Michel Bonotto escapou pela porta da frente ao trocar de lugar com o irmão
O Ministério Público Estadual responsabilizou 15 pessoas pela fuga de um preso da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), ocorrida em 12 de fevereiro. Quem fugiu foi o assaltante Michel Bonotto, de 31 anos, que escapou pela porta da frente ao trocar de lugar com o irmão Richely Bonotto, 29 anos.
Dos 15 responsabilizados, cinco pessoas foram denunciadas pela fuga, todos familiares de Bonotto: os dois irmãos, a mãe deles e as companheiras de ambos. O promotor Lúcio Pretto, que atua em Charqueadas, denunciou todos por facilitação de fuga e formação de quadrilha.
— Temos provas de que agiram em conjunto, inclusive no planejamento de assaltos. Denunciamos também o Richely por falsidade ideológica, já que falsificou documento público para ficar preso no lugar do irmão — enfatiza o promotor.
Além de Bonotto e seus cinco familiares, o MP responsabilizou dez agentes penitenciários por facilitação da fuga. Os servidores, no entanto, não foram denunciados, mas serão chamados para proposta de transação penal, porque o caso seria de desleixo no serviço. Conforme o promotor, os agentes foram negligentes ao não examinar detidamente o preso, ao não perceberem que usava peruca ("deveriam ter pedido para ele sacudir a cabeça, faz parte do procedimento") e ao não constatarem que as assinaturas dos irmãos Bonotto eram muito diferentes.
O ex-diretor da Pasc, Renato Gomes de Oliveira, e o ex-chefe da Segurança, Juliano Vargas, foram afastados dos cargos pela Susepe na época da fuga, mas o Ministério Público não encontrou responsabilidade desses servidores pela fuga. Richely Bonotto, de 29, que trocou de lugar com o irmão, permanece preso. Michel Bonotto está foragido
Nenhum comentário:
Postar um comentário