Powered By Blogger

sexta-feira, maio 31, 2013

Equipamento de alta tecnologia da polícia permite identificação noturna a longa distância

31 de Maio de 2013 
O imageador térmico capta imagens por meio do calor dos corpos
O imageador térmico capta imagens por meio do calor dos corpos
De dentro de um helicóptero, policiais localizam um suspeito escondido em uma região montanhosa à noite. A situação, que poderia descrever uma cena de filme, expressa uma dificuldade agora transponível para a polícia gaúcha, graças a chegada do imageador térmico, equipamento que capta imagens por meio do calor dos corpos. 

Com tecnologia única no País, o Sensor Eletro-Ótico e Infravermelho (Electro-Optical and Infrared System - EO/IR), entregue pelo Ministério da Justiça neste mês, reúne um sistema que permite identificação imediata a longa distância - com alcance superior a 50 quilômetros, em operações diurnas e noturnas e em imagens com alta definição. Também contém sistemas de mapas digitais, de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real, integrados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

"É uma tecnologia única porque reúne três sistemas diferentes, enquanto que o equipamento utilizado no Rio de Janeiro, por exemplo, tem um sistema só", explica o Comandante do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, tenente coronel Carlos Alberto Selistre. 

O equipamento, que veio com objetivo inicial de reforçar a segurança durante a Copa 2014 - e ficará no Estado após o megaevento - começará a ser utilizado em algumas semanas e será disponibilizada para Brigada Militar e Polícia Civil. O RS foi o primeiro estado, entre as sedes da Copa, a receber o equipamento. Atualmente, dois helicópteros, um de cada instituição,estão prontos para receber o equipamento, que é acoplado junto a aeronave e contém uma câmera infravermelho para visão noturna e uma câmera tipo CCD para luz visível. Os profissionais do Estado, como operadores e mecânicos já estão sendo treinados para utilizar o imageador térmico. 

O sistema será empregado nos seguintes tipos de missões: 
• Vigilância e patrulha aérea 
• Comando e controle de operações especiais 
• Investigações e coletas de evidências 
• Apoio à perseguição e captura 
• Apoio à segurança em eventos públicos 
• Escoltas vips / transferências criminosos 
• Busca e salvamento 
• Resgate aeromédico 
• Defesa civil - apoio em calamidades 
• Monitoramento ambiental 
• Monitoramento de trânsito

Confira AQUI as imagens exclusivas do sistema de imageamento aéreo.
Texto: Anna Magagnin
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

quarta-feira, maio 29, 2013

IGP integra delegação brasileira no Encontro de Delegados da Interpol

28 de Maio de 2013 
IGP mostrará os procedimentos adotados pelo orgão em relação às vítimas do incêndio na boate Kiss
IGP mostrará os procedimentos adotados pelo orgão em relação às vítimas do incêndio na boate Kiss
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inicia nesta terça-feira (28), a sua participação no 24º Encontro do Comitê de Identificação de Vítimas de Desastres da Interpol, na cidade francesa de Lyon. O evento se estende até a próxima quinta-feira (30).
As servidoras Edméia Viana de Oliveira, papiloscopista do Departamento de Identificação, e Cecília Helena Fricke Matte, perita químico-forense da Seção de DNA do Departamento de Perícias Laboratoriais, convidadas a compor a Delegação Brasileira, vão apresentar, a convite da Interpol, todos os detalhes da atuação do IGP nos trabalhos de perícia e identificação de 234 vítimas no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, ocorrido em 27 de janeiro deste ano.
A palestra será baseada em material no qual consta, passo a passo, todas as medidas tomadas pelo IGP, desde as 04h da madrugada de 27 de janeiro quando foi acionada a perícia oficial do RS, através da Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Maria. Um vídeo revelará, através de fotos, todo o cenário da tragédia, o aspecto do local e os procedimentos adotados pelos órgãos de Segurança Pública (Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias) quanto ao recolhimento dos corpos, transporte até o Centro Municipal de Desportos, identificação de cada um deles por análise papiloscópica, coleta de sangue e urina e o atendimento aos familiares.
De acordo com o relatório, o IGP expediu 234 ofícios de confirmação de identidade, sendo seis deles com o apoio dos órgãos oficiais de Identificação de outros estados e apenas um liberado pelas autoridades do Paraguai. O trabalho destaca ainda a conclusão dos laudos toxicológicos, a partir das análises do sangue das vítimas, em percentuais, tendo em vista a concentração letal de monóxido de carbono (86,4%) e cianeto (69,8%).
Texto: Maria da Graça M. G. Kreisner
Edição: Redação Secom 

Sistema penitenciário é tema de audiência em Brasília

28 de Maio de 2013 
A ocorrência de superlotação nos presídios gaúchos já foi bem mais grave em anos anteriores e deverá ser amenizada com as obras previstas pelo governo do Estado. A declaração é do secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, que participou, nesta terça-feira (28), do segundo dia da audiência pública sobre o sistema prisional brasileiro realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. "No semiaberto, temos um déficit de 800 vagas, ao passo que projetamos 750 novas para até fevereiro do ano que vem", exemplificou, ao traçar um panorama da situação no Estado. Michels destacou a iniciativa da tornozeleira eletrônica, que também auxiliará com a superlotação. 

Outras autoridades do setor também fizeram exposições sobre o assunto, para subsidiar o STF no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 641320, pelo qual o Ministério Público do Rio Grande do Sul questiona decisão do Tribunal de Justiça do Estado, de conceder prisão domiciliar a um condenado, porque não havia vaga em estabelecimento para que cumprisse pena em regime semiaberto. 

Texto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom 

Instituto-Geral de Perícias inaugura Posto de Identificação em Panambi

28 de Maio de 2013
O posto irá facilitar procedimentos e reduzir o tempo de espera para a carteira de identidade
O posto irá facilitar procedimentos e reduzir o tempo de espera para a carteira de identidade
O Instituto-Geral de Perícias, por meio da 6ª Coordenadoria Regional de Perícias (6ª CRP/DPI) inaugurou, nessa segunda-feira (27), o Posto de Identificação na cidade de Panambi, localizada na região das missões. O novo espaço é resultado de uma parceria entre a 6ª CRP, a Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos e Prefeitura de Panambi, para facilitar procedimentos e reduzir o tempo de espera para o recebimento da carteira de identidade dos cidadãos locais e de outras pessoas que se deslocam de outros municípios. O posto desenvolve os trabalhos junto ao Escritório do Sistema Nacional de Emprego (Sine). 

Durante o treinamento para os servidores do PI - Panambi, foi desenvolvido um manual de procedimentos e de ordens de serviços relativos ao fluxo de etapas para a emissão da carteira de identidade, a fim de orientar os servidores e a comunidade sobre os procedimentos adequados de documentação inicial, deste o encaminhamento até a retirada do documento. 

Participaram da inauguração, o Secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o prefeito municipal, Miguel Schmitt-Prym, o coordenador regional da 6ª CRP, perito Filipe Molinar Machado, a chefe do PI/Panambi, Karen Teresa Mallmann Mattiazzi, a papiloscopista do PI de Ijuí, Mara Rejane da Costa Malheiros, demais autoridades do município e lideranças. 

Texto: Assessoria IGP
Foto: 6ª Coordenadoria IGP
Edição: Redação Secom 

Presídio de Santiago passa a contar com área de lazer para filhos de apenados

29 de Maio de 2013 
Objetivo é fortalecer os vínculos entre pais privados de liberdade e seus filhos
Objetivo é fortalecer os vínculos entre pais privados de liberdade e seus filhos
O Presídio Estadual de Santiago (Pesan) passa a contar, a partir do mês de junho, com um espaço recreativo para crianças e adolescentes que circulam na área prisional. Conforme o administrador da Pesan, Antônio Vieira, "a ideia é fortalecer os vínculos entre pais privados de liberdade e seus filhos, oportunizando uma atmosfera menos impactante do universo prisional", enfatiza. 

Os brinquedos foram doados pelo Conselho da Comunidade, Poder Judiciário e administração da casa prisional. "O aproveitamento do tempo da visita para educação e manutenção do laço afetivo foram debatidos em encontro com apenados", disse Vieira. As técnicas penitenciárias, psicóloga Caroline Machado e assistente social Luciana Pereira trabalharam no projeto de criação do espaço. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom 

terça-feira, maio 28, 2013

Superintendência dos Serviços Penitenciários promove oficinas para detentas de Guaíba

27 de Maio de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiaraju assinaram, nesta segunda- feira (27), termo de ajuste para promover oficinas de criações artísticas para 20 detentas da Penitenciária Feminina de Guaíba. 

O titular da Susepe, Gelson Treiesleben, ressalta que os trabalhos iniciam já no mês de junho, com palestras para as detentas com o objetivo de incentivar a participação na oficina. Segundo ele, as atividades iniciarão na segunda quinzena de junho e se estenderão até outubro. 

A diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Sandra Eunice Fonseca, salientou que há, ainda, a previsão de realizar exposição pública dos trabalhos realizados, além de documentário da realização das oficinas. Ela enfatiza que o projeto está alinhado com o fortalecimento da dignidade das pessoas, mediante a prática de atividades de expressão artística. 

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom

Projeto Aluno Cidadão é lançado na Restinga

27 de Maio de 2013 
Público-alvo são crianças e adolescentes de 6 a 14 anos
Público-alvo são crianças e adolescentes de 6 a 14 anos
A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Programa RS na PAZ, lançou, nesta segunda-feira (27), o Programa Aluno Cidadão, no bairro Restinga, em Porto Alegre. Trata-se de um programa de educação desenvolvido como ação transversal entre a 1ª Companhia do 21º Batalhão da Brigada Militar, as secretarias de Educação Municipal e Estadual e o RS na PAZ. O público-alvo são crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais e municipais, localizadas no Território de Paz da Restinga. 

Durante o evento, o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, destacou a importância da realização desse trabalho com a comunidade. "Segurança Pública também é trabalhar de forma integrada. O Estado, com o apoio da comunidade, tem que alcançar resultados positivos nesse trabalho destinado às crianças", disse. 

A iniciativa oferece um programa de educação com duração de 120 horas/aula, que podem ser desenvolvidas como atividade de classe em turno regular ou extra-classe. O Aluno Cidadão disponibiliza os materiais para que os professores desenvolvam o trabalho em sala de aula. Além disso, o programa proporciona para a comunidade oficinas voltadas à cidadania. 

Texto e foto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom 

sexta-feira, maio 24, 2013

BM propõe criação de veículo adaptado à polícia para reduzir custos ao Estado

24 de Maio de 2013 
Durante o encontro, a BM pode conhecer os novos modelos criados pela General Motors
Durante o encontro, a BM pode conhecer os novos modelos criados pela General Motors
O Comando-Geral da Brigada Militar esteve reunido com a direção da General Motors do Brasil, nessa quinta-feira (23), para propor a criação de um veículo adaptado à função policial. Para isso, serão realizados estudos conjuntos à elaboração do protótipo.

O titular da BM, Fábio Duarte Fernandes, destacou que um carro adaptado iria diminuir os custos ao Executivo. "Já debatemos a ideia no Conselho Superior da Brigada, e acreditamos que um veículo adaptado ao nosso trabalho e que preserve as características da instituição, traga mais economia para o Governo e maiores benefícios aos nossos profissionais e sociedade". 

Os representantes da General Motors acolheram a proposta e fizeram questão de lembrar como foram bem acolhidos pelo Estado e a satisfação em estar no Rio Grande do Sul. "Os gaúchos manifestam orgulho de trabalhar na GM e, com a ampliação do expediente para o terceiro turno, já temos pais trazendo seus filhos e esposas para trabalhar aqui, temos orgulho desse povo", afirmou o diretor de operações da empresa Camilo Ballesti. 

Participaram da reunião o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes; o subcomandante-geral, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, e o chefe do Estado-Maior, coronel Alfeu Freitas Moreira, além do gerente de relações governamentais da GM no RS, Daniela Kraeme, e o diretor da fábrica de Gravataí, Camilo Ballesti. 

General Motors A General Motors do Brasil, no município de Gravataí, é considerada uma das fábricas mais modernas e produtivas de todo o Hemisfério Sul. A fábrica está completando 13 anos desde sua instalação no Rio Grande do Sul, e possui hoje cerca de 12 mil funcionários que auxiliam de diversas formas na produção diária de 1,3 mil carros. 

Situada em um parque junto a outras 19 empresas, que fornecem componentes e sistemas para o processo produtivo da GM - os chamados "sistemistas" -, a fábrica integra o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), modelo de operação fabril para diversas companhias em todo o mundo, em especial, a cadeia automotiva.

Texto e foto: Sacha Rochele
Edição: Redação Secom

quinta-feira, maio 23, 2013

Governo entrega 39 viaturas à Brigada Militar


22 de Maio de 2013 
Solenidade de Entrega de Viaturas do Projeto de Policiamento Comunitário
Solenidade de Entrega de Viaturas do Projeto de Policiamento Comunitário
Com o objetivo de ampliar as ações de segurança pública, o governador Tarso Genro entregou nesta quarta-feira (22), no Palácio Piratini, 39 viaturas à Brigada Militar. Municípios da Região Metropolitana, Serra e Planalto receberam a maioria dos veículos que serão utilizados no policiamento comunitário. 

Vinte e cinco veículos foram destinados à BM de Canoas, Caxias do Sul, Esteio e Passo Fundo - além de Campo Bom, Cruz Alta e Sapucaia do Sul, que vão adotar esta modalidade de policiamento. O restante das viaturas (14) será empregado no policiamento ostensivo e no treinamento de policiais. 

Com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp) - liberados por meio da Participação Popular e Cidadã - e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o investimento totaliza R$ 1,5 milhão. Acompanhado de prefeitos e de policiais militares no Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini, o governador destacou a consolidação de programas como os Territórios de Paz em áreas que contabilizavam altos índices de criminalidade. 

Tarso afirmou que a presença dos policiais militares nessas regiões aproxima a comunidade da polícia. "Com o policiamento comunitário, alocamos policiais fixos em uma determinada região. Eles estabelecem uma relação direta com a comunidade, recebem treinamento e aparelhamento especial para fazer o combate à criminalidade e ajudar nos programas sociais da região". 

O governador disse que o trabalho conjunto com as prefeituras permite reforçar as ações na segurança pública. "Este evento caracteriza plenamente o Pronasci, com a entrega de viaturas para o policiamento comunitário, a presença dos prefeitos, que são fundamentais num projeto de segurança pública decente, e a qualificação em geral da BM, que tem um papel chave na segurança pública do Estado". 

Preparação 
Secretário de Segurança Pública, Airton Michels explicou que os profissionais escolhidos para trabalhar com policiamento comunitário têm uma preparação diferenciada. Além de ampliar os núcleos de policiamento no Estado, Michels afirmou que o objetivo é integrar a polícia e o cidadão. "Esta harmonia entre o policiamento e a comunidade seguramente é um dos itens mais importantes para que se tenha bons resultados em segurança pública". 

Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa lembrou que a cidade foi uma das primeiras a implantar o projeto-piloto no Estado. "A importância do policiamento comunitário está em fixar o policial militar no território em que ele vai se encarregar de dar proteção". Contemplada com quatro viaturas, a BM local conta com dez núcleos. Os agentes de segurança que realizam o policiamento comunitário recebem uma ajuda de custo da prefeitura para custear o aluguel. 

Instalado há 13 anos em Esteio, no bairro Três Marias, o comerciante Adécio Smaniotto afirmou que quase desistiu do negócio, mas a presença da Brigada Militar na região reduziu os índices de criminalidade. "Nos unimos com a BM e a prefeitura, e agora está cada vez melhor, diminuiu muito a criminalidade. Podemos trabalhar tranquilos, pois chegamos pela manhã, abrimos as portas e nos sentimos tranquilos. Não tínhamos isso antes", afirmou. 

Municípios contemplados com viaturas 
Recursos do Fesp - Participação Popular e Cidadã 
25 Ford Fiesta para policiamento comunitário - R$ 997,5 mil, sendo uma viatura para cada núcleo
Campo Bom - duas (em implantação) 
Canoas -11 
Caxias do Sul - quatro 
Cruz Alta - duas (em implantação) 
Passo Fundo - duas 
Sapucaia do Sul - duas (em implantação) 
Esteio - duas 
Igrejinha - uma caminhonete (policiamento ostensivo) R$ 102 mil 

Recursos da Senasp - Ministério da Justiça 
6 Renault Logan para Escola de Formação de Soldados em Montenegro - R$ 190,7 mil 
7 Ford Fiesta para Academia de Polícia Militar em Porto Alegre - R$ 223,02 mil 

Total: 39 viaturas - R$ 1,5 milhão 

Texto: Felipe Samuel
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Seminário internacional apresenta soluções tecnológicas para segurança pública


22 de Maio de 2013 
Soluções tecnológicas para a segurança pública,— tanto em relação à Copa de 2014 como ao cotidiano das cidades,— são o tema da terceira edição do Seminário TIC na Segurança Pública RS. Uma realização conjunta entre a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o evento acontece nos dias 28 e 29 de maio, no Sheraton Hotel, em Porto Alegre. 

Neste ano, haverá participação de palestrantes internacionais, como o responsável pela implantação dos centros de controle de segurança de Nova York, Chuck Dodson. Também estarão presentes o superintendente de Polícia da Bélgica, Luc Borlon, e o diretor da Divisão de Sistemas da Informação do Ministério do Interior do Uruguai, Edgardo Viojo.
Entre os painéis previstos para os dois dias do encontro, estão: Identificação Biométrica - Soluções Integradas para Segurança Pública; Mobilidade Urbana e Segurança: Case de Sucesso em Londres; Aplicações de TI para a Segurança Pública: A Visão dos Bancos; Segurança Pública para Grandes Eventos; Coleta e validação de provas na Investigação Policial (computação em núvem para Aplicação de Segurança); Presídios Inteligentes - – Soluções de Telecomunicações e Mobilidade para Segurança Pública, Centro de Reinserção Social; Tecnologias e Aplicações para Cidades Seguras –- Cercamento Eletrônico. 

O público-alvo do evento são as secretarias de segurança pública de todos os estados, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, executivos de empresas públicas e privadas de vários estados brasileiros; gestores de TIC das cidades-sede da Copa 2014, além de representantes do Ministério dos Esportes, Casa Civil, Ministério da Justiça, entre outros. 

As inscrições para participar do seminário podem ser feitas pelo sitewww.networkeventos.com.br. Informações pelo telefone (21) 3325.6200.
Texto: Eurivan de Melo Barbosa
Edição: Redação Secom

Servidores participam de oficina de conservação e classificação de documentos


22 de Maio de 2013 
Servidores assistiram a oficina e participaram de atividades práticas de conservação e classificação de documentos
Servidores assistiram a oficina e participaram de atividades práticas de conservação e classificação de documentos
A Seção de Protocolo e Arquivo da Secretaria Estadual da Segurança Pública promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), a oficina Conservação e classificação de documentos. Servidores de diversos setores participaram da qualificação.
O servidor Davenir da Silveira Viganon, que ministrou a oficina, propôs atividades práticas sobre os métodos e os processos para descartar, organizar e preservar os documentos, de acordo com o decreto do governo estadual de 2010. Segundo Davenir, esse encontro é importante para os servidores se adequarem ao Plano de Classificação de Documentos (PCD) e a Tabela de Temporalidade de Documentos (TDD) do decreto. “Isso auxilia na racionalização e facilita para uma pesquisa futura nos documentos”, diz ele.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação da SSP

CRM doa veículo para reforço da Patrulha Maria da Penha em Charqueadas


23 de Maio de 2013 
Presidente da CRM, Elifas Simas, fez a entrega do carro ao comando do 28º BPM, de Charqueadas
Presidente da CRM, Elifas Simas, fez a entrega do carro ao comando do 28º BPM, de Charqueadas
A Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar (BM), recebeu, nesta quinta-feira (23),o reforço de um veículo doado pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM) para atuar no município de Charqueadas. 

Em cerimônia realizada no Comando Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, o presidente da CRM, Elifas Simas, oficializou a entrega do automóvel, modelo Zafira Elite 2005, ao Subcomandante Geral, coronel Silanus Mello. Em seu pronunciamento, o presidente ressaltou que a ação integra os esforços da CRM em dar retorno social às comunidades onde está inserida. "Estamos à disposição para contribuir no fortalecimento das ações realizadas pelo Projeto Patrulha Maria da Penha. Somos parceiros da BM e atenderemos às necessidades sempre que houver disponibilidade de veículos", afirmou Elifas Simas. 

Responsável pela iniciativa, o diretor Administrativo da CRM, Marcio Cairuga, saudou a memória da ex-secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Márcia Santana, que iniciou o processo de implantação da Patrulha Maria da Penha na Região Carbonífera do Baixo Jacuí, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.
Ao relatar os altos índices de violência domestica em Charqueadas, Cairuga reforçou que o automóvel será um importante instrumento na segurança para as famílias da região. "Ao fortalecer as patrulhas, fortalecemos também a confiança da população na BM e garantimos maior segurança às mulheres atendidas", disse. 

Representando a Secretaria de Segurança, a chefe de Gabinete da Pasta, Raquel Arruda, afirmou que o projeto Patrulha Maria da Penha é considerado referência nacional e vem obtendo excelentes resultados. Conforme ela, a Região Carbonífera deverá contar com a instalação do programa em diversos municípios. 

Também participaram do ato a tenente-coronel Nádia Gerhard, comandante do 19º BPM e responsável pela Patrulha Maria da Penha no Estado, além do major José Renato Romano dos Santos, do 28º BPM, de Charqueadas. 

Sobre a patrulha 
A Patrulha Maria da Penha foi criada para oferecer acompanhamento às vítimas que solicitam medidas protetivas da Justiça e garantir efetividade no cumprimento da Lei Maria da Penha. O projeto, pioneiro no país, está sendo apresentado em Brasília como exemplo de sucesso. Além de acompanhamento com visitas programadas, a patrulha contribui com a redução de ocorrências por coibir os agressores e encorajar as denúncias.
Texto e foto: Leonardo Nunes
Edição: Redação Secom

IGP recebe equipamentos para a seção de perícias ambientais doados pelo Ministério Público do RS


22 de Maio de 2013 
Ato do MP consolida relação de parceria com as instituições, diz Michels
Ato do MP consolida relação de parceria com as instituições, diz Michels
Na presença do Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) recebeu nesta terça-feira (21), vários equipamentos para a Seção de Perícias Ambientais do Departamento de Criminalística (DC). Eles foram doados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, em solenidade realizada em frente à sede da instituição (Av. Princesa Isabel, 1056, em Porto Alegre). 

O Secretário Airton Michels salientou que "o ato singelo do MP consolida uma relação de parceria com as instituições". Afirmou a importância dos peritos na segurança pública e informou que o governador Tarso Genro obteve em Brasília recursos na ordem de R$ 40 milhões, sendo R$ 15 milhões a serem empregados em um novo prédio e R$ 25 milhões para a compra de equipamentos para o Instituto-Geral de Perícias. 

A cerimônia contou com a presença do Diretor-Geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, do promotor da 1ª Promotoria de Defesa do Meio-Ambiente, Alexandre Saltz, da Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias do MP, Josiane Camejo, da Procuradora da Shell, Aline Bonotto Hoffmann Paim, do Diretor do Departamento de Criminalística, Antônio Pedro da Luz Figini, do Chefe da Divisão de Perícias Ambientais, Pedro Bittencourt, e do Diretor Administrativo do IGP, Rodrigo Leffa Vieira. 

Integram o conjunto de equipamentos: um veículo modelo Duster Dynamique 1.6 16V, marca Renault, ano 2012/2013, cor branca; um receptor GPS Geodésico cadastral, marca Ashtech modelo Pro Mark 3, inclusos todos os acessórios para utilização; seis computadores marca Dell, optiplex 3010 Desktop Standard PSU e acessórios; um medidor multiparâmetro, modelo pcd 650 Marca Oakton; um sinalizador luminoso para viatura marca Rontan com lâmpada incandescente de 21 W na cor rubi; uma unidade de adesivo reflexivo, marca Oracal, série 651; uma unidade de fotômetro Nova ‘60'; uma unidade de Termoreator TR 620 Merck; uma unidade de Oxitop IS 6 WTW sistema completo; três kits Spectroquant DQO; duas duplas de kits spectroquant nitrogênio total com especificações diferentes; doze kits spectroquant para fosfato, cianeto, cromo, níquel, zinco, sulfeto, amônia, nitrato e chumbo com diversas especificações; 2 kits SPECTROQUANT CRACK-SET para digestão com certificado rastreável; duas caixas de MILLEX HV UNID FILT MEMB. Pvdf diam. 33 mm poro 0,45 um não estéril; seis embalagens de amostrador para contagem de coliformes caixa com 25 unidades Millipore e duas unidades transferpette, com especificações diversas. 

Os materiais foram doados por empresas orientadas e sob supervisão do Ministério Público Estadual. 

Texto: Assessoria de Comunicação Social / IGP
Edição: Redação Secom

Brigada Militar faz apreensão de 326 munições em Porto Alegre

Maio de 2013 
O 21º Batalhão da Polícia Militar realizou, nesta terça-feira (20), a apreensão de 326 projéteis de munição calibre 5.56 milímetros. A ação ocorreu em uma casa onde usuários de drogas se reuniam, localizada na Avenida João Antônio da Silveira, bairro Restinga.
Segundo o comandante do 21º BPM, tenente-coronel Amorin, haviam sido apreendidas, de janeiro a abril desse ano, 600 munições. “O objetivo dessas ações é diminuir o homicídio nessas localidades.” 
Texto: Andreza Fiuza

Governo entrega viaturas para Policiamento Comunitário em nove municípios


Maio de 2013
O Governo do Estado entrega 39 viaturas para a Brigada Militar nesta quarta-feira (22). A solenidade será às 14h30 no Palácio Piratini. Deste total, 25 serão distribuídas para as atividades de Policiamento Comunitário em Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. Igrejinha, Montenegro e Porto Alegre também receberão veículos. O investimento é de R$ 1.513.314,00, provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp) e liberados por meio da Participação Popular e Cidadã, instrumento pelo qual as comunidades elegem as prioridades do Orçamento estadual para suas regiões.
Texto: Assessoria SSP
Edição: Redação Secom

Segurança do RS realiza oficina de prevenção à violência na Lomba do Pinheiro


Maio de 2013 
Objetivo é reduzir a criminalidade com diminuição da vulnerabilidade
Objetivo é reduzir a criminalidade com diminuição da vulnerabilidade
A Secretaria da Segurança Pública, por meio do programa RS na PAZ, realizou, nesta terça-feira (21), a Oficina de Alinhamento das Ações Sociais de Prevenção à Violência, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. O objetivo do evento é incentivar a troca de informações e promover debates sobre ações sociais na redução da criminalidade, da violência e da vulnerabilidade juvenil nos Territórios de Paz. Além disso, promovem o diálogo permanente entre as secretarias de Estado, as instituições policiais e as redes de proteção social locais. 
Na abertura do evento, o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, destacou a importância de fortalecer esse projeto para o Estado. "É um espaço construído de forma transversal com as instituições para empoderar a comunidade na resolução das suas próprias demandas", disse. 
Para o coordenador do programa RS na PAZ, delegado Carlos Roberto Sant'Ana, o objetivo dessas oficinas, em que as secretarias apresentam seus projetos para uma discussão com a comunidade, é reduzir a criminalidade por meio da diminuição da vulnerabilidade. 
As oficinas ocorrerão também nos Territórios de Paz Santa Tereza, Restinga e Rubem Berta. 

Texto e foto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom

terça-feira, maio 21, 2013

Programa Gaúcho de Microcrédito libera R$ 4,4 milhões no âmbito do RS na Paz


20 de Maio de 2013 
O Programa Gaúcho de Microcrédito já liberou recursos no valor de R$ 4,4 milhões, o equivalente a 690 operações de crédito efetivadas, para tomadores residentes ou que exercem alguma atividade produtiva em regiões atendidas pela iniciativa do Projeto Economia Pacificadora, que atua no RS Na Paz, Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania. Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira (20), pelo secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki. 

Coordenado pela pasta, o Programa Gaúcho de Microcrédito é responsável pela operacionalização do Projeto Economia Pacificadora, que tem como finalidade fomentar o comércio nas regiões onde estão instalados os Territórios de Paz. O titular da Sesampe, Maurício Dziedricki, assinala que o objetivo do Projeto Economia Pacificadora é o combate à criminalidade por meio do investimento na geração de emprego e renda em áreas conflagradas pela violência, além de proporcionar a construção de novas perspectivas para a comunidade. 

A rede de microcrédito gaúcha concede um tipo de financiamento em que o tomador do empréstimo recebe dinheiro e assessoria técnica. São oferecidas linhas de crédito e incentivos financeiros aos moradores para potencializar a atividade comercial. 

Com condições facilitadas, com taxas de juros de 0,64% ao mês, os micro e pequenos empreendedores podem obter financiamentos que variam de R$ 100,00 a R$ 15 mil para aplicar em pequenos negócios ou investir em ampliações e reformas. Os recursos financeiros disponibilizados pelo programa são oriundos do Banrisul e garantidos pelo Fundo de Apoio à Microempresa, ao Microprodutor Rural e à Empresa de Pequeno Porte (Funamep). 

Recursos liberados Segundo o levantamento, no município de Porto Alegre, o Microcrédito no RS na Paz financiou R$ 1,830 milhão, o equivalente a 324 operações realizadas; em Canoas, totalizou créditos financiados de R$ 576 mil, em 95 operações; em Caxias do Sul, registrou um total de empréstimos no valor de R$ 1 milhão, em 132 operações de crédito; em Esteio, somou financiamentos de R$ 11,1 mil em duas operações concretizadas; em Guaíba, financiou R$ 51 mil, em 14 operações; em Novo Hamburgo, totalizou créditos de R$ 203 mil, em 23 operações; em Passo Fundo, financiou R$ 26,6 mil, em cinco operações; em Santa Cruz do Sul, liberou R$ 35 mil em cinco contratos fechados; em São Leopoldo, concedeu R$ 176 mil, em 28 operações; em Sapucaia do Sul, emprestou R$ 71 mil, em nove operações de crédito; e, em Vacaria, o programa concedeu financiamentos no valor de R$ 391,6 mil, em 53 operações contratadas. 

Texto: Assessoria Sesampe
Edição: Redação Secom

segunda-feira, maio 20, 2013

Brigada Militar de Canela recebe viatura do Sistema de Participação Popular e Cidadã


17 de Maio de 2013 
A comunidade de Canela recebe, nesta sexta-feira (17), uma viatura modelo pickup Ford Ranger destinada à Brigada Militar do município. O investimento da Secretaria da Segurança Pública, no valor de R$ 102 mil, foi definido no ano passado, em votação do orçamento, por meio do Sistema de Participação Popular e Cidadã. A entrega será às 19h, no Auditório da UCS (Rua Rodolfo Schilieper, 222, Centro). 

Após, haverá no local a primeira audiência pública regional para definir a destinação de parte do orçamento de 2014 do Governo do Estado. Os debates ocorrem nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes) até a próxima semana. 

A fase seguinte são as assembleias municipais, que já começaram em algumas cidades. Nesta etapa, que ocorre nos 497 municípios do Estado, é que se define como será o processo de votação de prioridades. Já em agosto, as regiões votam as demandas que serão atendidas em 2014.

Texto: Patricia Lemos
Edição: Redação Secom

Detentas desfilam trabalhos em passarela montada na Penitenciária Madre Pelletier


20 de Maio de 2013 
Na Penitenciária Feminina Madre Pelletier quase 80% das detentas trabalham
Na Penitenciária Feminina Madre Pelletier quase 80% das detentas trabalham
No tapete vermelho estendido no auditório da Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), em Porto Alegre, mulheres em situação de prisão desfilaram roupas, nesta sexta-feira (17), representando materiais e acessórios que envolvem suas rotinas de trabalho no regime fechado. O evento, uma parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e associações e Defensorias Públicas estaduais, é alusivo a uma campanha nacional dos Defensores Públicos, intitulada "Defensores Públicos pelo Direito de Recomeçar", que se iniciará por todo o país. 

Saquinhos de fermento, caixas de leite, fiação elétrica, placa de metal, uniformes hospitalares, garrafas pet, crochê, fuxico e o artesanato produzido diariamente nas oficinas são algumas das bases que ornamentaram as peças do desfile, que contou com a presença de empresários, defensores públicos e servidores. 

De acordo com a diretora da Penitenciária, Marília Simões, das 227 detentas que estão no local, 180 trabalham, "um índice de quase 80%", destaca. Durante evento, três apenadas receberam diploma de Conclusão do Ensino Fundamental do Núcleo do Neeja Julieta Balestro, localizado na PFMP. 

Objetivo 
Segundo a Defensoria Pública, o objetivo da campanha é divulgar a necessidade da criação de mecanismos de inserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena. Diversas ações neste sentido serão realizadas também em outras casas prisionais brasileiras. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom 

Governo prepara implantação da Patrulha Maria da Penha em Passo Fundo e Vacaria


20 de Maio de 2013 
Raquel destacou a importância das reuniões para a implantação da Patrulha
Raquel destacou a importância das reuniões para a implantação da Patrulha - Foto: Andreza Fiuza
A Secretaria da Segurança Pública realizou até esta sexta-feira (17), reuniões preparatórias para a implantação da Patrulha Maria da Penha em Passo Fundo e Vacaria. O projeto, que já atua nos Territórios de Paz de Porto Alegre - Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Restinga e Santa Tereza -, também será implantado em Caxias do Sul, Esteio e Santa Cruz do Sul. 

Segundo a chefe de gabinete da Secretaria, Raquel Gomes, que participou das reuniões nos municípios, a iniciativa é uma ação de Governo e inédita na Segurança Pública. "Temos o compromisso diário com o enfretamento à violência doméstica. É fundamental que essas vítimas tenham o acolhimento da rede de atendimento", disse. 

Para a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel Nadia Gerhard, a integração das instituições - Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Justiça - que formam a rede é muito importante para que a Patrulha funcione. A previsão é que a partir do segundo semestre as Patrulhas já estejam em funcionamento nesses municípios. 

Texto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom 

sexta-feira, maio 17, 2013

Estado é o primeiro a receber imageador térmico aéreo de alta tecnologia para a Copa


16 de Maio de 2013 
Equipamento, preso ao helicóptero, pode operar dia e noite e filmar a longa distância
Equipamento, preso ao helicóptero, pode operar dia e noite e filmar a longa distância
A segurança pública do Estado passa a contar com um equipamento inédito no Brasil: o imageador térmico aéreo, entregue nessa quinta-feira (16), no Palácio Piratini. O sistema está instalado em um helicóptero da Brigada Militar e custou R$ 7,5 milhões - verba do Ministério da Justiça destinada à Copa do Mundo. O helicóptero da Polícia Civil também está adaptado para operá-lo, quando necessário. O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil a recebê-lo. "A Secretaria da Segurança Pública tem uma relação estreita com o governo federal, principalmente por estar cumprindo todos os prazos em relação à Copa", ressaltou o secretário da Segurança Pública Airton Michels.

O comandante-geral da Brigada Militar no Estado, coronel Fábio Duarte Fernandes, lembrou que o investimento qualifica ainda mais a segurança pública. "Começamos nessa semana o policiamento ostensivo aéreo no Rio Grande do Sul. Cada aeronave equivale a 35 guarnições motorizadas", detalhou. O representante do Ministério da Justiça, diretor de operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), José Monteiro Gomes Filho, elogiou a segurança pública do RS. "O Estado é modelo para todo país na questão da integração das forças da segurança. Além disso, por estar cumprindo os prazos, é o primeiro a receber o imageador". 

Características 
O equipamento tem capacidade de operação diurna e noturna e filmagem a longa distância. À noite, as imagens são captadas por meio do calor dos corpos, sendo possível identificar pessoas, por exemplo. Também contém sistemas de mapas digitais, de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real, integrados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Nos próximos meses, servidores da segurança pública participarão de cursos sobre como operá-lo. 

O Sensor Eletro-Ótico e Infravermelho (Electro-Optical and Infrared System - EO/IR), também conhecido como imageador térmico, fica na parte externa da aeronave e contém uma câmera infravermelho para visão noturna e uma câmera tipo CCD para luz visível. Além de imagens em alta definição, os sensores têm teleobjetivas de - a imagem não fica tremida. 

O sistema permite, por exemplo, a leitura da placa de um veículo a cerca 750 metros de distância. As imagens da câmera e as informações dos mapas podem ainda ser transmitidas para o solo em tempo real, por meio de um sistema com alcance superior a 50 quilômetros. Desta forma, o Ciosp pode acompanhar e planejar toda a operação com recurso de imagens aéreas ao vivo e localização geográfica em mapas digitais. O equipamento pode operar a altura de vôo superior a 1.500 metros, tanto à noite, quanto de dia, com capacidade de visualizar pessoas a uma distância de até 10 quilômetros.

O sistema será um importante recurso a ser empregado nos seguintes tipos de missões: 

• Vigilância e patrulha aérea 
• Comando e controle de operações especiais 
• Investigações e coletas de evidências 
• Apoio à perseguição e captura 
• Apoio à segurança em eventos públicos 
• Escoltas vips / transferências criminosos 
• Busca e salvamento 
• Resgate aeromédico 
• Defesa civil - apoio em calamidades 
• Monitoramento ambiental 
• Monitoramento de trânsito 


Texto: Patrícia Lemos
Foto: Divulgação SSP
Edição: Redação Secom 

Departamento de Identificação estreia novos kits no Projeto Ação Global


16 de Maio de 2013 
Uma equipe de 14 servidores estará à disposição para encaminhar 300 carteiras de identidade
Uma equipe de 14 servidores estará à disposição para encaminhar 300 carteiras de identidade
O Departamento de Identificação (DI) do Instituto-Geral de Perícias (IGP) utilizará pela primeira vez os 12 novos kits móveis de emissão de carteiras de identidade na edição gaúcha do Projeto Ação Nacional, neste sábado (18), no Parque Municipal de Eventos Almiro Grins, Rua Arlindo Géis, s/nº, das 9h às 17 h, no município de Igrejinha. Uma equipe de 14 servidores estará à disposição das 9h às 17h para encaminhar 300 carteiras de identidade. 

Os novos kits móveis são compostos por notebook, mouse, câmera digital, tripé p/câmera, sensor biométrico (captura das impressões digitais), pad p/assinatura (captura da assinatura), impressora, nobreak, painel reflexivo móvel, que evita que as fotos apresentem sombras ou distorções na tonalidade da pele e feições do rosto e o sistema de captura. 

O atendimento será on-line, agilizando o atendimento e o prazo de entrega das carteiras do Evento. O evento é uma parceria da Globo com o Sesi e acontecerá em 28 cidades do País.

Texto: Maria da Graça Kreisner
Foto: Divulgação IGP
Edição: Redação Secom

Apenadas expõem trabalhos em evento alusivo ao Dia da Defensoria Pública na Capital


16 de Maio de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em parceria com associações e defensorias Públicas estaduais realizará, nesta sexta-feira (17), o lançamento da campanha nacional "Defensores Públicos pelo Direito de Recomeçar", na Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), em Porto Alegre. No evento haverá exposição dos trabalhos produzidos pelas mulheres em situação de prisão. Além disso, está previsto também um desfile de moda. 

O objetivo da campanha é divulgar a necessidade da criação de mecanismos de inserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena. Saquinhos de fermento, caixas de leite, fiação elétrica e o artesanato produzido diariamente nas oficinas são algumas das bases para criar vestidos, que serão desfilados pelas próprias mulheres. 
Defensores de todos os Estados vão oferecer também workshops para os presos, com o objetivo de formar lideranças comunitárias para disseminar conhecimento e atuar após a saída da casa prisional. Eles atuarão como multiplicadores de informações sobre acesso à Justiça. 

De acordo com a diretora da PFMP, Marília Simões, no Presídio Feminino Madre Pelletier, há 227 detentas, das quais 180 trabalham, "um índice de quase 80%", destaca. 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

quinta-feira, maio 16, 2013

Susepe realiza ações pelo Dia de Luta Antimanicomial


16 de Maio de 2013 
Evento realiza oficinas, intervenções culturais e palestras para os pacientes
Evento realiza oficinas, intervenções culturais e palestras para os pacientes
Começou nesta quarta-feira (15), no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), a Semana da Luta Antimanicomial. Promovida pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Escola dos Serviços Penitenciários e IPF, localizado na Bento Gonçalves, 2850, na Capital. A programação acontece até 18 de maio - ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 

Com o tema "A Luta Antimanicomial e o Manicômio Judiciário: Desafios, Conquistas e Impasses", o encontro visa debater a desinstitucionalização dos manicômios a fim de promover a saúde mental por meio da inclusão desses indivíduos na sociedade. 
Conforme o superintendente adjunto, Mário Pelz, a atenção à saúde mental no Brasil teve avanços nos últimos anos, que possibilitou a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de doenças mentais, bem como, facilitando o seu ingresso na sociedade. "O RS precisa superar alguns impasses para submeter nossos pacientes às condições de tratamentos aos quais, efetivamente, necessitam, que é o ambulatorial", destaca Pelz. 

Atividades 

A programação do evento conta com oficinas, intervenções culturais para os pacientes e debate. De acordo com a diretora do IPF, psicóloga Magda Pires, "O Dia de Luta Antimanicomial faz parte da reforma psiquiátrica e é um momento para integração e intercâmbio entre usuários e profissionais". 

Dia da Luta 
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

A mesa de abertura do evento contou com a presença da promotora de Justiça, Cynthia Japur, representante da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), Amanda Magalhães, Sandra Fagundes, da Secretaria Estadual de Saúde e demais profissionais da Susepe. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Tornozeleiras eletrônicas passam a monitorar parte do apenados do semiaberto no RS


16 de Maio de 2013
Secretaria da Segurança Pública apresenta tornozeleiras eletrônicas.
Secretaria da Segurança Pública apresenta tornozeleiras eletrônicas. - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
O Programa de Monitoramento Eletrônico de Sentenciados e/ou Provisórios - Tornozeleiras Eletrônicas foi apresentado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), na tarde dessa quarta-feira (15), no Palácio Piratini. Parte dos sentenciados do sistema prisional semiaberto do Rio Grande do Sul usará o equipamento a partir das próximas semanas. 

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) irá monitorar, inicialmente, cerca de 60 apenados de Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Viamão, durante as 24 horas do dia. O começo depende da liberação da Vara de Execuções Criminais. 

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou o valor das tornozeleiras - um terço mais baratas que a média nacional - e enfatizou que este não será apenas um equipamento, mas que o preso terá uma rede de atendimento. "Haverá visitas de psicólogos e assistentes sociais em casa. É mais um sistema de execução penal que se beneficia da tecnologia para diminuir a superlotação, promover a segurança da população e a ressocialização do preso", disse. 

Michels afirmou, ainda, que a intenção é que o Rio Grande do Sul seja modelo prisional para a América Latina. O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, destacou o ato como "mais uma ação do Governo, que tem a segurança pública como prioridade". O titular da Susepe, Gelson Triesleben, avaliou o sistema como mais um importante instrumento de segurança pública. "Teremos o real controle dos presos que estão na rua se valendo da condição de estar trabalhando para cometerem novos delitos". 

Programa 
Com a tornozeleira, o monitorado não ocupará a vaga no sistema prisional, já que dormirá em casa. O programa é personalizado para cada um e vai delimitar a rota e o tempo necessário para percorrê-la, determinando horários para chegar e sair do trabalho e de casa. Se houver tentativa de rompimento do equipamento ou fuga da rota, por exemplo, um alerta será acionado na Central de Monitoramento da Susepe, via internet. 

Os sentenciados devem se enquadrar em critérios como adesão voluntária, estar trabalhando, ter residência fixa e boa disciplina. Após o preso assinar o documento concordando, a autorização depende do deferimento da Vara de Execuções Criminais. 

Custo 
O custo ao Estado é de R$ 260,00 por mês para cada apenado. No regime tradicional, o valor é, em média, R$ 900,00. O investimento para 2013 é de R$ 2,5 milhões, e a intenção é que, até o final do ano, mil tornozeleiras sejam implantadas. O programa é uma parceria entre Susepe, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Secretaria da Segurança Pública. 

Tornozeleira Feita em borracha, com fibra ótica por dentro, mede 9 cm de largura e tem uma bateria acoplada, com carga de 24 horas de duração. Quando a bateria estiver no fim, a tornozeleira vibrará. O próprio monitorado terá obrigação de recarregá-la na luz diariamente. Os equipamentos foram adquiridos em regime de comodato (espécie de aluguel). 

Monitoramento 
Cada preso terá sua rota monitorada entre a casa e o local de trabalho, com o cálculo de tempo máximo para o deslocamento. Dependendo do tipo de crime que cometeu, haverá áreas de exclusão do trajeto, de onde não poderá se aproximar. Como exemplo, o assaltante de bancos nas agências. 

Após o fim do expediente, quando chegar em casa, o monitorado terá um tempo para percorrer de 5 a 10 quadras no perímetro da residência. "Se o sujeito chega às 18 horas, ele terá até as 22 horas para ir ao mercado mais próximo. Isso reforça o convívio social", exemplifica o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben. Ainda, nos finais de semana, o monitorado poderá circular dentro da cidade entre 8 e 22 horas. 

As informações do trajeto, localização e velocidade são repassadas instantaneamente à Susepe. Há quatro alertas diferentes em que a equipe está preparada para agir com um plano de contingência. Se a bateria estiver ficando sem carga, a Susepe entra em contato para que o monitorado lembre-se de carregar. Também há alertas para desvio de rota, rompimento ou dano do equipamento e entrada em área de exclusão. 

Caso não haja o contato em alguma dessas situações, o detento será dado como foragido do sistema. Ainda, no caso de estragar a tornozeleira, responderá a processo-crime por dano ao patrimônio público. Todas as regras foram determinadas pela Justiça, juntamente com a Susepe. 

Vantagens - Monitoramento 24 horas sobre o detento 
- Redução de danos ao preso: retorna ao convívio social e familiar, se distanciando do ambiente prisional 
- Diminuição da superlotação dos estabelecimentos 
- É o primeiro sistema no Brasil administrado exclusivamente pelo Estado (Susepe) e não por empresa privada, o que garante mão de obra qualificada de agentes treinados 
- Hoje há seis mil presos em regime semiaberto no Estado sem acompanhamento 24 horas. Com a iniciativa, a sociedade terá mais segurança. "As tornozeleiras vão coibir a prática do crime, pois se houver um assalto em determinado local e algum monitorado estiver por perto, ele será o primeiro suspeito", explica Gelson Treiesleben. 
- Atualmente, 67% dos criminosos reincidem, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública do RS. Parte deles comete um novo delito durante o cumprimento da pena nos regimes semiaberto e aberto. "A intenção é baixar esses índices. Em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Uruguai, a reincidência caiu, em média 50%", diz o secretário da Segurança Pública, Airton Michels.

Texto: Patrícia Lemos

Governo do Estado realiza exercício simulado de segurança para a Copa 2014


16 de Maio de 2013 
Quinze viaturas e 115 pessoas, entre policiais, médicos e figurantes colaboraram para o exercício
Quinze viaturas e 115 pessoas, entre policiais, médicos e figurantes colaboraram para o exercício - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Um acidente em movimentada rodovia da Região Metropolitana de Porto Alegre, envolvendo turistas estrangeiros que não falam uma palavra de português. O cenário descrito poderia ser de uma tragédia, mas foi o ambiente montado no 1º Exercício Simulacro para Copa do Mundo de 2014 no Rio Grande do Sul. Forças das polícias estadual, federal e agentes municipais de Gravataí, além de empresas médicas, participaram do exercício coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, nesta quarta-feira (15), na ERS-118.
"Hoje estão envolvido vários setores da sociedade, e não só o Estado, para que se estruture, com absoluta consistência, diante da possibilidade de tragédias, um trabalho planificado e bem executado", resumiu o secretário da pasta, Airton Michels.
Os procedimentos padrões para o incidente simulado foram discutidos durante meses pelos integrantes da Comissão Estadual de Segurança para Grandes Eventos 
(Coesge), grupo que envolve a participação das forças policiais das três esferas de governo.
Para o secretário de Esporte e Lazer e coordenador do Comitê Gestor da Copa, Kalil Sehbe, a motivação e a experiência gerada pelo megaevento serão os pontos positivos para as instituições envolvidas na preparação de segurança. "Essa simulação de segurança prepara para a Copa do Mundo, quando o mundo inteiro estará com os olhos voltados para o Rio Grande do Sul e o Brasil, mas servirá, principalmente, para o período após a Copa, para que diante de uma tragédia consigamos salvar o maior número de pessoas", ressaltou.
Entre cinco e 11 simulados deverão ocorrer até março de 2014, em situações variadas que podem acontecer durante a Copa do Mundo no RS, e que vão desde a acidentes de trânsito até ameaças terroristas, como explica o secretário executivo da Coesge, coronel Erlo Pitroski. "Teremos um exercício em áreas urbanas, em um grande hotel, em centros de treinamentos e no estádio Beira-Rio. A cada teste se agregam novos orgãos, como segurança privada e equipes antibombas."
A simulação envolveu um acidente entre um ônibus com turistas, que passavam pela rodovia em direção ao Beira-Rio, e colidiu em um caminhão de gás. Além de atendimento a feridos, o incidente previa o vazamento de produto químico, incêndio, presença de populares e manifestação de ambientalistas.
Moradores do entorno da rodovia acompanharam com atenção a operação. A dona de casa Eliane da Silva disse que nunca havia vista algo assim. "Estou gostando. Me sinto mais segura depois de ver essa operação toda", declarou.
Participaram do exercício, a Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Polícia Rodoviária (Estadual e Federal), Forças Armadas, Defesa Civil de 
Gravataí e equipes médicas vinculadas à empresas privadas. Além de órgãos ligados ao meio ambiente, como a Fepam. Quinze viaturas e 115 pessoas, entre policiais, médicos e figurantes colaboraram para o exercício.
Texto: Anna Magagnin

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...