O curso de marcenaria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que funciona no Presídio Regional de Santa Maria (PRSM), desde 2008, já formou 82 detentos de regime fechado. O curso, inserido no Projeto Arte Livre: Marcando o Futuro, tem como objetivo a ressocialização e a diminuição da criminalidade, e é uma parceria da Susepe com o Judiciário e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O projeto que iniciou em 2008, teve participação fundamental do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) com verba de 80% e contrapartida do Estado de 20%. O incentivo inicial partiu do Depen e atualmente o projeto é autosustentável, com a comercialização de seus produtos na comunidade, por meio de encomendas e participação em diversas exposições, como Expointer, Feisma (Feira Industrial de Santa Maria) e no saguão do Foro local.
Ressocialização
O administrador do PRSM, Domacir Correa, ressalta que está em andamento a 11ª turma com 13 alunos-detentos e previsão de conclusão para outubro. Domacir enfatiza que são confeccionados diversos tipos de móveis, atendendo instituições públicas e a comunidade em geral. Segundo ele, 40% dos detentos que realizaram o curso foram inseridos na equipe de produção, recebendo contínuo acompanhamento psicossocial, assessoria multidisciplinar, aprimorando as técnicas de marcenaria e obtendo geração de renda.
Domacir acrescenta que já foram confecionados até o momento mais de 1.500 produtos de pequeno, médio e grande porte, de artesanato a produção de móveis sob medida. Explica que o projeto une educação, profissionalização e geração de renda, prevenindo a reincidência penal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário