Powered By Blogger

quarta-feira, agosto 15, 2012

Comando Ambiental da Brigada Militar lança Operação Queimadas em Caxias do Sul



Brigada Militar atuou 126 proprientários em 2011 pela queima de 4,7 mil hectares de campo
Brigada Militar atuou 126 proprientários em 2011 pela queima de 4,7 mil hectares de campo
O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) lançará, nesta quinta-feira (16), a Operação Queimadas 2012. O evento ocorrerá em Caxias do Sul, às 10 h, na Praça Dante Alighieri. A ação é realizada anualmente pela Brigada Militar na tentativa de coibir o ato ilegal da queima de campo, comumente utilizada nesta época do ano como forma de renovar as pastagens para o gado. A prática, no entanto, causa inúmeros prejuízos ao meio ambiente. 

O trabalho, que já acontece na prática, será realizado até o final de setembro em Caxias do Sul, Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Jaquirana. As legislações federal e estadual proíbem a queima de vegetação e a penalidade para quem for autuado pelo uso do fogo nestes casos vai de seis meses a quatro anos de detenção ou reclusão, além de multa no valor de R$ 1.000,00 por hectare ou fração. 

O comandante do CABM, Ângelo Vieira da Silva, afirma que a obrigação da polícia é fiscalizar o ato ilegal da queimada e autuar os infratores, mas também promoverá a educação ambiental junto aos agricultores e pecuaristas, incentivando-os a substituir a prática danosa por alternativas como a roçada ou aplicação de calcário, que melhoram a produtividade da terra. Esse trabalho também será desenvolvido nas escolas, com o auxílio de folhetos mostrando os benefícios da manutenção dos campos, matas e florestas e os prejuízos causados pelas queimadas. 

Entre as consequências negativas do uso do fogo, Silva destaca a poluição atmosférica, que pode provocar problemas respiratórios e oftalmológicos, além de reduzir a visibilidade nas estradas; a perda de nutrientes do solo; a morte de espécies da fauna silvestre e da flora; a produção de dióxido de carbono, que agrava o efeito estufa e o aquecimento global. 

Operação 
Em 50 dias da Operação Queimadas, realizada entre 11 de agosto e 28 de setembro do ano passado, o CABM percorreu quase 17 mil hectares, em 195 propriedades fiscalizadas da Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Foram encontrados mais de 4,7 mil hectares queimados e foram emitidas 126 autuações a proprietários rurais. São Francisco de Paula e Vacaria foram os municípios com o maior número de ocorrências. 

Texto: Jussara Pelissoli
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...