Novembro de 2010
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informou que foi preso em Bragança Paulista, no estado de São Paulo, um detento do regime aberto de Taquara, no vale do Paranhana. Ele era considerado foragido desde o início deste mês. Este caso de fuga é o primeiro no Estado envolvendo detentos que usam tornozeleira eletrônica. O apenado foi detido pela Polícia paulista em parceria com a Susepe, que continuava monitorando o foragido. Agentes penitenciários do Rio Grande do Sul foram para São Paulo a fim de trazê-lo. Até o momento não foram divulgados o motivo da fuga e nem o local exato onde estava o detento.
Apesar de ser voluntário, o preso vai perder a tornozeleira e o direito de dormir em casa, tendo que ficar durante as noites no presídio de Taquara. Segundo o superintendente substituto da Susepe, ele pediu à Justiça autorização para trabalhar em uma transportadora, mas não esperou a homologação e teria se apresentado na empresa de forma irregular.
Até agora houve pelo menos quatro ocorrências envolvendo presos do regime aberto monitorados por tornozeleiras no Rio Grande do Sul. Além do caso do preso em Bragança Paulista, outros dois foram de prisões por tráfico de drogas e um quarto por tentativa de estupro. Ao todo, 141 apenados são monitorados pelos equipamentos. O contrato emergencial vence neste mês, mas a Susepe vai prorrogar por mais 90 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário