Powered By Blogger

sábado, novembro 20, 2010

Política de Combate às drogas nos EUA

O Plano Nacional de Combate às Drogas dos EUA, revisto e publicado pelo Governo norte-americano em 2010, indicou uma possível alteração no tratamento da questão dos crimes de entorpecentes.

Matéria publicada no site do Jornal O Globo, endereço eletrônico: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/05/11/eua-barack-obama-enfoca-prevencao-tratamento-no-combate-as-drogas-916559460.asp, expôs o toque pessoal conferido pelo atual Presidente norte-americano, Barak Obama, no tormentoso assunto que, do Governo anterior, somente recebeu uma resposta bélica.

Pela primeira vez na história daquele país houve alteração no foco do enfrentamento do problema, numa espécie de migração do discurso bélico para o discurso da saúde pública, numa tentativa de ação corretiva por parte do Governo.

Pelo plano traçado, algumas metas devem ser alcançadas em determinado período de tempo. E, para o atingimento desta meta, o Governo norte-americano aumentou a verba destinada ao setor em mais ou menos 3,5%, se comparado com o orçamento anterior.

Muito embora o novo Plano não tenha previsão da discriminalização da conduta de utilização da maconha, existe o reforço para sua aplicação medicinal, havendo ainda o reforço da idéia de que “viciado” deve ser tratado ao invés de “encarcerado”.

A crítica realizada resta atrelada ao fato da desigual distribuição dos recursos financeiros, uma vez que as políticas de combate às drogas e tratamento dos usuários restaram atreladas a uma pequena parcela do total, estando a maioria dos recursos destinados ao combate e “enfrentamento” historicamente observados.

Resta saber se a alteração do referido Plano vai emprestar características concretas ou se somente irá permanecer em abstrato, no plano da idéias, sem passar para o mundo dos fatos.

Estamos na torcida.

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...