Powered By Blogger

quinta-feira, dezembro 13, 2012

Escola Pública de Trânsito e Susepe promovem oficina para agentes penitenciários


Oficina tem 8 horas/aula e é dividida em três módulos adaptados à realidade dos servidores da Susepe
Oficina tem 8 horas/aula e é dividida em três módulos adaptados à realidade dos servidores da Susepe
Agentes penitenciários de Porto Alegre e Canoas participam, nesta quarta-feira (12), de um curso de atualização promovido em parceria com a Escola Pública de Trânsito do Detran/RS. A Oficina de Educação para o Trânsito com Condutores de Veículos Oficiais tem a duração de 8 horas/aula e é dividida em três módulos adaptados à realidade dos servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe): Saúde do Trabalhador e Comportamentos de Risco, Legislação de Trânsito e Direção Defensiva. A parceria visa capacitar todos os agentes das dez regionais do Estado ao longo de 2013. 

O primeiro módulo trata da influência da saúde física e psicológica na condução de veículos, abordando o contexto de trabalho dos agentes, os fatores estressores e os cuidados necessários para a condução segura. Também apresenta os principais comportamentos de risco no trânsito, as consequências das imprudências e a importância da manutenção dos veículos, propondo uma reflexão sobre as mudanças necessárias em prol da segurança e bem-estar social. 

A segunda parte (segundo e terceiro módulos) é dedicada à legislação de trânsito - especialmente às normas de circulação e conduta do Capítulo III do Código que Trânsito Brasileiro, que trata das Normas Gerais de Circulação e Conduta - e às técnicas de direção defensiva. 

O organizador da oficina, diretor adjunto da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), Adriano Fróes, ressaltou a parceria com o Detran, lembrando que "neste primeiro momento participam motoristas das regiões Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral, e que será estendido para todas os demais locais do Estado". 

A chefe da Divisão de Educação da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran/RS, Lais Elizabete Silveira, enfatiza que as oficinas contemplam os módulos de Relações Humanas e Meio Ambiente, ministrado por psicólogas, além de Legislação de Trânsito e Direção Defensiva, com instrutor especializado na área. 

Esta é a 9ª edição da oficina promovida pela EPT. Já participaram motoristas da Secretaria de Segurança, do próprio Detran/RS, do Centro Administrativo, da CEEE, entre outros órgãos. A intenção do Detran/RS é qualificar todos os motoristas de veículos oficiais do Estado. 


Texto e foto: Mariana Goldmeier Tochetto
Edição: Redação Secom 

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...