Powered By Blogger

sexta-feira, abril 17, 2015

Expo Segurança é lançada em Feira de Santana



Autor: Ascom/Kelly Hosana

Expo Segurança é lançada em Feira de Santana







Os moradores da região de Feira de Santana já podem visitar, a partir desta quinta-feira (16),
 a Expo Segurança, mostra que apresenta a estrutura montada pela Secretaria da Segurança Pública em grandes eventos, a exemplo da Micareta da cidade, que acontece este ano, entre os dias 23 e 26 de abril. Até sábado (18), todo o aparato policial utilizado na festa estará nas principais praças do Shopping Boulevard, localizado no bairro Caseb.
Lançado na manhã desta quinta-feira (16), o evento já surpreendeu quem passou pela entrada principal deste centro de compras, onde estão fixados os estandes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica, e pela Praça de Eventos, com a presença de ninchos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
“Quando a gente vê tanta coisa legal e importante relacionada às atividades policias, dá até vontade de ser policial”, disse o pedreiro Diego Freire, 23 anos, sem esconder o entusiasmo ao observar o Irobot, robô empregado pelo Batalhão de Choque da PM para manusear bombas.  “Só vi desses nos filmes e aqui”, confessou.
Já seu colega, Josuel Souza, 19, ficou impressionado com a diversidade do trabalho policial, ao  ouvir um pouco mais sobre o meio ambiente, no estande da Companhia Especializada de Polícia Ambiental. “Sou feirante e muito ligado às coisas da natureza. O cuidado da polícia com esta área é, para mim, novidade”, afirmou.
Ao lado dos filhos, a técnica em enfermagem Simone da Silva Souza se interessou pelas técnicas e equipamentos de salvamento apresentados pelo Corpo de Bombeiros. “Isto também chamou mais atenção das crianças, acho que por conta de se tratar de salvamento de vidas”, opinou.
No estande do DPT, peritos mostraram equipamentos que identificam cédulas e cartões de crédito falsificados, além de apresentarem maletas usadas nos locais onde ocorreram os delitos, para captação de vestígios deixados pelos criminosos. O Ramam, aparelho que identifica rapidamente drogas, e a Luz Forense, que reconhece vestígios não visualizados a olho nu, também foram exibidos como itens indispensáveis para a agilidade na elucidação dos crimes.
A Polícia Civil atraiu os olhares do público, com os equipamentos de primeira linha empregados pela Coordenadoria de Operações Especiais. Os Batalhões de Polícia Rodoviária e de Choque e o Grupamento Aéreo da PM também participam da exposição, sucesso na primeira edição realizada em Salvador, às vésperas do Carnaval/2015.
Para o major Arnaldo Neto, diretor de Planejamento Integrado da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), um dos organizadores da mostra, a iniciativa dá uma demonstração de como a polícia baiana está preparada para receber grandes multidões (experiência adquirida ao longo dos anos com o trabalho no carnaval), além de apresentar a tecnologia policial, um dos principais legados da Copa do Mundo. “A expectativa da SSP é de que a exposição chegue a outras cidades, havendo grandes possibilidades de que o próximo  evento ocorra em  Itabuna”, adiantou.
Em Feira de Santana, a exposição segue nesta sexta-feira (17), com atividades nas dependências do Shopping Boulevard. Já no sábado (18), está prevista uma série de atividades ao ar livre, no Estacionamento 3, como demonstrações de salvamentos realizados pelo Corpo de Bombeiros, inclusive os que demandam a utilização de rappel para resgate de vítimas.
Um helicóptero do Graer também estará no local, assim como o “Caveirão”,  veículo blindado do Batalhão de Choque da Polícia Militar empregado em missões especiais e de grande perigo. A Delegacia Móvel, que vai facilitar o registro de ocorrências durante a festa, ficará aberta à visitação.
Utilizado no monitoramento de grandes áreas, a Plataforma de Observação Elevada (POE), veículo  cercado de câmeras suspensas, contendo equipamentos que permitem o acompanhamento em tempo real a uma determinada distância e usado pela primeira vez na Copa das Confederações, também estará disponível na Micareta de Feira.

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...