de televisão e por diversos sites e blogs. 

"Não são só R$ 0,20" 
A primeira parte do diálogo girou em torno de questões mais conceituais sobre o caráter e os rumos do movimento, o papel dos partidos políticos e o processo de construção democrática envolvendo a internet. Para o jornalista e blogueiro Marco Weissheimer, a eclosão dos movimentos, ao passo em que apresenta riscos aos direitos humanos, com a repressão policial e uma guinada à direita, também caracteriza uma oportunidade de reflexão sobre o crescimento de uma "agenda fundamentalista" no país. 

O ativista Marcelo Branco comparou o que está acontecendo no Brasil com a mobilização da Europa, dos Estados Unidos e do mundo árabe em 2011: "são indivíduos em rede produzindo conteúdo sem intermediários. As lideranças não podem ser cooptadas porque não há lideranças". O fato de se tratar de movimentos horizontais, no entanto, não significa que organizações mais tradicionais não possam participar. Para o estudante carioca Felipe Garcez, "a proibição dos partidos aponta para uma ditadura". 

Entre as pautas de reivindicação apontadas pelos participantes, estão os gastos com a Copa do Mundo de 2014, o custo de vida da população mais pobre, a democratização da mídia, a reforma política. "Estamos lutando por dignidade, direitos e participação direta nas decisões do Estado", afirmou Rodrigo Barcelos (Briza), do Bloco de Luta pelo Transporte Público. "A ampliação dos mecanismos de democracia dentro da gestão do Estado é fundamental", completou o secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris. 

Relatos de violência policial 
O jornalista Gabriel Gali se emocionou ao relatar a agressão sofrida por policiais militares na última segunda-feira (17), quando foi preso e mantido algemado por sete horas após gravar um vídeo da atuação policial. "Uma das coisas que mais me emocionou foi ver uma menina de 15 anos dizer que foi agredida e que, quando ela disse aos policiais que eles não podiam fazer isso, a resposta foi que no Brasil vivemos em uma ditadura, que o comando era da polícia e que ela devia ficar calada", contou. Situação semelhante foi vivenciada por Briza, que apontou excessos no tratamento recebido da BM. 

O jornalista e editor do site Sul21, Igor Natusch, questionou qual deve ser o procedimento dos manifestantes ao encontrar policiais sem identificação, e disse que a situação está "cada vez mais tensa e extremada, diante da insatisfação de grande parcela da população com o poder público". "Se o governo tem alguma dúvida, que vá às ruas presenciar o que está acontecendo", completou Fernando Costa, da ONG Amigos da Terra e do Comitê contra a Copa. 

Mudança de cultura 
O governador foi enfático ao rechaçar a atitude violenta relatada pelos presentes. "Lamentavelmente não posso garantir que não vão acontecer incidentes como esse, mas garanto que essa é a nossa orientação", afirmou, acrescentando que existe um esforço muito grande de mudança da cultura dentro da Brigada Militar. Ele citou o programa Territórios de Paz como exemplo de política nesse sentido, com a presença de policiais com outra formação junto às comunidades, como estrutura de segurança voltada à cidadania. Tarso garantiu que serão investigados os excessos cometidos por membros da corporação e pediu ajuda dos ativistas nas denúncias. "Vamos instituir mecanismos para canalizar críticas e aperfeiçoar nosso trabalho". 

Ele também refletiu sobre a conjuntura atual da sociedade, apontando a crise de representação e do modo de vida dentro do "sistema capitalista consumista e predatório" como causas para o povo ir às ruas. Tarso fez uma crítica ao Parlamento, por sua incapacidade de diálogo com a população e de conexão com a realidade, à sujeição do Estado pelo capital financeiro e aos partidos políticos, que não conseguem mais, segundo ele, agir diante da nova conformação social. 

Por fim, o governador propôs uma reflexão sobre o próprio movimento e seus objetivos, para que de fato incida sobre a realidade e tenha poder de transformação social. "O movimento social adquire força quando tem unidade de propósitos e coloca em xeque os governos", concluiu.
Texto: Cristina Rodrigues
Foto: Claudio Fachel
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...