Powered By Blogger

quarta-feira, maio 15, 2013

Penitenciária Madre Pelletier recebe grafite nos muros e parte interna


14 de Maio de 2013 
Exposição chamada de Arte Liberta reúne o trabalho de cerca de 20 artistas
Exposição chamada de Arte Liberta reúne o trabalho de cerca de 20 artistas
O muro externo da Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), em Porto Alegre, está recebendo, em maio, a arte em grafite para marcar o mês das mães. A ação é iniciativa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Coordenadoria Penitenciária da Mulher (CPM) e Núcleo Urbanóide. 

Conforme a CPM, algumas apenadas foram escolhidas para participar das pinturas no pátio interno e área do playground. A diretora da PFMP, Marília Simões, disse que a comunidade está elogiando a iniciativa. "As visitas e os servidores gostaram muito do resultado final desta arte, que está humanizando os presídios pela forma, cor e objetivo", disse. 

Sob o nome "Arte Liberta", cerca de 20 artistas estão envolvidos no projeto cujas atividades terminam nesta quarta-feira (15). De acordo com o coordenador do Núcleo Urbanóide, Lucas Vernieri, a ideia por meio do grafite, é passar conceitos humanizados e mais suaves a quem entra no estabelecimento prisional. "O espaço é muito frequentado por crianças. Por isso, ilustramos pinturas alegres e coloridas que sugerem um ambiente prisional menos impactante para elas", afirma. 

Vernieri já coordenou outros projetos de grafitagem em quatros presídios do RS com os mesmo enfoques: humanização e disseminação da arte do grafite nas cadeias. Segundo ele, o projeto é de cunho social. "Grafitar nas cadeias nos permite criar cenários distintos do nosso cotidiano. Esses espaços são cheios de desafios, mas que merecem atenção da sociedade". O projeto tem apoio das Tintas Coral. 

Foto e Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom 

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...