Powered By Blogger

quinta-feira, dezembro 13, 2012

Simpósio debate estratégias de segurança pública para a fronteira


O planejamento estratégico da Polícia Civil para faixa de fronteira foi tema do I Simpósio de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, realizado nesta terça-feira (23), no Chuí. A ideia é fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão dos delitos praticados na região de fronteira. O encerramento do evento ocorre na quinta-feira (25).
Diretor do Departamento de Polícia do Interior, o delegado Oscar Côrrea dos Santos Júnior afirmou que o principal objetivo do planejamento é combater a criminalidade por meio de investigação criminal qualificada e eficiente. Júnior defendeu a integração das ações da Polícia Civil com os demais órgãos da segurança pública na esfera nacional e internacional a partir da troca de informações e da realização de capacitações específicas e aprimoramento dos mecanismos de investigação. "Já realizamos 22 operações simultâneas entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Santa Catarina e Paraná com a participação de todas as forças de segurança que atuam na fronteira".
A região de fronteira abrange 60% do território do RS e concentra 30% da população gaúcha. Para atender as demandas que competem à Polícia Civil dentro da segurança pública, a instituição está dividida em oito Delegacias de Polícia Regional. O Chuí recebeu uma delegacia de polícia no de 1997, quando o município foi emancipado.
A titular da DP  Anne Martins Barbosa Vontobel, destacou a importância do intercâmbio entre os órgãos de segurança pública. "Quando o cidadão sente seus direitos violados, procura tanto a Brigada Militar como a Polícia Civil, que acaba atendendo os seis mil habitantes do Chuí, mais os 12 mil habitantes do lado uruguaio".
Conforme a delegada, "a busca pelo atendimento de excelência é constante, indiferente das condições que temos para o trabalho. O intercâmbio e a cooperação produtiva entre as polícias facilita a segurança da população fronteiriça". A DP registra cerca de mil ocorrências por ano. Crimes como furto e violência doméstica são os mais praticados na cidade. Este ano, foram instaurados 349 inquéritos policiais.
A política de atuação da Brigada Militar na região de fronteira foi apresentada pelo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste do RS, coronel Sérgio Flores de Campos. "Na Brigada Militar desenvolvemos uma diretriz baseada em conceitos humanísticos e éticos de valorização da vida em respeito à cidadania e ao meio ambiente".
O trabalho da Polícia Federal foi abordado pelo chefe da inspetoria do Brasil no Chui, delegado Mário dos Santos Gonçalves. Conforme o delegado, mensalmente são feitas 720 declarações de importação e 1.828 de exportações. Em ações de fiscalização, a maior apreensão de mídias pirata apreendeu 96 mil CDs e DVDs em um veículo.
Copa do Mundo 2014 
Os preparativos para a Copa do Mundo 2014 na área da segurança pública também foram tratados no simpósio. O presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (COESGE), Sérgio Henrique da Silva, destacou que é "preciso ter disciplina para lidar com a urgência operacional das áreas de fronteira, mas também com todas as instâncias de uma Copa do Mundo".
Silva destacou a integração entre as esferas Federal, Estadual e Municipal e a COESGE afirmou que a Copa deixará um legado para o país e os Estados, já que todas as salas de gerenciamento e equipamentos utilizados durante o evento ficam no RS.
Programação do evento 
Na quarta-feira (24), as atividades do I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do Rio Grande do Sul continuam com a reunião dos secretários executivos do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e a realização do I Encontro de Política de Pessoal. Organizado pela Secretaria de Segurança (SSP) do Rio Grande do Sul e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o evento tem a participação da comunidade local e dos municípios vizinhos para debater as estratégias da segurança nos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras no Brasil e combater a criminalidade.
Texto: Alexandra Saraiva e Daiane Roldão 
Edição: Redação Secom 

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...