Powered By Blogger

terça-feira, março 12, 2013

Susepe instala Unidade Básica de Saúde na Penitenciária Estadual de Rio Grande


11 de Março de 2013 
Com 15 salas, unidade oferecerá atendimento odontológico e exames pré-câncer, entre outros serviços
Com 15 salas, unidade oferecerá atendimento odontológico e exames pré-câncer, entre outros serviços
A Penitenciária Estadual de Rio Grande passa a contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que irá atender 1.100 apenados. Com 15 salas, a unidade oferecerá atendimento odontológico, ambulatorial, vacinas, exames pré-cancêr e pré-natal, cauterizações, além de atendimentos psicoterápicos e de assistência social. As atividades iniciam-se a partir da próxima segunda-feira (11). 

De acordo com a diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Irvalete Guimarães França, o Governo do Estado está atendendo o que prevê as políticas públicas para os apenados. "Demos um primeiro passo essencial à saúde dos presos, contudo, devemos pensar em um projeto diferenciado para as mulheres, que tenha o propósito de humanizar ainda mais a vida restrita de liberdade", afirmou.
A implantação da UBS ocorre por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura de Rio Grande. Para o delegado da 5ª Região Penitenciária, Aladino Gomes, a instalação da UBS é "ímpar em prol da atenção à saúde básica prisional e significa uma conquista integrada entre os agentes sociais". Já o diretor da Penitenciária, Guilherme Ulguin, destaca os benefícios para a comunidade em geral, principalmente na questão da segurança e redução de custos para o Estado no transporte e escolta até os hospitais.
Atualmente, a Susepe disponibiliza 21 equipes de saúde em todo o sistema prisional gaúcho. "Em dois anos implantamos 13 equipes e a meta é dar 100% de cobertura no Estado", conclui Ivarlete.

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...