segunda-feira, setembro 26, 2011
Servidores do IGP integram operações da Força Nacional
26/09/2011 12:43
Servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP): Luciana Brum Pinheiro (Papiloscopista) e Luciano Appelaniz Borba (Perito), integram as operações da Força Nacional de Segurança Pública. Eles foram habilitados pelo treinamento recebido na 3ª Edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional de Segurança Pública, realizada no período de 01 a 12 de agosto último, que contou com 71 profissionais oriundos de 15 Estados da Federação.
Luciana Brum Pinheiro encontra-se exercendo suas atividades no Batalhão Especial de Pronto Emprego (BEPE), localizado na cidade de Luziânia/GO, entorno do Distrito Federal, em atendimento à solicitação do Governo de Goiás junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) - ligado ao Ministério da Justiça. Ela está efetuando trabalhos de perícia papiloscópica, para esclarecimento de autores de práticas delituosas, identificações criminais e necropapiloscopia e confecção da Rotina de Trabalho da Operação Entorno II, no Distrito Federal. No momento é a única profissional a executar esse trabalho na Força Nacional.
Tropa de elite
Já o perito Luciano Appelaniz Borba está lotado no Centro de Comando e Controle Integrado da Força Nacional, no Anexo II do Ministério da Justiça, desenvolvendo atividades de caráter técnico e de planejamento como: montagem e instalação do microcomparador balístico da Força Nacional e de sua rede elétrica de suporte, fundando as bases da Balística Forense na FN e a confecção do Procedimento Operacional Padrão de Determinação de Calibre (POP), o primeiro nesta área, que servirá como referência para todas as atividades da Força Nacional.
A Força Nacional é uma tropa de elite da SENASP, composta por Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Civis e Profissionais de Perícia que atuam em apoio aos Estados da federação quando solicitada. Ela foi criada em 2004, como um programa de cooperação de Segurança Pública brasileiro, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A Coordenação Geral da FNS é efetuada pela Secretária da SENASP, Regina Miki, enquanto que o comando operacional direto da Força Nacional de Segurança Pública é do Major Alexandre Aragon, pertencente ao quadro da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário