Powered By Blogger

quinta-feira, abril 23, 2015

Vigilantes escolares de 14 municípios participam do curso de Noções de Segurança e Combate ao uso de Drogas, em Paraíso TO

Cerca de 115 vigilantes de escolas estaduais dos 14 municípios que compreendem a Secretaria Regional de Educação de Paraíso do Tocantins participam durante toda essa quarta-feira, 22, nesta cidade do “Curso de Noções de Segurança Pública e Combate ao Uso de Drogas nas unidades Escolares”.

O evento está sendo realizado no Centro de Ensino Médio – José Alves de Assis em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Paraíso do Tocantins, Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da 6ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins e Polícia Militar, por intermédio do 8º Batalhão da Polícia Militar de Paraíso do Tocantins.




Durante o curso os vigilantes estão sendo orientados de como proceder em determinadas ocasiões e ocorrências, como localizar aquela pessoa que às vezes pode trazer algum problema ou droga para a escola.

A primeira palestra foi ministrada pelo Delegado de Polícia Civil e atual diretor da Academia de Polícia, Alberto Cavalcante, “Primeiramente nós trouxemos para eles o contesto do que é Segurança Pública da atuação dos diversos órgãos e do papel deles como agentes de segurança que os são, para que eles possam se sentir atores do processo do sistema e não simplesmente uma pessoa que fica ali apenas abrindo e fechando portão. Mas pessoas que possam ativamente trabalhar na Segurança Pública”, contou o palestrante Alberto Cavalcante.



A segunda palestra ministrada nessa manhã contou como palestrante o Delegado Regional da Polícia Civil de Pedro Afonso do Tocantins, Dr. Wladimir Costa Mota Oliveira. Na oportunidade ele abordou o uso e venda de entorpecentes como maconha, crack e cocaína, dentro e nas imediações das unidades escolares, os vigilantes foram orientados entre outras coisas como devem ser realizado a abordagem e o combate.



Para o Delegado Regional da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins, Dr. José Antônio da Silva, a Segurança Pública deve ser feita preventivamente, “Nossa ideia inicial é que possamos atuar com palestras nas escolas, para toda comunidade escolar como estudantes e professores e começamos com vigilantes que de certa forma estão colocados para cuidar da segurança. Eles são peças importantíssimas na segurança escolar”, enfatizou o delegado.



O Diretor Regional de Ensino de Paraíso do Tocantins, Neivon Bezerra, contou que essa palestra está sendo a primeira de muitas para a melhoria do trabalho dos guardas das instituições de ensino, “Em conjunto pensamos esse momento para está orientando nossos vigilantes, por que para nós eles são pessoas importantíssimas. Queremos inseri-los no contesto educacional, eles não só são pessoas que vigiam a escola, mas sim educadores. Se eles tiverem conhecimento de como proceder e tornar a escola e o aluno mais seguro. Para nós o aluno é a peça principal e ter o aluno mais seguro na escola”, disse Neivon.

O vigilante, Antônio Luiz, foi um dos participantes e segundo ele, “Cada coisa que a gente vai aprendendo vai melhorando o nosso trabalho. Eu não sabia até que ponto agir em determinadas ocorrências agora eu sei”, disse.




No período da tarde os seguranças escolares tiveram palestras ministradas por policiais militares do 8º BPM e por equipes da Diretoria de Ensino, “Estamos chamando a responsabilidade de todos para que a gente possa realmente promover uma educação, como diz o nosso Secretário, uma educação integral e humanizada e isso só se faz com a participação de todos. Com a imprensa, sociedade e dos pais. A escola transmite conhecimento, mas a educação vem de casa. Nós vamos chamar a atenção dos pais e o Ministério Público também está nos ajudando”, concluiu Neivon.





 8º BPMMILITARSSPNEIVONVIGILANTES

  • Foto: Deydjane Luz/Surgiu
  • Fonte: Deydjane Luz/Surgiu
  • Postador: Deydjane da Luz

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...