Powered By Blogger

quarta-feira, janeiro 08, 2014

Governo de SP apura suspeita de fraude em delegacias móveis

ANDRÉ CARAMANTE

DE SÃO PAULO

A CGA (Corregedoria Geral da Administração), órgão fiscalizador do governo do Estado, investiga a suspeita de irregularidades em uma licitação de R$ 7,5 milhões para implementar 25 delegacias móveis (em furgões) na Polícia Civil paulista.

A compra dos veículos e demais equipamentos, feita em 2009, não surtiu nenhum efeito para a segurança pública no Estado, diz relatório da corregedoria.

As delegacias não estão funcionando, entre outras razões, porque o sistema de informática previsto no contrato não corresponde ao que foi entregue à Polícia Civil.
Os veículos não dispõem, por exemplo, de internet, o que impede a transmissão de informações entre as 25 unidades móveis e o Dipol (departamento de inteligência da Polícia Civil), onde fica a base de dados da instituição.
A investigação também apontou que um dos furgões não pode circular por ter problemas de infiltração. Em outros casos, os veículos dependiam de energia elétrica de "particulares ou prefeituras" para o funcionamento de equipamentos.
Ouvida pela Corregedoria da Polícia Civil, que também apura o caso, uma investigadora do Dipol disse que o treinamento dos policiais foi feito sem a utilização dos furgões e dos equipamentos, tendo como base apenas fotografias.
Essa investigação apura a responsabilidade de ao menos 11 policiais na compra, sendo 9 delegados.

A licitação foi homologada pelo ex-delegado-geral Domingos Paulo Neto, que hoje é chefe do Decap (a central das 93 delegacias da cidade de São Paulo), um dos maiores departamentos policiais da América Latina, com cerca de 8 mil integrantes.
Ele não é formalmente alvo da investigação, mas pode vir a ser responsabilizado administrativamente, segundo a Folha apurou.
Neto foi procurado por meio da Secretaria da Segurança Pública, mas não comentou a investigação.

Depois de analisar documentos e relatos de testemunhas, os investigadores concluíram que o projeto é "deficiente"; que há suspeita de "conluio" na licitação e que é inaceitável que os veículos estejam parados.

Oposição síria dará a palavra final sobre sua participação na Conferência de Paz

Líder oposicionista exibiu na TV lista de autoridades para futuro governo de transição


A Coalizão Nacional das Forças Revolucionárias e de Oposição da Síria dará a palavra final sobre a sua participação na Conferência de Paz na terça-feira, 7. Um dos integrantes do grupo, Fayez Sarah, durante uma entrevista ao canal Al Arabiya nesta segunda-feira, 6, mostrou uma lista de autoridades do país árabe que “não se envolveram em crimes do atual regime” e que poderiam formar o governo de transição em conjunto com os líderes da oposição.
O governo deve ser criado a partir dos resultados da Conferência Internacional de Paz para liderar o país até as eleições presidenciais. A Coalizão Nacional da Síria pretende obter garantias do Ocidente de que o Presidente sírio, Bashar al-Assad, "não desempenhará qualquer papel no período de transição e no futuro da Síria".
No entanto, o líder sírio não fez nenhuma declaração demonstrando sua intenção de deixar a arena política. Ao contrário, o Vice-Chanceler do país, Faisal Muqdad, disse no final de dezembro que "ninguém pode impedir que Bashar Al-Assad se torne um candidato na corrida presidencial de 2014”.

Bild: Rússia instalou mísseis nas fronteiras com países europeus

Iskander-M poderiam atingir a Alemanha

O jornal alemão Bild publicou informações de que a Rússia instalou, na fronteira com países da União Europeia, mísseis tático-operacionais Iskander-M. O veículo citou fontes muito bem situadas junto à cúpula do governo russo para dar crédito a esta notícia, mas não foram citados os nomes e os cargos que ocupam.
De acordo com o Bild, fotografias tiradas via satélite detectaram mísseis instalados junto às fronteiras da Rússia com Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia. Os Iskander podem ser equipados com ogivas tanto convencionais como nucleares e atingir alvos a distâncias de até 500 quilômetros, cobrindo todo território da Polônia e sendo, presumivelmente, capazes de alcançar Berlim, segundo as informações do jornal alemão.
Os mísseis Iskander-M podem atingir alvos a até 500 quilômetros
Tags

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...