Powered By Blogger

terça-feira, julho 30, 2013

Presídio Central inaugura galeria adaptada para cadeirantes

26 de Julho de 2013 
O Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) reinaugurou nesta quinta-feira (25)  a primeira galeria do pavilhão A, que foi reformada e recebeu adaptações para acolher presos portadores de necessidades especiais. Das 38 celas, quatro foram adaptadas para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

A reforma toda foi feita com mão de obra prisional e custeada com a verba mensal do próprio presídio. Visando a acessibilidade, as celas passaram a possuir cadeira de rodas, rampas e apoiadores em madeira, além da pintura e melhorias na iluminação.

No ato de inauguração, o diretor do PCPA, Tenente Coronel Osvaldo Luis Machado, ressaltou que a reforma das celas vai colaborar com a autonomia dos presos, possibilitando maior independência. "Como a galeria fica no andar térreo, eles não vão depender de outros apenados para ir ao pátio, por não precisarem subir e descer escadas. Também ficarão mais independentes para realizar sua higiene pessoal", destacou.

Pelo fato de ficar afastada das demais galerias, esta deverá acomodar, além dos cadeirantes e portadores de necessidades especiais, os apenados com dependência química, inclusos no projeto Direito no Cárcere, e idosos. Conforme o Tenente Coronel Osvaldo Luis, a previsão para acomodação dos presos é até o final da próxima semana.

Também foram lembrados os 18 anos de atividades da Força Tarefa da Brigada Militar no presídio. Autoridades da área da Segurança Pública estiveram presentes ao ato. 


Texto: Imprensa Susepe
Edição: Redação
Secom

sexta-feira, julho 26, 2013

Diretor da Academia de Polícia da Inglaterra palestra para PMs na Capital

25 de Julho de 2013 
Oficial inglês troca experiências com a PM
Oficial inglês troca experiências com a PM
Em palestra na Academia de Polícia Militar (APM) em Porto Alegre, nesta quinta-feira (25), o superintendente da Polícia da Inglaterra, Steve France, explicou que a instituição britânica busca "o equilíbrio entre a total liberdade do cidadão e o total controle do Estado". O planejamento das ações da polícia inglesa, segundo ele, é baseado no serviço de inteligência e a atuação que prevalece é o policiamento comunitário com integração entre os entes das comunidades e a polícia. 

Em visita ao Rio Grande do Sul, Steve France foi recebido pelo secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes. O evento na APM, que teve o objetivo de troca de informações e experiências entre as duas instituições, ocorreu em parceria com o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) da Ufrgs e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Steve France, que também é diretor de relações institucionais da Academia de Polícia da Inglaterra, afirmou que a diferença fundamental entre o Brasil e a Inglaterra é que aqui existe a cultura do uso da arma e lá a polícia utiliza armamento em situações extremas. Na polícia britânica, segundo o oficial, ocorre a prática do uso progressivo da força em cinco níveis: presença policial, instruções passadas pelos oficiais para a comunidade, contato físico com o cidadão, com técnicas suaves, uso do bastão ou movimento de força para imobilizar a pessoa e, finalmente, a força letal, por meio de armas. 

Jean Charles O oficial inglês lembrou o episódio da morte do brasileiro Jean Charles Menezes em uma estação de metrô de Londres e explicou os procedimentos da polícia britânica no caso foram baseados na suspeita de que o rapaz tinha ligação com o terrorismo. Na abordagem, ele fugiu e recebeu o tiro, pois a polícia entendeu que ele poderia estar carregando uma bomba na mochila que portava. Mais tarde, soube-se que ele correu da polícia porque era imigrante ilegal e não queria ser deportado, justificou France. 

O palestrante relatou que, a partir de manifestações ocorridas em Londres, em agosto de 2011, e que se espalharam por cidades próximas, organizadas pelas redes sociais, a polícia inglesa compreendeu a necessidade de utilizar essas ferramentas da internet. Segundo France, atualmente as redes sociais são muito importantes para a tática da polícia, divulgação de seu trabalho e aproximação com as comunidades. Ele também fez referência à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016 no Brasil, e sugeriu que as polícias militares estruturem suas ações pensando de que forma os estrangeiros vão compreender a cultura local. 

Para o comandante-geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes, a palestra mostrou que as polícias militares têm finalidades semelhantes, apesar de diferentes culturas e peculiaridades diversas. Em um breve relato das manifestações populares realizadas no Brasil recentemente, destacou que no Rio Grande do Sul cerca de 20 mil pessoas participaram dos manifestos, nos quais ouve elevado grau de violência por parte de alguns participantes. Segundo o comandante, apesar de 25 PMs feridos e da morte de um por atropelamento, nenhum civil teve lesão grave. "Isso comprova a ação correta da BM", frisou Fábio Fernandes.

Texto e foto: Jussara Pelissoli
Edição: Redação Secom 

Projeto Humanizarte em Charqueadas qualifica acolhimento das visitas na penitenciária

25 de Julho de 2013 
O grafite de Lucas Anão colore os espaços onde ocorre o encontro entre reclusos e visitantes
O grafite de Lucas Anão colore os espaços onde ocorre o encontro entre reclusos e visitantes
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por intermédio da Coordenadoria Penitenciária da Mulher, realiza mais uma edição do projeto Humanizarte, agora na Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC). A ideia é a restauração dos espaços prisionais por onde circulam os visitantes dos presos, visando humanizar os locais. 

A Coordenadoria Penitenciária da Mulher, que já havia realizado o programa na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, se reuniu nesta quinta-feira (25) com a direção da Penitenciária de Charqueadas para dar início ao projeto. O Humanizarte oportuniza o recebimento das visitas em um ambiente personalizado, que procura ser mais acolhedor. 

De acordo com a psicóloga Sonia Modena, o projeto é de autoria da Coordenadoria Penitenciária da Mulher e do grafiteiro Lucas Anão. "A direção entende que o projeto causa um impacto positivo tanto para os visitantes quanto para os reclusos. Através do grafite do Lucas, a arte colore esses espaços áridos onde as famílias passam, no mínimo, uma vez por semana visitando homens ou mulheres em situação de prisão", observou. 

Segundo Sonia, na próxima segunda-feira (29), haverá uma nova visita da Coordenadoria Penitenciária da Mulher e de Lucas Anão para ampliar o projeto em outros espaços da casa prisional e, no dia 03 de agosto, ocorrerá uma atividade de integração entre visitantes e detentos, onde eles poderão juntos criar a arte que estampará os locais. 

Texto: Assessoria Susepe
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom

quinta-feira, julho 25, 2013

Segurança do Estado para Copa 2014 é testada durante a visita do papa ao País

24 de Julho de 2013 
A estadia do papa pelo Brasil, em função da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mobiliza também outros estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, em função do grande fluxo de argentinos e uruguaios que passam pelo território gaúcho na ida para o Rio de Janeiro, onde ocorre o evento religioso. As forças de segurança do Estado aproveitam este momento para testar a aparelhagem e estratégias para Copa do Mundo 2014. 

"Desde o dia 19 de julho, a Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Federal e as Polícias do Uruguai e Argentina realizam um trabalho integrado para garantir a segurança dos turistas (romeiros), orientando-os sobre os melhores roteiros a serem percorridos", explica o coordenador da Assessoria da Copa, coronel Erlo Pietroki. "Todo planejamento de segurança pública para um grande evento auxilia na preparação para a Copa do Mundo", completa. 

Segundo projeções da Secretaria de Segurança Pública, 40 mil argentinos e uruguaios passam pelo Estado em deslocamento à JMJ. Somados aos cerca de dez mil gaúchos que se dirigem ao Rio de Janeiro, 75% utiliza a via terrestre para o transporte. Entre os 36 mil argentinos que se deslocam para ver o religioso, cerca de 80% dos que optaram por ônibus devem passar pelo RS. Já entre os uruguaios - cerca de quatro mil -, 100% dos que utilizam a via terrestre passaram (ou passam) pelas estradas gaúchas. 

As forças de segurança mobilizam-se, sejam como observadores, ou neste caso, como parte do exercício de sua profissão em eventos considerados teste para a Copa do Mundo. O grande fluxo de estrangeiros que passa pelo RS que caracteriza a JMJ integra a agenda de preparação do Governo do Estado para a Copa do Mundo. Na área de segurança pública, são realizados, ainda, exercícios simulados - envolvendo grandes acidentes em rodovias e em locais de aglomerados - integram a organização das forças de segurança para o megaevento que o Estado receberá em junho do próximo ano. 

Texto: Anna Magagnin
Edição: Redação Secom

Susepe instala tornozeleiras em presos de Torres

24 de Julho de 2013
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) instala nesta quarta-feira (24), tornozeleiras em 10 detentos do Instituto Penal Masculino de Torres. Com esta medida - já que este era o número total de apenados -, a Susepe extingue o Instituto Penal e transforma o local em área de trabalho para as detentas do Presídio Feminino. 

Atualmente, 200 presos estão sendo monitorados na Região Metropolitana e Torres. Segundo Cezar Moreira, chefe da DME, na próxima semana deverá iniciar a colocação de tornozeleiras em detentos do Vale do Sinos. Moreira acrescenta que são 194 presos da área de abrangência da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo, sendo 84 do Instituto Penal de Novo Hamburgo. De acordo com ele, após essas, a Susepe deverá iniciar o processo na Região da Serra. 

Monitoramento Com as tornozeleiras, cada preso tem sua rota monitorada entre a casa e o local de trabalho, com o cálculo de tempo máximo para o deslocamento. Dependendo do tipo de crime que cometeu, haverá áreas de exclusão do trajeto, locais onde não poderá se aproximar. Entre as vantagens do uso de tornozeleiras, segundo a Susepe, está a redução de danos ao preso, pois o mesmo retorna ao convívio social e familiar, se distanciando do ambiente prisional. Já a sociedade passa a ter mais segurança, pois os detentos são monitorados 24 horas por dia. 

Texto: Marco Vieira
Edição: Redação Secom

Presídio de Sarandi ganha biblioteca com mais de 400 livros doados

24 de Julho de 2013 
A biblioteca conta com cerca de 400 livros literários doados pelo Banco de Livros
A biblioteca conta com cerca de 400 livros literários doados pelo Banco de Livros
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio do Presídio Estadual de Sarandi (Pesar), inaugura uma biblioteca na casa prisional, nesta quarta-feira (24). A biblioteca conta com cerca de 400 livros literários doados pelo Banco de Livros via projeto Passaporte para o Futuro. 

A ação contou com o apoio e participação da administração e equipe técnica do Pesar, composta pela assistente social Elaine Rosa e a psicóloga Rejane Lazzatto. A biblioteca foi montada no mesmo espaço onde está localizada a sala de aula, e é destinada não somente aos detentos, como também aos seus familiares, que podem usufruir dos livros em dias de visita e levá-los emprestados também. 

Segundo a assistente social do Pesar, Elaine Rosa, um apenado foi instruído pela equipe técnica e administração do presídio e irá coordenar os procedimentos na biblioteca, catalogando livros, fazendo fichas de empréstimo e devolução. De acordo com a equipe técnica do Pesar, "a leitura ajuda as pessoas a se sensibilizar com o próprio mundo e a sociedade, sendo imprescindível para o desenvolvimento integral. Com isso, o livro é um dos meios mais concretos de viabilizar a inserção social". 

Passaporte para o Futuro O projeto Passaporte para o Futuro é uma parceria da Susepe com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais - Banco de Livros - que faz valer o artigo 21 da Lei de Execuções Penais (LEP), que prevê a criação da biblioteca no ambiente prisional, visando estimular a leitura e promover a cidadania. De acordo com o setor Educacional do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, mais de 70 mil livros já circulam nas casas prisionais do Estado graças ao projeto. 


Texto: Imprensa Susepe
Foto: Divulgação Pesar
Edição: Redação Secom

quarta-feira, julho 24, 2013

Secretário recebe superintendente de polícia britânico para troca de experiências no setor

23 de Julho de 2013 
Objetivo do encontro foi a troca de experiências sobre a atuação das forças policiais
Objetivo do encontro foi a troca de experiências sobre a atuação das forças policiais
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, recebeu nesta terça-feira (23), superintendente da polícia de Southampton (Inglaterra), Steve France, em Porto Alegre, com o objetivo de trocar experiências sobre a atuação das forças policiais. France falou da história da polícia britânica, ressaltando que o trabalho entre os policiais e os cidadãos é realizado em conjunto. "Se trabalha com a cooperação, o que não significa fazer o que o público quer e sim seguir a lei. A força só é usada quando as outras formas forem insuficientes. Lá, o público é a polícia e vice-versa". 

O inglês ainda ressaltou que a atuação da polícia é o equilíbrio entre a liberdade total e o controle total. "A polícia em meu país tem tentado aprender com os seus erros. Independente das dificuldades de cada nação, a polícia é a mesma. O objetivo é sempre cuidar das pessoas e das propriedades", disse.

Participaram também do encontro representantes da chefia da Polícia Civil, do comando da Brigada Militar, departamento de Inteligência de Segurança Pública, Projeto RS na Paz, Assessoria Copa 2014 e departamento de Gestão Estratégica Operacional.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa SSP
Edição: Redação Secom

Brigada Militar recebe viaturas para policiamento em áreas de fronteira

24 de Julho de 2013 
Quatro viaturas do tipo Amarock foram entregues nesta terça em Santa Rosa
Quatro viaturas do tipo Amarock foram entregues nesta terça em Santa Rosa
Quatro viaturas do tipo Amarock foram entregues, nesta terça-feira (23), em Santa Rosa, pelo secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels. Dois veículos serão utilizados pela Brigada Militar (BM) do município e os outros dois serão destinados a Três Passos e a São Luiz Gonzaga. As caminhonetes foram compradas com os recursos do Plano da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). 

O secretário de Segurança Pública, lembrou que a verba das viaturas recebidas pela Brigada Militar fazem parte dos R$ 41 milhões que o Governo Federal está investido em segurança nas áreas de fronteiras do Estado. "Estamos hoje, consolidando parte do trabalho que está sendo desenvolvido pela Presidência da República em parceria com o Rio Grande do Sul, investimento que auxilia a polícia a coibir o tráfico de drogas, armas e pessoas", lembrou Michels. 

Durante o evento o comandante-geral da BM, Fabio Fernandes, conversou com os policiais militares que atuam na Fronteira Noroeste e parabenizou o trabalho realizado pelo efetivo durante as últimas manifestações na região. "A Brigada Militar está presente para garantir que as pessoas possam participar de manifestações pacificas e que tenham seus diretos preservados. Os policias estão de parabéns, porque souberam preservar os diretos de todos", disse. 

Também participaram do ato os comandantes regionais de Polícia Ostensiva da Fronteira Noroeste, Wornei Dellani Mendonça, e das Missões, Claiton Rui da Costa Portilho, além de deputados estaduais, prefeitos e vereadores. 

Texto e foto: Sacha Nuñez
Edição: Redação Secom

terça-feira, julho 23, 2013

Taxistas recebem instruções para uso de serviços emergenciais de segurança do Estado

22 de Julho de 2013 
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Gestão Estratégica Operacional (DGEO), realizou na tarde desta segunda-feira (22), uma palestra de instrução sobre como agir em situações de emergência policial envolvendo taxistas. O encontro reuniu funcionários das centrais de rádio de empresas de táxi e debateu quais procedimentos devem ser tomados ao contatar os serviços emergenciais da SSP.
O diretor do DGEO, coronel Eduardo Mereb, destacou a importância do contato entre os profissionais da categoria e o órgão público - um telefone específico foi criado para receber ligações emergenciais de taxistas.
No encontro também foram apresentados os serviços de controle e monitoramento da SSP, como o Centro Integrado de Comando e Controle (Ciosp) que, segundo o secretário Airton Michels, ajuda a construir a relação dos taxistas com a gestão da segurança pública. 

Texto: Assessoria SSP

Susepe incentiva economias regionais com aquisição de carne suína para presídios

22 de Julho de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), através do Programa Fornecer, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado, está incrementando as economias regionais com a aquisição de carne suína para os presídios. O programa possibilita o acesso exclusivo das micro e pequenas empresas ao mercado das compras governamentais, e a Susepe já participa adquirindo todos os gêneros alimentícios.
Segundo o diretor Administrativo da Susepe, Giovani Moreira, a instituição comprará em torno de 140 toneladas/ano de carne suína, o que irá colaborar para o mercado primário gaúcho.
Participante da reunião-almoço na última sexta-feira (19), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, quando foram apresentados os resultados do Grupo de Trabalho para o incremento da suinocultura, Giovani ressaltou que vai incluir todos os estabelecimentos prisionais na próxima licitação. 

Na oportunidade, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, destacou o trabalho da Susepe em consonância com o órgão que administra, no intuito de aquecer o mercado. Giovani Moreira acrescenta, ainda, que a Susepe também teve participação na inserção do mercado da pesca, com compras iniciadas em 2011. 

Carne suína 
A suinocultura é um tradicional setor da base produtiva e econômica do Rio Grande do Sul, presente em 292 municípios. É fundamental na renda das pequenas e médias propriedades, contribuindo para a fixação do homem no campo. Essa atividade vem crescendo significativamente nos últimos anos, e o Brasil é o quarto produtor mundial, com incremento de 22% nas exportações.
A carne suína é rica em proteína de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B e diversos minerais. Este produto atualmente é considerado saudável, sendo resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia. 

Texto: Marco Vieira
Edição: Redação Secom

Seminário de capacitação para conselheiros da comunidade debate execução penal

22 de Julho de 2013 
VI Seminário de Capacitação para Conselheiros dos Conselhos da Comunidade do Rio Grande do Sul
VI Seminário de Capacitação para Conselheiros dos Conselhos da Comunidade do Rio Grande do Sul - Foto: Andreza Fiuza
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, participou, na manhã desta segunda-feira (22), do VI Seminário de Capacitação para Conselheiros dos Conselhos da Comunidade do Rio Grande do Sul. O evento busca discutir ideias e trocar experiências sobre execução penal e temas que abordam o sistema penitenciário.
Durante a cerimônia, foi assinado um termo de mútua cooperação e uma portaria reestrutural que objetivam, respectivamente, o fortalecimento dos conselhos da comunidade, a ampliação do número de conselhos e a reformulação do programa de articulação comunitária da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Para Michels, é fundamental que se realizem encontros como este, a fim de agregar novas ideias. "Estamos vivendo um momento rico de discussão sobre o tema. Estar presente nesse encontro contribuirá muito para nosso trabalho e experiências desenvolvidas na Secretaria da Segurança Pública."
Segundo o presidente do Conselho Penitenciário, Rodrigo Puggina, o evento estimula a criação de novos conselhos, além de discutir a questão da pena no sistema prisional como um todo. "Os trabalhos mais importantes saem dos conselhos", enfatizou. 
O seminário, que conta 87 conselhos participantes, continua nesta tarde e encerra a programação às 18h desta terça-feira (23).
Texto e foto: Andreza Fiuza

segunda-feira, julho 22, 2013

Festa do Peixe em Tramandaí reúne exposição de artesanato produzido por presos

22 de Julho de 2013
Peças que compõem a exposição são produzidas manualmente em oficinas dentro da penitenciária
Peças que compõem a exposição são produzidas manualmente em oficinas dentro da penitenciária
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participa da 24ª Festa Nacional do Peixe, em Tramandaí, por meio da mostra do trabalho prisional produzido na Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO). A feira iniciou em junho e vai até domingo (21). É a segunda vez que a PMEO participa neste ano com o espaço ampliado. 

As peças que compõem a exposição são produzidas manualmente em oficinas dentro da penitenciária, como bandôs, bolsas, mantas para sofás, tapetes, esculturas em pedra sabão, pesos para portas e quadros. Atualmente, seis oficinas estão em funcionamento. Do total, duas são novas: de construção de barcos de madeira e a de pintura a óleo em tela. Também existem oficinas de origami e patchwork. 


Trabalho e oportunidade 
Coordenadora do projeto Classificação de Presos, a agente penitenciária Eliziane Mattei participa das oficinas há mais de um ano. Eliziane conta que desde o início do evento em Tramandaí foram arrecadados pelo menos R$ 4 mil com as vendas. O dinheiro é revertido aos detentos que trabalharam nas peças. 

Ela explica que iniciou com a oficina de tecelagem, oferecida inicialmente aos presos primários, e depois estendeu aos demais. Atualmente são cerca de 50 apenados neste trabalho. "Aqui tem oportunidade para todos", comenta. Parte do material utilizado provém do descarte de fábricas de tecidos e também adquiridos em conjunto com o Conselho Comunitário de Osório e Tramandaí. 

Conforme Eliziane, a receptividade do público é muito boa. Já para o diretor da PMEO, Valdecir dos Santos, o que mais surpreende o público é que as peças são delicadas. "São bem acabadas e todas feitas por homens". 

Profissionalização 
No ano passado, o Sine/FGTAS de Tramandaí realizou uma testagem com os trabalhadores e confeccionou a Carteira do Artesão para que aumentassem as oportunidades dos detentos conseguirem trabalho quando em liberdade. As carteiras foram entregues em abril deste ano para 21 apenados, pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, pelo superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben. 

O apenado A.J., 40 anos, faz as pinturas a óleo em tela e leva cerca de três dias para acabar cada peça. "A pintura é um dom, tem muita gente por aí que faz, então quero me profissionalizar. Aqui dentro ajuda porque distrai e impede a gente de pensar bobagem. Me sinto útil e já vou me preparando psicologicamente para sair. Minha cabeça está mudando". Com a oficina, os apenados ganham também o direito à remição - a cada três dias de trabalho diminui um da pena. 

Texto: Imprensa Susepe
Fotos: Caroline Paiva
Edição: Redação Secom

sexta-feira, julho 19, 2013

Brigada Militar lança em Santana do Livramento a 24ª Operação Simultânea

18 de Julho de 2013 
Para incentivar o trabalho integrado entre as forças de segurança do Brasil, Argentina, Uruguai e do Paraguai, a Brigada Militar fará, no próximo sábado (20), o lançamento da 24ª Operação Simultânea. O programa promove o alinhamento de ações de segurança entre os países. 

A solenidade de lançamento será presidida pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, e coordenada pelo comandante Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste (CRPO/FO), coronel Iguaraçú Ricardo da Silva. Está prevista a participação de autoridades civis e militares do Brasil - dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; da Argentina, Província de Missiones e Província de Corrientes; do Uruguai e do Paraguai. 

Há décadas, a Brigada Militar vem incentivando o trabalho integrado entre as forças de segurança dos países fronteiriços com o Rio Grande do Sul através das lideranças das diversas regiões. Com a facilidade de acesso à informação, importação e exportação - que da mesma forma facilita a ocorrência do delito transnacional ou transfronteiriço - a BM considera fundamental a atuação continuada de todas as forças policiais e forças armadas. A finalidade é desenvolver um padrão de procedimentos para a atuação integrada das instituições nas áreas de fronteira, com vistas à consolidação do Sistema Transnacional de Segurança Pública. O resultado esperado é o bem estar social das comunidades fronteiriças. 

Texto: Imprensa BM
Edição: Redação Secom

Penitenciária de Arroio dos Ratos qualifica apenados com o programa Cozinha Brasil

18 de Julho de 2013
Foram abordados tópicos como limpeza, manipulação e conservação de alimentos, nutrição saudável
Foram abordados tópicos como limpeza, manipulação e conservação de alimentos, nutrição saudável
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (Pear), capacita 30 detentos no programa Cozinha Brasil. O curso, que se iniciou na segunda-feira (15), termina nesta quinta-feira (18), tem carga horária de 10 horas. 

Em quatro dias de aula, ministradas pela nutricionista do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Lisandra da Rosa, foram abordados tópicos como limpeza, manipulação e conservação de alimentos, nutrição saudável e alimentos funcionais. As aulas práticas contaram com a elaboração de receitas que visavam o aproveitamento integral dos alimentos usados, utilizando cascas, talos e sementes. 

Na penitenciária existem três cozinhas, e todas as refeições servidas são elaboradas pelos próprios apenados. Com isso, o programa, além de promover a qualificação e certificação profissional, importantes para o tratamento penal e reinserção social, aperfeiçoou os pratos servidos na casa prisional. 

A viabilização do curso teve o apoio da direção, equipe de segurança e setor técnico da Pear, do Departamento de Tratamento Penal da Susepe (DTP) e do Sesi. Segundo a nutricionista do DTP, Cintia Toscan, "é visível a satisfação dos apenados em poder participar do projeto, tirar dúvidas e ainda degustar os pratos produzidos em aula". 

Cozinha Brasil 
Desde janeiro de 2005, o Cozinha Brasil vem promovendo a educação alimentar e valorização da renda familiar dos gaúchos, com o programa que auxilia no aproveitamento total dos alimentos. A capacitação é feita de forma gratuita, por meio da parceria do Sesi com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

Texto e foto: Assessoria de Imprensa Susepe
Edição: Redação Secom 

Governo reúne-se com funcionários da Carris para tratar medidas de segurança no transporte público

17 de Julho de 2013 
Michels destacou que o Governo está providenciando soluções para diminuir assaltos nos coletivos
Michels destacou que o Governo está providenciando soluções para diminuir assaltos nos coletivos
A Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar e Polícia Civil reuniram-se, nesta quarta-feira (17), com funcionários da Companhia Carris Porto-Alegrense para dialogar sobre segurança, mudanças na atuação da Brigada Militar nas barreiras e atendimento aos motoristas e cobradores pelo telefone 190. 

Durante a reunião, os representantes da empresa de ônibus reivindicaram mais agilidade no atendimento das chamadas e solicitaram que a Brigada Militar retome as barreiras onde os passageiros também passavam por revista. Segundo o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, serão tomadas providências para que essas solicitações se encaminhem para todas as empresas do ramo. "Estamos cientes e sensibilizados com o problema. Por isso, estamos providenciando soluções para amenizar os assaltos nos coletivos e aumentar a sensação de segurança dos servidores e passageiros." 

O comandante do Policiamento da Capital, João Diniz Prates Godoi, anunciou mudanças no procedimento das barreiras como os servidores solicitaram, além das abordagens a suspeitos nos corredores de ônibus e a otimização no atendimento pelo Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). 

Para a comandante do 19º Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Nádia Gerhard, é fundamental que após o assalto a empresa comunique a Brigada Militar pelo 190. "Para agilizar o procedimento, ou até mesmo efetuar a prisão em flagrante, a polícia tem que ser avisada o quanto antes. O boletim de ocorrência pode ser feito no próprio local pelo policial militar." 

Texto e foto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom 

Apenados em Montenegro trabalham na fabricação de bolas

17 de Julho de 2013 
Mais 20 apenados começaram a trabalhar esta semana na atividade que já é desenvolvida há 10 anos
Mais 20 apenados começaram a trabalhar esta semana na atividade que já é desenvolvida há 10 anos
Na Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro (PMEM), mais 20 apenados começaram a trabalhar, nesta quarta-feira (17), na costura de bolas de futebol. A atividade é desenvolvida a partir de um Protocolo de Ação Conjunta com a artesã Roselaine Terezinha Vaz da Rosa, que comercializa o produto. Esta é a quinta empresa a firmar contrato com o presídio, que chega ao total de 208 presos nesta atividade - a costura de bola existe há mais de 10 anos no presídio. 

De acordo com o Departamento de Tratamento Penal da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), além da oportunidade de inserção social, os apenados que realizam o trabalho têm direito a remuneração e remição da pena - para cada três dias trabalhados, um dia de pena é abonado. A garantia está prevista na Lei das Execuções Penais (LEP). 

Texto e foto: Guilherme Engelke
Edição: Redação Secom (

quarta-feira, julho 17, 2013

Polícia utiliza aeromodelos não tripulados na operação Território de Paz

16 de Julho de 2013 
Aeromodelos não tripulados alcançam locais de difícil acesso ou em condições insalubres
Aeromodelos não tripulados alcançam locais de difícil acesso ou em condições insalubres
Na operação Território de Paz, realizada em Eldorado do Sul e no bairro Restinga, em Porto Alegre, nesta terça-feira (16), Polícia Civil e Brigada Militar utilizaram imagens obtidas por meio de duas Unidades Aéreas de Segurança (UAS) - aeromodelos não tripulados - que alcançam locais de difícil acesso ou condições insalubres. Além das UAS, também foi utilizado um módulo, espécie de poste retrátil com quatro câmeras no alto que captam imagens a um quilômetro de distância, em 360 graus. 

Os equipamentos aéreos têm capacidade de meia hora de voo e são comandados por controle remoto. Cada um tem uma câmera, mas podem comportar até quatro, com zoom de até 20 vezes. O deslocamento ocorre com georreferenciamento, ou seja, basta digitar o endereço para que a unidade se desloque. 

As imagens, em alta definição, tanto das UAS, quanto do módulo terrestre, são transmitidas ao vivo para quantas bases forem necessárias, bastando logar via computador ou aparelho celular. No caso da operação, a ferramenta foi usada um dia antes para que o local de atuação das equipes fosse mapeado previamente e, assim, traçadas estratégias de ação. 

Texto: Patrícia Lemos
Foto: Polícia Civil
Edição: Redação Secom

Segurança Pública prepara novo simulado de defesa para grandes eventos

16 de Julho de 2013 
Reunião definiu a atuação de cada órgão participante e alterações no trânsito do entorno
Reunião definiu a atuação de cada órgão participante e alterações no trânsito do entorno
A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) prepara mais um Exercício Simulado de Segurança Pública e Defesa para Grandes Eventos para a Copa do Mundo de 2014. Em reunião na tarde dessa terça-feira (16), na SSP, foi acertada a simulação do encontro de um artefato explosivo durante a Fan Fest - espaço com telão de transmissão dos jogos da Copa e atrações para oito mil pessoas - que será no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público. O treinamento está previsto para ocorrer no mês de setembro. 

Na reunião, foram definidos fatores como a atuação de cada órgão participante e alterações no trânsito do entorno do local. A atividade pretende avaliar o desempenho das equipes diante de um cenário de incidente complexo e não convencional. "Temos que determinar a forma como toda a estrutura da segurança pública vai acionar as ferramentas para que não haja vítimas, caso um incidente ocorra", destacou o capitão Iremar Charopem, coordenador da simulação. 

A primeira simulação ocorreu dia 15 de maio desse ano, com uma colisão entre um caminhão com produtos químicos e um ônibus com passageiros na ERS-118, em Gravataí. 

Participaram da reunião desta terça-feira representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Federal, Instituto-Geral de Perícias, Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal e Defesa Civil. 

Texto e foto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom 

terça-feira, julho 16, 2013

Susepe adquire 57 novas viaturas com 20% de economia para os cofres públicos

15 de Julho de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) firmou contrato com a empresa Peugeot Citroën do Brasil para a compra de 47 novas viaturas-xadrez para transporte de apenados. A empresa também fornecerá outros dez veículos de mesmo tipo, que serão doados à Susepe pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), totalizando 57. Trata-se da maior aquisição de veículos em grande volume na história da instituição. A capacidade das viaturas é para oito presos. 

De acordo com o diretor do Departamento Administrativo da Susepe, Giovani Moreira, a opção foi fazer a aquisição através do registro de preços realizado pelo Depen. "Essa forma apresentou-se economicamente favorável em 20% em relação ao processo licitatório conduzido no final do ano passado", assegurou. Giovani acrescenta que a modalidade representou uma economia aos cofres públicos de R$ 26 mil por veículo em relação a outros orçamentos, e de R$ 1,2 milhão na compra de 47 unidades. 

Segundo o titular da Susepe, Gelson Treiesleben, com as dez viaturas que serão viabilizadas pelo Depen, somadas às 47 adquiridas pelo órgão, serão colocadas em circulação um total de 57 novos veículos-xadrez para atender o sistema carcerário de todo o Rio Grande do Sul. "Os veículos deverão estar à disposição da Susepe até o final de setembro", concluiu. 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Detentos do Presídio Central terão cursos de culinária na própria instituição

15 de Julho de 2013 
A nova cozinha geral, inaugurada no começo deste ano, serve 15 mil refeições diárias
A nova cozinha geral, inaugurada no começo deste ano, serve 15 mil refeições diárias
O Presídio Central oferecerá cursos de culinária aos 60 presos que trabalham na cozinha geral até o final deste ano. O espaço, que inclui uma sala de aula e uma cozinha, está pronto, faltando apenas a instalação dos móveis e equipamentos. 

Conforme o subdiretor da instituição, major Dagoberto Albuquerque da Costa, a intenção é qualificar ainda mais as refeições servidas aos presos e profissionalizá-los. "Eles sairão daqui com certificado. Podemos encaminhá-los ao mercado de trabalho por meio dos assistentes sociais", diz, ressaltando que a ideia é, posteriormente, estender os cursos a todos os detentos que estiverem interessados. 

Melhorias na cozinha geral A implantação dos cursos é uma das iniciativas que integra o conjunto de ações realizadas desde o ano passado na melhoria da qualidade da alimentação no Central. O chefe da cozinha geral, tenente Jorge Luiz Beckers, vem trabalhando no aprimoramento do preparo dos alimentos. "Todos são uniformizados com jalecos, toucas e botas específicas", acrescenta.

Além disso, mais oito policiais auxiliam na cozinha. O cardápio é supervisionado por uma nutricionista e, para os hipertensos, soropositivos, diabéticos e celíacos - intolerantes a glúten - a comida é feita separadamente. O resultado é visto na prática: antigamente cerca de 17 tonéis de comida por dia iam para o lixo. Hoje, quando há desperdício, são no máximo três. 

Secretário da Segurança Pública almoça no Central Quem conferiu de perto as melhorias foi o secretário da Segurança Pública, Airton Michels; o superintendente da Susepe, Gelson Treisleben; e diretores que almoçaram no Presídio Central, no dia 03. No cardápio: peixe frito, carne de panela com batata, arroz, feijão, couve, macarrão e salada. "Trabalhamos para que a estadia dos detentos aqui seja o menos sofrida possível. Cada vez que voltamos é possível perceber uma evolução", declarou Michels. 

Reformas A nova cozinha geral, inaugurada no começo deste ano, serve 15 mil refeições diárias, entre café, almoço e janta. O local recebeu 145 m² de piso de basalto, bancadas, cinco panelões com capacidade de 500 litros, além de coifas. Ainda foi feita reforma na rede de esgoto, tudo realizado com mão de obra prisional. 


Texto: Patrícia Lemos
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

segunda-feira, julho 15, 2013

Polícia Civil do RS recebe curso de qualificação em idiomas para Copa

15 de Julho de 2013 
As primeiras turmas do curso de nível básico e intermediário em espanhol se formarão em agosto
As primeiras turmas do curso de nível básico e intermediário em espanhol se formarão em agosto
No Rio Grande do Sul, o reforço e a qualificação do policiamento civil para 2014 ganha o auxilio dos cursos de idiomas disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Todos os policiais podem realizar os cursos gratuitos de inglês e espanhol, principalmente aqueles que terão contato direto com o público durante a Copa. 

"Os policiais que realizam os cursos de idiomas já estão no policiamento de Porto Alegre e da região Metropolitana, mas também existe a possibilidade de que profissionais da área de segurança dos Centros de Treinamentos de Seleções da Copa realizem a qualificação", afirma o diretor da Divisão de Ensino da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes. 

Os cursos de idiomas realizados pelo Pronatec Copa na Empresa, programa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, e com o apoio de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), neste caso, disponibiliza, atualmente, 53 vagas para profissionais da Polícia Civil que desejem realizar qualificação para 2014. Além da apresentação de materiais específicos sobre os idiomas, as aulas possuem em sua metodologia simulações de como os profissionais da área de segurança pública devem agir em caso de abordagem a possíveis excessos realizados por turistas estrangeiros. 

"A oportunidade está sendo muita boa para aprender novas informações e relembrar o que por ventura havia esquecido de outros cursos que realizei a alguns anos atrás", afirma a escrivã da Polícia Civil, Denise Matos que realiza o curso de Espanhol Intermediário. 

O investimento do governo Federal e Estadual em parceria com o Senac, facilitou a elaboração e a execução da capacitação dos profissionais da área de segurança pública. "Após a confirmação de que o Brasil seria sede da Copa, eu fiquei um pouco ansioso, principalmente pela área de ensino, pois no momento em que foi solicitada a realização de cursos de idiomas, devido a dificuldade de recursos orçamentários, nós não conseguíamos atender essa demanda. Então a parceria entre governo Federal e Estadual foi importante nesse sentido, auxiliando na realização da qualificação da Polícia Civil." disse o diretor da Divisão de Ensino da Polícia Civil, delegado Fábio Motta. 

Com a previsão de que cerca de 50 mil turistas visitem o Estado durante a Copa, a capacitação dos policiais civis em idiomas será de suma importância para melhor recebê-los. "A preparação para os policiais, tanto da brigada, quanto da policia civil e outros órgãos da segurança pública é essencial, pois estaremos auxiliando os turistas, servindo de exemplo para os gaúchos", relata o escrivão da Polícia Civil, Fabricio Bonfriglio que realiza o curso de Espanhol Intermediário. 

Diversos setores do Estado, assim como os participantes dos cursos de idiomas aguardam o início da Copa do Mundo, devido a possibilidade da vinda de grandes seleções para o Rio Grande do Sul. " Se houver a oportunidade, gostaria de assistir uma partida de seleções da América Latina, como a Argentina e o Uruguai, devido o grande apoio que as torcidas dessas equipes exercem durante os jogos", destacou Fabricio. 

As primeiras turmas de policiais civis do curso de nível básico e intermediário em espanhol que iniciaram os trabalhos em março se formarão em Porto Alegre, em agosto, iniciando no mesmo mês a capacitação do nível intermediário e avançado, respectivamente.
Foto: Camila Domingues
Texto e edição: Redação Secom

Mulheres do regime fechado debatem sobre raça, gênero e etnia no Madre Pelletier

12 de Julho de 2013 
Secretaria da Segurança Pública realiza plenária
Secretaria da Segurança Pública realiza plenária - Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Detentas do sistema carcerário gaúcho tiveram suas reivindicações ouvidas na I Plenária Estadual de Mulheres Negras em Situação de Prisão, nesta sexta-feira (12), na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. A discussão abordou a construção da cidadania dessas mulheres na busca por mais igualdade, tanto em regime fechado quanto em liberdade. O encontro foi promovido pela Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). 
Um dos painelistas, Gleidson Renato Martins, representando a Procuradoria-Geral do Estado, trouxe exemplos de racismo no cotidiano e falou da importância da plenária para a construção de uma nova visão de segurança pública. "Temos que mudar esse caráter de exclusão e perseguição do negro no sistema prisional. Conseguiremos isso negando a 'coisificação' do negro, que vem de uma questão histórica".
Representando a Secretaria da Segurança Pública e o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene), Luis Felipe Oliveira ressaltou que não se pode esquecer da raça que construiu o Brasil. "Nosso país é a sexta economia mundial, mas os negros ainda estão fora do processo. Só quem vive essa situação pode falar das necessidades e por isso a importância do debate com a participação das detentas".
Uma das participantes, C. C., 47 anos, afirmou que a plenária foi uma oportunidade de expressar a luta por igualdade. "É preciso mexer com isso na cabeça das pessoas. Temos dois fardos, somos negras e seremos ex-presidiárias lá fora", declarou a apenada, que está há cerca de três anos na Penitenciária Feminina de Guaíba.
Deise Benedito, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, observou que a iniciativa é inédita no Brasil, pois é a primeira vez que essas questões são abordadas dentro de uma penitenciária. "Trata-se de um passo fundamental para as mudanças que queremos exigir."
Já Maria Noho Homero, da Organização de Mulheres Negras Maria Mulher, alertou que o que estrutura a desigualdade no país são as questões de gênero, raça e sexualidade. "Não queremos igualdade racial. Queremos igualdade de direitos e respeito às diferenças. Isso é igualdade civilizatória".
Participaram do encontro apenadas do regime fechado do Madre Pelletier, do Presídio Feminino de Torres, da Penitenciária Feminina de Guaíba e do Instituto Penal Feminino de Porto Alegre. Ao final dos debates, duas detentas serão eleitas para levar as demandas à 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em agosto.
População carcerária negra O sistema prisional gaúcho conta com uma população de 1.909 mulheres. Destas, 232 são negras e 377 consideradas mistas, de acordo com a Susepe. Já o Censo de 2010 do IBGE aponta que 16% da população do Rio Grande do Sul é negra e parda, porém, no sistema prisional, o índice chega a 33%. "São números que denunciam, de maneira dramática, a vulnerabilização criminal do povo negro e pardo no Estado. Por isso, batalhamos para realizar eventos como esse e incluir a questão racial nas políticas públicas", afirmou a coordenadora Penitenciária da Mulher, Maria José Diniz, da Susepe.
Texto: Patrícia Lemos
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom 

Taxa de inscrição e laudo médico para o Concurso da Polícia Civil têm novos prazos

12 de Julho de 2013 
A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH, órgão responsável pela execução das inscrições dos Concursos Público para a Polícia Civil (carreiras de Escrivão de Polícia e de Inspetor de Polícia), no Rio Grande do Sul, comunica que, em função da adesão das Instituições Bancárias e Correios à Paralisação Nacional do dia 11 de julho, os candidatos que realizaram sua inscrição no período de 10/06 a 10/07/2013 e que não tenham efetuado o pagamento até o dia 11/07/2013, poderão realizá-lo nos dias 16 e 17 de julho de 2013, desde que imprimam uma segunda via da Guia de Arrecadação para Pagamento, exclusivamente nestas datas.

O documento Guia de Arrecadação para Pagamento de sua taxa de inscrição deverá ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil ou Banrisul. A FDRH, em hipótese alguma, processará qualquer registro de pagamento em data posterior. A entrega de laudo médico também pode ser realizada até o dia 17 de julho de 2013. A Guia de Arrecadação deverá ser gerada, a partir de 16 de julho de 2013, através da emissão de 2º no Portal de Concursos, acessando: https://concursos.fdrh.rs.gov.br/Candidato/Entrar.

Texto: Lise Aydos
Edição: Redação Secom 

sexta-feira, julho 12, 2013

Cidades do interior podem ter Sala Lilás

11 de Julho de 2013 
   A Secretaria da Segurança Pública pretende ampliar para cidades do interior do Estado a proposta da Sala Lilás, que atende mulheres vítimas de violência junto ao Posto Médico-legal, em Porto Alegre. Uma comitiva foi a Brasília para tratar do tema com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira, na última segunda-feira (8).
   A comitiva ainda se reuniu com o coordenador-geral de Operações do Banco Mundial, Boris Utria, em uma videoconferência entre Brasília e Washington (EUA), sobre a Patrulha Maria da Penha. Os servidores falaram da atuação do Instituto-Geral de Perícias, Brigada Militar e Polícia Civil, no combate à violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul.
 Sala Lilás
   O espaço para atendimento às mulheres foi inaugurado em setembro do ano passado no Departamento Médico Legal (DML), em Porto Alegre. É um ambiente privativo e acolhedor, enquanto a vítima aguarda pelo atendimento de peritos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais. Também foi desenvolvido um kit de coleta padronizado para as vítimas de agressão sexual. Além do acolhimento e perícia física, o DML também realiza uma avaliação psíquica para identificar sinais e sintomas de sofrimento decorrentes do trauma. A finalidade desse atendimento é reduzir os traumas à mulher e providenciar encaminhamento psicológico ou psiquiátrico.

Susepe capacita servidores para testagem de doenças em apenados de Ijuí

12 de Julho de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) promoveu a capacitação de servidores para realização de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites em apenados da Penitenciária Modulada de Ijuí, além de outras casas prisionais da área. O curso contou com a participação da Secretaria Estadual de Saúde e da prefeitura local. 

De acordo com a coordenadora técnica da região, Cristiane Fruet, treze técnicos penitenciários participaram das 16 horas de estudos. Aconselhamento, diagnósticos das doenças, além de outros itens foram abordados durante encontro. As palestras contaram também com a participação de enfermeiras e psicólogas. 

Na Modulada de Ijuí, "mais de 60 apenados já realizaram a testagem rápida após a capacitação", informou a enfermeira Sabrina Benetti. De acordo com o delegado penitenciário da 3ª Região, Irineu Koch, trata-se da quinta edição da capacitação dos servidores da Susepe neste tema. "Essa ação integra a missão da Susepe em promover acesso à saúde no sistema prisional", afirmou. 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

segunda-feira, julho 08, 2013

Peritos iniciam avaliação no Mercado Público da Capital

08 de Julho de 2013 
Autoridades estaduais e municipais reuniram-se neste domingo com permissionários do Mercado Público
Autoridades estaduais e municipais reuniram-se neste domingo com permissionários do Mercado Público
Técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) iniciaram a avaliação das condições do Mercado Público na manhã deste domingo (08), na Capital. As preocupações iniciais referem-se à possibilidade de religar a energia elétrica e permitir o acesso dos comerciantes do pavimento térreo. 

A análise das causas do incêndio deve levar cerca de dois dias. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, da Casa Civil, Carlos Pestana, prefeito José Fortunati, comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes, e outras autoridades municipais reuniram-se também na manhã deste domingo com permissionários no auditório da Prefeitura de Porto Alegre. Em seguida, uma comitiva realizou uma inspeção na área do Mercado.  

Texto: Antonio Candido
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

BM abre inscrições ao Processo Seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporários

08 de Julho de 2013 
A Direção Administrativa da Brigada Militar torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporários, visando à contratação de servidores para exercerem as funções de Soldado PM Temporário. 

Serão contratados, para a Brigada Militar, 500 Soldados PM Temporários. Os candidatos selecionados e contratados vinculam-se, obrigatoriamente, ao Regime Geral da Previdência Social, sujeitando-se, no que couber, às normas aplicáveis aos integrantes da Brigada Militar. A contratação será pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogada no máximo uma vez, pelo período de um ano. 

Regiões Capital: 90 
Metropolitana: 10 
Alto Jacuí: 15 
Central: 70 
Centro Sul: 10 
Fronteira Noroeste: 10 
Fronteira Oeste: 100 
Litoral: 10 
Missões: 40 
Planalto: 30 
Serra: 20 
Sul: 45 
Vale do Caí: 05 
Vale do Rio dos Sinos: 10 
Vale do Rio Pardo: 30 
Vale do Taquari: 05 
Total: 500
As inscrições deverão ser realizadas através do site: www.brigadamilitar.rs.gov.br e serão validadas nos Quartéis da Brigada Militar no período de 05 a 31 de julho de 2013, das 12h30min, às 18h30min, de segunda a sexta-feira. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela região onde deseja atuar como Soldado Policial Militar Temporário, conforme as vagas disponibilizadas. 

O processo seletivo será constituído de três etapas: 
Primeira etapa: Prova Objetiva 
Segunda etapa: Exame de Saúde, Clínico e Odontológico 
Terceira etapa: Exame de Aptidão Física. 

Edital: https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Concursos/EditaisPMTemp.aspx 

Texto: Assessoria BM
Edição: Redação Secom

sábado, julho 06, 2013

RS na Paz Comunidade leva os serviços do Estado aos cidadãos de Vacaria

05 de Julho de 2013
Vacaria foi o primeiro município do interior a receber o Território de Paz
Vacaria foi o primeiro município do interior a receber o Território de Paz
A Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha, no município de Vacaria, região dos Campos de Cima da Serra, serviu de palco para as ações de solidariedade do projeto RS na Paz Comunidade nesta sexta-feira (05). Cortes de cabelos, distribuição de mudas de plantas, confecção de documentos pessoais (RG/CPF), assistência judiciária e outros serviços, atividades de cultura e lazer, foram disponibilizados à população gratuitamente. 

A professora Noedi de Fátima Mello Pires, 52, veio cedo para fazer a segunda via da carteira de identidade. Pegou uma das primeiras fichas, das cento e vinte distribuídas. "Este serviço é muito importante para a população carente, porque é de graça e ninguém paga nada. O povo precisa disso", destacou. 

O projeto, que integra o programa RS na Paz, coordenado pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, coloca o Estado a serviço da população, com policiamento qualificado aliado a diversas ações sociais, prevenindo e coibindo a violência. Na abertura do evento, o coordenador da ação, delegado Carlos Sant'ana, destacou que "em Porto Alegre, os Territórios de Paz reduziram, num primeiro momento, em 3% os índices de criminalidade. Na Vila Cruzeiro do Sul, a redução já chega a 25%, e na Restinga, chegamos a ficar 45 dias sem registrar nenhuma morte. No interior, onde os Territórios de Paz estão chegando, a ação policial tem produzido um impacto e uma diminuição da criminalidade". 

Vacaria foi o primeiro município do interior a receber o Território de Paz, implantado nos três bairros considerados os mais violentos da cidade: Municipal, Imperial e Franciosi. Segundo o prefeito da cidade, Elói Poltronieri, "este trabalho conjunto dos órgãos de segurança tem dado bons resultados. Conseguimos combater o consumo de drogas, a violência contra a mulher e reduzir a taxa de homicídios nestes três bairros, que tinham o índice mais alto da cidade: 33%". 

Durante o evento, foi inaugurada uma base comunitária de gestão integrada em segurança pública e a casa da cidadania. Um espaço de trabalho entre Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, comunidade e cidadão, por meio de instrumentos de ações sociais e policiais para prevenção à violência. 

O secretario adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, que representou o governador Tarso Genro, disse que hoje era um grande ato no município. "Entregamos uma viatura Sandero para o Território de Paz. Em breve virão dois núcleos de polícia comunitária, mais cinco viaturas e a patrulha Maria da Penha" 

Kits esportivos com bolas, redes, colchonetes e jalecos também foram entregues para o município e à quatro entidades: Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha, Escolinha de Futebol Siesp, Escolinha de Futebol bairro Santa Cruz e a Programa Social Educativo Profissionalizante de Adolescentes da Brigada Militar (Prosepa). Os kits visam à qualificação das ações de esporte e lazer, que contribuem na prevenção à violência e a drogadição, ocupando o tempo ocioso e minimizando o tempo de exposição às situações de vulnerabilidade social e o risco de cooptação pelo crime. 

A professora Cátia Fonseca, 29, que levou os alunos para participar de jogos e atividades esportivas fez questão de ressaltar os benefícios do programa. "O resultado deste projeto a gente vê no dia a dia, no desempenho dos alunos em sala de aula. Uma mudança positiva que tem contribuído para a comunidade crescer de forma cidadã". 

A cerimônia reuniu o secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o titular do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, o prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri, o coordenador do RS na Paz, delegado Carlos Sant'Ana, vereadores, outras autoridades e a comunidade na Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha. 

Texto: Nilton Schüler
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...