Powered By Blogger

quarta-feira, agosto 15, 2012

Projeto Defesa Civil na Comunidade inicia em escola de Território de Paz


Defesa civil lança projeto de educação dos agentes mirins na E.E.E.F Onofre Pires na Lomba do Pinheiro
Defesa civil lança projeto de educação dos agentes mirins na E.E.E.F Onofre Pires na Lomba do Pinheiro
Dentro das ações desenvolvidas em Territórios de Paz, a Defesa Civil (DC) do Estado realiza um projeto de conscientização sobre o trabalho de prevenção feito pela coordenação Estadual em todos os municípios do Estado. A ação, que inicialmente era realizada na Escola Estadual Onofre Pires, localizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, deve ser ampliada para outras regiões do Estado, a partir das regionais de Defesa Civil.
O projeto é voltado para crianças de 9 a 11 anos do ensino fundamental, com a temática a partir de ações lúdicas em sala de aula, desenvolvidas especialmente no que corresponde a identificação de áreas de risco, preservação do meio ambiente, forma correta de separação do lixo, e questões de cidadania e solidariedade. Os alunos recebem colete de identificação da DC, material didático próprio para a faixa etária e no final dos quatro encontros, o certificado de Agente Mirim da Defesa Civil.
Conforme o sub-chefe da Defesa Civil, Coronel Oscar Moiano, a comunidade deve participar do projeto. "A partir da Unidade Móvel da Defesa Civil estamos incluindo a comunidade do entorno nas atividades de conscientização para a prevenção de desastres e identificação de áreas de risco, assim como o respeito ao próximo".
 A Defesa Civil trabalha a partir de quatro eixos, que são a prevenção, preparação, socorro e reconstrução. "Se gasta bem menos com a prevenção do que com a reconstrução. Queremos conscientizar as crianças de que é importante não jogar lixo no chão, e que assim no período de chuva não teremos ruas alagadas", diz Moiano.
A pedagoga responsável pelo projeto, Tenente Luzelani Flores Ziegler, diz que a evolução do projeto da escola para toda comunidade é importante, já que todos depois de qualificados, tornam-se multiplicadores destas ações. "Defesa Civil não é só preservação do meio ambiente, é cidadania, é trabalhar para o bem estar social das pessoas". Enquanto a Tenente trabalha em sala de aula, na unidade móvel o Soldado Agnaldo Forneck, apresenta situações de risco e atendimento já enfrentadas pela Defesa Civil.
Para a diretora da escola, Valéria Machado dos Santos, o projeto foi aceito tanto pela necessidade de uma nova proposta de educação cidadã como pela importância da dinâmica para estas crianças. "Tudo o que é novo e diferente para as crianças é sempre bem-vindo, devido à realidade limitada de cada uma. Qualquer novo conhecimento, informação é absorvido por eles intensamente".
Texto: Daiane Roldão
Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini 
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...