Powered By Blogger

quinta-feira, setembro 22, 2011

Educação prisional é tema de seminário entre Susepe e Seduc


A educação nas prisões tem extrema importância, pois não só deve educar como também possibilitar a reintegração do egresso do sistema prisional à sociedade e a sua inserção no mercado de trabalho, que serão fundamentais para afastar estas pessoas de mundo do crime. A análise é do superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben e foi feita na abertura do Seminário Regional sobre Educação Prisional no Estado do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (15), realizado no auditório da Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre.

O evento tem o objetivo de sensibilizar os profissionais da Educação e Segurança sobre a educação nas prisões, que é direito preconizado na Lei de Execuções Penais e alternativa de inclusão social, e elaborar diagnóstico qualitativo a respeito do atendimento educacional nas prisões gaúchas. O Seminário, organizado pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Segurança Pública por meio da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), teve a  participação da secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento.

A secretária-adjunta da Educação relacionou a importância desta modalidade de ensino na sociedade como um todo. "É importante ressaltar que a educação nas prisões é vital, não só para a vida dos egressos, como também para a sociedade, pois combate à violência e à criminalidade no momento que integra o ex-preso no mercado de trabalho e na sociedade. Acredito que a liberdade real é quando todos nós temos uma vida digna e isto é um dos objetivos da educação", declarou Maria Eulalia Nascimento.

O encontro ocorrerá ao longo do dia, contando ainda com a presença dos coordenadores pedagógicos e representantes de 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) 5ª - Pelotas, 7ª - Passo Fundo, 14ª - Santo Ângelo, 15ª - Erechim, 17ª - Santa Rosa, 20ª - Palmeira das Missões, 21ª - Três Passos, 25ª - Soledade, 32ª - São Luiz Gonzaga, 35ª - São Borja e 36ª - Ijuí, e professores de Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA). Pela Susepe, são esperados Delegados Penitenciários Regionais; Administradores e membros da equipe técnica da 3ª, 4ª e 5ª Regiões Penitenciárias.

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...