Powered By Blogger

sexta-feira, outubro 14, 2011

Moradores da Lomba do Pinheiro conhecem ações do RS na PAZ



O RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania foi apresentado aos moradores da Lomba do Pinheiro pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, na noite da segunda-feira (10), durante reunião do Fórum Regional de Justiça e Segurança do bairro. Michels destacou que Porto Alegre responde por 25% dos homicídios do Estado.


Conforme Michels, 30% destes crimes ocorrem em quatro bairros: Lomba do Pinheiro, Restinga, Rubem Berta e Santa Teresa, onde foram implantados os Territórios da Paz. "Precisamos combater as causas dessa violência com ações efetivas de segurança pública, através de um trabalho integrado entre as nossas polícias e a comunidade e com a implementação de programas sociais", apontou.


O coordenador do Fórum Regional de Justiça e Segurança, Vosmar Nascimento Viana, agradeceu o Governo do Estado e disse que o programa 'chegou em boa hora' na Lomba do Pinheiro. O coordenador do Conselho Municipal de Justiça e Segurança, Bruno Knob, elogiou o programa, que complementa as ações desenvolvidas pelo Governo Federal e pelo município através do Pronasci. Knob disse que o Conselho vai acompanhar e colaborar com a implementação do RS na PAZ.
Ações Sociais
No encontro, as ações sociais do programa foram detalhadas pela secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, e pelos representantes das demais secretarias articuladas e de órgãos de governo. Serão oferecidas pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequena Empresas as linhas de crédito e incentivos financeiros, através do Programa Gaúcho de Microcrédito.
O Banrisul disponibilizará o projeto ‘Educação Financeira' e a ‘Oficina de Plantas Alimentícias não Convencionais'. A Secretaria de Políticas para as Mulheres reforçará as ações através do Centro de Referência Estadual de Atendimento à Mulher Vânia Araújo e reforçar a rede de atendimento às vítimas de violência. Os Pontos de Cultura serão reativados pela Secretaria da Cultura.
Para um melhor detalhamento e melhor efetivação das ações, os representantes dos órgãos estaduais vão se reunir com o Fórum Regional de Justiça e Segurança da Restinga. O Fórum também formará uma comissão para acompanhar a implantação das atividades do Território da Paz.
Disque Denúncia Território da PAZ
A comunidade também foi informada sobre o 0800.64.23.456 - ligação gratuita e anônima - também foi divulgado para a comunidade. O coordenador do RS na PAZ, delegado Carlos Sant'Ana, explicou que o Disque Denúncia Território da PAZ foi criado especificamente para receber denúncias dos quatro bairros prioritários do programa: Restinga, Rubem Berta, Santa Tereza e Lomba do Pinheiro, possibilitando à população fornecer informações sobre quadrilhas e gangues; abusos contra crianças, mulheres e idosos; autoria de crimes; localização de foragidos; pontos de tráfico de drogas; porte ilegal de armas; maus-tratos e outros, proporcionando importante auxílio à atividade policial. O novo número recebe ligações de telefones fixos ou móveis, durante 24 horas por dia.
Apresentação aos moradores do Rubem Berta
Na próxima quinta-feira (13), as ações sociais que fazem parte do RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania serão apresentadas aos moradores do bairro Rubem Berta, a partir das 19h, na av. Baltazar de Oliveira Garcia, nº 2.132 (no Vida Centro Humanístico). A reunião como Fórum da Restinga ocorreu no dia 27 de setembro e a do Morro Santa Teresa ainda não tem data definida

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...