Abril de 2013
Governador e secretário Michels apresentam iniciativas aos taxistas - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
O governador Tarso Genro recebeu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, na quarta-feira (03), taxistas de Porto Alegre e representantes da categoria para ouvir as reivindicações e debater medidas de segurança, principalmente para os profissionais do turno da noite. Acompanharam o encontro os titulares das secretarias de Segurança Pública (SSP), Economia Solidária (Sesampe), da Casa Militar, do Comando-Geral da Brigada Militar (BM) e da chefia da Polícia Civil (PC).
A reunião de trabalho, informação e coleta de informações serviu para o aprimoramento do trabalho do Estado e, conforme o governador, a investigação da polícia continua, mas é a partir da experiência de trabalho dos profissionais que o Estado irá traçar ações efetivas para proporcionar melhores condições de segurança, principalmente àqueles que trabalham durante a madrugada. Um documento com as principais áreas de risco foi entregue ao chefe do Executivo, assim como as principais necessidades da categoria.
"Vamos melhorar a questão das barreiras, estabelecendo um programa de trabalho com tecnologias novas de localização e comunicação dos táxis com as autoridades, para que possamos lutar contra a possibilidade de que novos acontecimentos nos surpreendam", disse Tarso. O governador ressaltou que, dos 2,5 mil novos brigadianos oriundos de concurso público realizado ano passado, 500 serão lotados especificamente em Porto Alegre. Ele destacou ainda que um novo concurso já foi aberto para a contratação de mais dois mil policiais militares, além de policiais civis.
Para a taxista Tatiane de Souza Maciel, que há quatro anos trabalha como motorista, das 19h às 6h, as ações propostas pelo Governo demonstram o comprometimento com a categoria, porém algumas ações devem ser aprimoradas. "As blitze da Balada Segura devem parar também os taxistas com passageiros, revistando porta-malas, motorista e, inclusive, o passageiro", disse. Conforme a profissional, também é preciso um sistema de comunicação direta com a BM para que o motorista sinalize uma situação de perigo.
Grupo de Trabalho
Um grupo de trabalho será constituído por representantes da categoria, órgãos da Segurança estadual e municipal para debater ações eficazes sobre a questão. Uma linha de crédito especial para os taxistas também foi disponibilizada pelo Programa Gaúcho de Microcrédito (PGM). Os profissionais poderão utilizá-la para a compra de equipamentos para os veículos, como cabines de segurança, rádio, GPS ou microcâmeras.
Ações propostas durante o encontro:
1- Instituição de um programa específico que visa a deliberação e acompanhamento das ações de segurança pública, composto por representantes da categoria e órgãos de segurança estadual e municipal;
2- Facilitação no sistema de registro de ocorrências, de forma que o profissional se afaste da sua rotina de trabalho por pouco tempo. Os registros poderão ser feitos por policiais que estão na rua, nas Delegacias de Polícia e agora, de forma prioritária, na Delegacia de Pronto Atendimento do Deic, localizada na Avenida Professor Cristiano Fisher, 1440, na Capital;
3- Criação de observatório de análise e trabalho para a segurança pública da categoria;
4- Encaminhamento de propostas que visam a melhoria da legislação e aprimoramento do sistema de proteção por meios tecnológicos;
5- Monitoramento semanal dos incidentes referentes e encaminhamento das demandas decorrentes e análise de resultados;
6- Controle de regularidade dos condutores como forma de ampliar a segurança da categoria;
7- Manutenção das avaliações para diagnóstico da situação criminal local, para continuar identificando e mapeando as áreas e situações de risco, os horários críticos, prosseguindo o processo de qualificação do trabalho realizado pela BM e PC.
Texto: Daiane Roldão
Edição: Redação Secom
A reunião de trabalho, informação e coleta de informações serviu para o aprimoramento do trabalho do Estado e, conforme o governador, a investigação da polícia continua, mas é a partir da experiência de trabalho dos profissionais que o Estado irá traçar ações efetivas para proporcionar melhores condições de segurança, principalmente àqueles que trabalham durante a madrugada. Um documento com as principais áreas de risco foi entregue ao chefe do Executivo, assim como as principais necessidades da categoria.
"Vamos melhorar a questão das barreiras, estabelecendo um programa de trabalho com tecnologias novas de localização e comunicação dos táxis com as autoridades, para que possamos lutar contra a possibilidade de que novos acontecimentos nos surpreendam", disse Tarso. O governador ressaltou que, dos 2,5 mil novos brigadianos oriundos de concurso público realizado ano passado, 500 serão lotados especificamente em Porto Alegre. Ele destacou ainda que um novo concurso já foi aberto para a contratação de mais dois mil policiais militares, além de policiais civis.
Para a taxista Tatiane de Souza Maciel, que há quatro anos trabalha como motorista, das 19h às 6h, as ações propostas pelo Governo demonstram o comprometimento com a categoria, porém algumas ações devem ser aprimoradas. "As blitze da Balada Segura devem parar também os taxistas com passageiros, revistando porta-malas, motorista e, inclusive, o passageiro", disse. Conforme a profissional, também é preciso um sistema de comunicação direta com a BM para que o motorista sinalize uma situação de perigo.
Grupo de Trabalho
Um grupo de trabalho será constituído por representantes da categoria, órgãos da Segurança estadual e municipal para debater ações eficazes sobre a questão. Uma linha de crédito especial para os taxistas também foi disponibilizada pelo Programa Gaúcho de Microcrédito (PGM). Os profissionais poderão utilizá-la para a compra de equipamentos para os veículos, como cabines de segurança, rádio, GPS ou microcâmeras.
Ações propostas durante o encontro:
1- Instituição de um programa específico que visa a deliberação e acompanhamento das ações de segurança pública, composto por representantes da categoria e órgãos de segurança estadual e municipal;
2- Facilitação no sistema de registro de ocorrências, de forma que o profissional se afaste da sua rotina de trabalho por pouco tempo. Os registros poderão ser feitos por policiais que estão na rua, nas Delegacias de Polícia e agora, de forma prioritária, na Delegacia de Pronto Atendimento do Deic, localizada na Avenida Professor Cristiano Fisher, 1440, na Capital;
3- Criação de observatório de análise e trabalho para a segurança pública da categoria;
4- Encaminhamento de propostas que visam a melhoria da legislação e aprimoramento do sistema de proteção por meios tecnológicos;
5- Monitoramento semanal dos incidentes referentes e encaminhamento das demandas decorrentes e análise de resultados;
6- Controle de regularidade dos condutores como forma de ampliar a segurança da categoria;
7- Manutenção das avaliações para diagnóstico da situação criminal local, para continuar identificando e mapeando as áreas e situações de risco, os horários críticos, prosseguindo o processo de qualificação do trabalho realizado pela BM e PC.
Texto: Daiane Roldão
Edição: Redação Secom
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