Nos próximos dias , a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul encaminhará denúncia relatando as péssimas condições do Presídio Central de Porto Alegre à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. O documento vai relatar violações de direitos humanos na cadeia.
Atualmente, 4 mil 389 presos cumprem pena num espaço para 2 mil. O presidente em exercício da Ajuris, Eugênio Terra, argumenta que o prazo de 90 dias acertado com a Secretaria Estadual da Segurança está prestes a terminar e poucas medidas concretas foram tomadas.
Na semana que vem, as entidades que fazem parte do Fórum da Questão Penitenciária se reúnem para definir os próximos passos da denúncia. Por se tratar de um órgão internacional a receber o documento, a representação será contra o Governo Brasileiro pela possível violações de direitos humanos dos apenados. Através da Assessoria de Imprensa, a Secretaria Estadual da Segurança Pública prometeu se manifestar nesta sexta-feira sobre a decisão da Ajuris.(informações: Eduardo Matos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário