Powered By Blogger

quinta-feira, março 08, 2012

Papel feminino na política é debatido no Seminário Internacional Mulher e Segurança Pública

08/03/2012 08:54

Momento marcantes do movimento feminista ao longo do século XX, e os desafios atuais que envolvem as questões de gênero, foram os destaques da palestra da coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Gênero, da Universidade Estadual de São Paulo, Lídia Possas, nesta quarta-feira (7). Participando do Seminário Internacional as Mulheres e a Segurança Pública, do governo estadual, a palestrantes afirmou que "as mulheres foram minimizadas na trajetória política do Brasil".

Conforme ela, "hoje vivemos um momento histórico ao eleger uma presidente, mas a porcentagem de mulheres na política brasileira ainda é pequena, existe um deficit desse representatividade". De acordo com Lídia, os países nórdicos possuem a maior parcela de representação feminina na política, 42%, já na América Latina o índice cai para 22%.

Características culturais
O conceito de empoderamento é muito utilizado nas discussões de gênero, mas, para Lídia, tudo depende das características culturais do país, e precisa ser compreendido em três diferentes formas. "Poder dentro, quando as mulheres têm capacidade de articular suas aspirações e estratégias de mudança. Poder para, que é a habilidade para desenvolver estratégias de acesso às suas aspirações traçando estratégias, e poder com, que é a capacidade das mulheres em articular seus interesses coletivos e de organização com outras mulheres e homens para alcançar as mudanças", explicou ela.

Gênero
A questão de gênero, inserida nas discussões políticas e sociais a partir do fortalecimento do movimento feminista, permitiu o rompimento do silêncio e o debate de questões inerentes ao universo feminino. "Por que ainda há necessidade que existam lutas pelas mulheres? Porque ainda buscamos igualdade no mercado de trabalho, pela garantia de vida pública e política com objetivos emancipatórios e não assistencialistas", finalizou. O debate teve a mediação da secretária estadual de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro.

Texto: Alexandra Saraiva
Foto: George Cereça
Edição: Redação da Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...