Powered By Blogger

sexta-feira, maio 01, 2015

Goiás: número de homicídios cai 2% no primeiro quadrimestre de 2015

Confirmando a tendência observada desde novembro do ano passado e reforçada nos primeiros meses do ano, o primeiro quadrimestre de 2015 deve ser encerrado com redução no número de homicídios em Goiás. Segundo projeção do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, com base nos dados contabilizados à meia-noite desta quinta-feira, dia 30, a tendência é de uma queda de cerca de 2% nos registros desse tipo de crime no Estado. As planilhas completas das ocorrências de homicídios, furtos e roubos de veículos no Estado serão divulgadas no início da próxima semana.
Até a meia-noite desta quinta-feira, haviam sido registrados 858 homicídios em território goiano em 2015, diante de 879 no primeiro quadrimestre de 2014. Em relação à taxa por 100 mil habitantes, metodologia utilizada internacionalmente para aferir os indicadores de criminalidade, a queda se aproxima dos 3,8% no período, recuando de 13,66 casos para 13,15 casos por 100 mil habitantes.

Goiânia
Em Goiânia, o número de ocorrências no primeiro quadrimestre ficou, até agora, 2,69% acima do registrado no mesmo período de 2014. De janeiro a abril do ano passado ocorreram 186 homicídios na capital goiana. Até a meia-noite passada, haviam sido contabilizados 191 casos no acumulado do ano.
Algumas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) da capital, contudo, obtiveram índices mais positivos. São os casos da Aisp Noroeste, Sudoeste e Norte. Na Aisp Noroeste, foram registrados 33 homicídios até a meia-noite de hoje, diante de 39 no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 15,38%. Já na Aisp Sudoeste, que teve 25 casos até agora (29 no primeiro quadrimestre de 2014), o recuo foi de 13,8%.
O melhor desempenho até agora em Goiânia é o da Aisp Norte, que inclui bairros como o Balneário Meia Ponte e o Jardim Guanabara. Na região, ocorreram 17 homicídios no primeiro quadrimestre do ano, contra 28 no mesmo período de 2014. Isso representa uma queda de 39,29% no ano.
De acordo com o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, Joaquim Mesquita, esse panorama é natural. Mesquita explica que, nas unidades federativas que obtiveram redução no registro de homicídios, normalmente os indicadores começam a refluir primeiro no interior e, logo em seguida, na capital. O secretário admite que oscilações mensais podem ocorrer, como foi o caso de abril, mas que a análise deve ser feita em períodos mais longos.

Veículos
Paralelamente à redução no número de homicídios, a SSP-GO registra uma queda consistente nos casos de furto e roubos de veículos no Estado. Em Goiás, o número de roubo de veículos caiu de 3.384 no primeiro quadrimestre de 2014 para 3.028 no mesmo período de 2015, uma diferença de 10%. No caso de furtos, no ano passado foram 2.159 e, nos quadro primeiros meses deste ano, 1.634, ou 25% a menos.
Em Goiânia, os dados do Observatório de Segurança demonstram que houve redução nos registros de furtos e roubos de veículos em todos os meses do ano no comparativo com os meses correspondentes do ano passado. O mês de abril, inclusive, teve o menor número de veículos furtados na capital desde o início da série histórica, iniciada com a estruturação da Gerência de Análise de Informações pela SSPGO – hoje uma seção vinculada ao Observatório da Segurança. No acumulado do quadrimestre, houve queda de 23% na quantidade de veículos furtados e de 22% na de veículos roubados na capital.

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...