Powered By Blogger

quinta-feira, março 08, 2012

Violência de gênero em debate no Seminário Internacional Mulheres e Segurança Pública

08/03/2012 08:49

A inclusão do tema da violência contra a mulher nas agendas governamentais foi defendida pela coordenadora de programas da Organização das Nações Unidas (ONU), para o Brasil e Cone Sul, Junia Puglia, nesta quarta-feira (7), primeiro dia de palestras do Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública, em Porto Alegre. Sob o tema "Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres", o evento, promovido pela Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Políticas para Mulheres e Gabinete da Primeira Dama, teve a abertura oficial na noite de terça-feira (6) e estende-se até a próxima sexta-feira (9).

Junia falou do trabalho da instituição para a erradicação da violência contra a mulher em todo mundo, e a necessidade de inclusão do tema nas agendas dos governos. "Enquanto existir violência contra mulher, não podemos falar em sociedade democrática e de convivência. É essencial pensar a cidadania sob a perspectiva de gênero", destacou.

Como exemplo do empoderamento da mulher, que significa a autonomia individual para interagir com o meio de forma igual, Junia citou a ONG Themis, de Porto Alegre. Criada há 20 anos, tem como objetivo a mediação de conflitos, o acesso à Justiça e garantia de direitos.

Inclusão
No encerramento de sua palestra, Junia lembrou um trecho do discurso da diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet: "Não haverá desenvolvimento possível sem que as mulheres sejam incluídas em todo os processos de governança".

Após sua fala, também palestraram a professora Jussara Reis Prá, Lídia Poças e o deputado Edegar Pretto. A mediação da mesa ficou a cargo da secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado, Vera Spolidoro.

O Seminário, que terá novos debates nesta tarde, está sendo realizado no Auditório do Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, no centro da Capital).

Texto: Alexandra Saraiva
Edição: Redação da Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...