Powered By Blogger

segunda-feira, agosto 26, 2013

Penitenciária de Santa Rosa firma parceria com metalúrgica para mão de obra prisional


Os trabalhadores do PAC passam por um período de adaptação e aprendizagem
Os trabalhadores do PAC passam por um período de adaptação e aprendizagem
A metalúrgia Netz Ltda. passará a utilizar mão de obra prisional da instituição estadual de Santa Rosa (PESR). São 15 detentos que trabalharão com solda de peças para multinacionais, principalmente maquinários agrícolas. O número de vagas poderá ser ampliado. Para viabilizar este projeto, a empresa firmou um Protocolo de Ação Conjunta (PAC) com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio do Presídio Estadual de Santa Rosa (PESR). 

Os trabalhadores do PAC passam por um período de adaptação e aprendizagem, no próprio presídio, antes de iniciar o trabalho nas dependências da fábrica. Esse período de adaptação se iniciou na sexta-feira, e tem a duração de um a dois meses. 

Segundo a diretora do presídio, Marta Lemos, "os índices de violência nos revelam que muitos dos detentos são reincidentes, ou seja, após o término da pena, não conseguem inclusão no mercado de trabalho, por falta de qualificação ou de experiência, e retornam ao sistema penitenciário. O PAC auxilia na qualificação, acolhendo estas pessoas para que possam ter um recomeço em suas vidas", comenta. 

Cabe à empresa o gerenciamento dos trabalhos e o fornecimento dos materiais necessários, inclusive os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). Os apenados, todos do regime semiaberto ligados ao PAC, receberão um salário mínimo regional e terão de cumprir uma jornada de trabalho de seis a oito horas diárias, respeitando o limite de, no máximo, 44 horas semanais, com direito a remição (três dias de trabalho diminui um dia da pena). 

Texto e foto: Assessoria Susepe
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...