Powered By Blogger

quinta-feira, maio 16, 2013

Susepe realiza ações pelo Dia de Luta Antimanicomial


16 de Maio de 2013 
Evento realiza oficinas, intervenções culturais e palestras para os pacientes
Evento realiza oficinas, intervenções culturais e palestras para os pacientes
Começou nesta quarta-feira (15), no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), a Semana da Luta Antimanicomial. Promovida pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Escola dos Serviços Penitenciários e IPF, localizado na Bento Gonçalves, 2850, na Capital. A programação acontece até 18 de maio - ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 

Com o tema "A Luta Antimanicomial e o Manicômio Judiciário: Desafios, Conquistas e Impasses", o encontro visa debater a desinstitucionalização dos manicômios a fim de promover a saúde mental por meio da inclusão desses indivíduos na sociedade. 
Conforme o superintendente adjunto, Mário Pelz, a atenção à saúde mental no Brasil teve avanços nos últimos anos, que possibilitou a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de doenças mentais, bem como, facilitando o seu ingresso na sociedade. "O RS precisa superar alguns impasses para submeter nossos pacientes às condições de tratamentos aos quais, efetivamente, necessitam, que é o ambulatorial", destaca Pelz. 

Atividades 

A programação do evento conta com oficinas, intervenções culturais para os pacientes e debate. De acordo com a diretora do IPF, psicóloga Magda Pires, "O Dia de Luta Antimanicomial faz parte da reforma psiquiátrica e é um momento para integração e intercâmbio entre usuários e profissionais". 

Dia da Luta 
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

A mesa de abertura do evento contou com a presença da promotora de Justiça, Cynthia Japur, representante da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), Amanda Magalhães, Sandra Fagundes, da Secretaria Estadual de Saúde e demais profissionais da Susepe. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...