16/02/2012 15:33
A primeira etapa de um dos maiores sistemas de videomonitoramento da América Latina foi inaugurada pelo governador Tarso Genro, pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e pelo prefeito do Balneário Pinhal, Jorge Luís de Souza Fonseca, nesta quinta-feira (16), no Balneário Pinhal. O sistema - uma parceria entre o Governo do Estado, União e a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) - fará a vigilância em uma faixa que vai de Tavares até Torres.
Ao longo desse percurso, serão instaladas 156 câmeras, sendo 152 fixas mais quatro móveis, dotadas com microfone e alto-falantes instalados em postes. Ao todo, serão 32 torres de recepção e transmissão de imagens.
Nessa primeira etapa, entram em operação 16 câmeras, sendo oito instaladas no Balneário Pinhal e oito em Cidreira, monitoradas pela Central de Videomonitoramento. Na central de monitoramento estão instalados oito monitores de vídeo e duas telas de LCD, de 42 polegadas, com a supervisão de cinco operadores. Além de Pinhal, o funcionamento total do sistema prevê instalação de Centrais de Videomonitoramento em Tramandaí, Capão da Canoa e Osório, que terão acompanhamento durante as 24 horas do dia.
Ao destacar o trabalho em conjunto da União, Estado e municípios, voltado à segurança pública, o governador Tarso Genro elogiou a constituição do consórcio intermunicipal que permitiu a implementação deste projeto. "Por terem uma relação estreita com a sociedade no cotidiano, os prefeitos não só têm condições como devem fazer relações consorciadas como esta para promover projetos dessa magnitude".
O chefe do Executivo também considerou que a consolidação do sistema é um resultado dos programas nacional e estadual de segurança pública com cidadania, o Pronasci e Proesci. "Este projeto é um exemplo, para o País e para a América Latina, de como começar um programa estratégico de segurança pública cidadã em regiões de extrema importância econômica e social, neste caso, o litoral Norte", completou o governador.
O secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, lembrou a mobilização iniciada pelos prefeitos do litoral ainda em 2009, quando Tarso Genro era Ministro da Justiça. De acordo com o titular da pasta, os prefeitos demonstravam preocupação quanto à segurança durante a época de menos movimento, como no inverno. "Este será um equipamento absolutamente essencial porque nos auxiliará, também no período de veraneio, mas, especialmente, dará mais segurança aos moradores do litoral do Rio Grande do Sul durante o resto do ano", considerou.
Presidente do consórcio dos municípios do litoral Norte, o prefeito de Terra de Areia, Delci Jacobs, também ressaltou o incremento da segurança durante todo o ano. "Esta era a maior preocupação dos moradores da região, mas agora o litoral será vigiado o ano todo", comemorou o prefeito.
Em fase de teste
Atualmente, encontram-se em fase de teste a Central de Videomonitoramente e 11 câmeras de vídeo em Tramandaí, mais oito câmeras em Imbé, oito em Xangri-lá e três câmeras em Atlântida. O início da operação destes equipamentos está prevista para março. A instalação total do sistema que beneficiará 24 municípios do Litoral Norte deve ocorrer em junho de 2012.
Recursos
O projeto, orçado em mais de R$ 12 milhões, contou com verbas do Ministério de Justiça, por intermédio do Pronasci, e uma contrapartida de 2% do consórcio formado pelos municípios do Litoral Norte.
Texto: Nilza Scotti
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário