Powered By Blogger

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Órgãos de segurança reestruturam planejamento para a Copa 2014


Representantes de forças militares e da Defesa Civil das esferas municipal, estadual e federal reuniram-se nesta a fim de debater as ações do setor para a Copa 2014 durante a 34ª Reunião Ordinária da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge). No encontro, o grupo acordou que as fronteiras secas passarão a ser atribuição do Ministério da Defesa.
"O planejamento está sendo readequado com a participação ativa do Ministério da Defesa, que atua diretamente na segurança pública, com ações diversificadas como prevenção ao terrorismo e defesa cibernética", resumiu o coordenador da Câmara Temática de Segurança do Comitê Gestor da Copa do Governo do Estado(CGCopa), coronel Kleber Senisse de Lima.
A reestruturação do planejamento de segurança para a Copa 2014, com a participação das Forças Armadas, norteou o debate. No encontro, o Ministério da Defesa, que é integrado pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), apresentou como está estruturando as operações para o mundial. Já as oficinas temáticas da Coesge apresentaram os protocolos operacionais que estão desenvolvendo e duas ferramentas de TI (GEP NET e Gênesis) utilizadas para realizar os protocolos do Gerenciamento Tático das Oficinas da Coesge. Até 30 de novembro, o planejamento elaborado em conjunto será entregue à Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), órgão vinculado ao Ministério de Justiça.
"Somos a cidade-sede mais adiantada neste planejamento e este esforço conjunto certamente vai ajudar para que Porto Alegre alcance o objetivo de ser a melhor cidade-sede do mundial", destacou o secretário-adjunto da Secretária Municipal da Copa de Porto Alegre, José Mocellin.
Fronteiras terrestres do RS 
Todos os Estados-sedes da Copa possuem uma comissão como a Coesge e realizam trabalho semelhante, de acordo com as peculiaridades de cada região do pais. No caso do RS, um dos diferenciais são justamente as fronteiras, já que o Estado tem o maior número de municípios na Faixa de Fronteira. No Estado, 197 municípios estão em áreas de fronteiras terrestres, o que equivale a 39% das cidades gaúchas. No Brasil, a faixa de fronteira seca (terrestre) é de 16 mil quilômetros.
Texto: Anna Magagnin
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...