Powered By Blogger

sexta-feira, julho 19, 2013

Penitenciária de Arroio dos Ratos qualifica apenados com o programa Cozinha Brasil

18 de Julho de 2013
Foram abordados tópicos como limpeza, manipulação e conservação de alimentos, nutrição saudável
Foram abordados tópicos como limpeza, manipulação e conservação de alimentos, nutrição saudável
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (Pear), capacita 30 detentos no programa Cozinha Brasil. O curso, que se iniciou na segunda-feira (15), termina nesta quinta-feira (18), tem carga horária de 10 horas. 

Em quatro dias de aula, ministradas pela nutricionista do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Lisandra da Rosa, foram abordados tópicos como limpeza, manipulação e conservação de alimentos, nutrição saudável e alimentos funcionais. As aulas práticas contaram com a elaboração de receitas que visavam o aproveitamento integral dos alimentos usados, utilizando cascas, talos e sementes. 

Na penitenciária existem três cozinhas, e todas as refeições servidas são elaboradas pelos próprios apenados. Com isso, o programa, além de promover a qualificação e certificação profissional, importantes para o tratamento penal e reinserção social, aperfeiçoou os pratos servidos na casa prisional. 

A viabilização do curso teve o apoio da direção, equipe de segurança e setor técnico da Pear, do Departamento de Tratamento Penal da Susepe (DTP) e do Sesi. Segundo a nutricionista do DTP, Cintia Toscan, "é visível a satisfação dos apenados em poder participar do projeto, tirar dúvidas e ainda degustar os pratos produzidos em aula". 

Cozinha Brasil 
Desde janeiro de 2005, o Cozinha Brasil vem promovendo a educação alimentar e valorização da renda familiar dos gaúchos, com o programa que auxilia no aproveitamento total dos alimentos. A capacitação é feita de forma gratuita, por meio da parceria do Sesi com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

Texto e foto: Assessoria de Imprensa Susepe
Edição: Redação Secom 

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...