O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira - criado com o objetivo de melhorar a percepção de segurança pública na região fronteiriça do RS - realizou a sua primeira reunião nesta quarta-feira (21), em Sant'Ana do Livramento, na Unipampa. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou a importância desse Gabinete para a gestão dos recursos públicos na área da fronteira.
O GGIF-RS é um fórum colegiado, de caráter deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Deve manter boa relação com os países e estados vizinhos, buscando integrar-se no esforço pela segurança e qualidade de vida de seus habitantes.
O secretário executivo desse Gabinete, delegado Carlos Sant'Ana, fez a apresentação da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron) que será operada pelo GGIF-RS. Sant'Ana explicou que o órgão foi criado para facilitar a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, seguindo as orientações do Plano Estratégico de Fronteiras. "Vamos tratar da política de segurança pública que incidirá sobre 197 municípios gaúchos, o que representa uma abrangência de mais de três milhões de pessoas", informou.
A partir desse encontro, o grupo também iniciará uma articulação com as instituições de segurança pública do Uruguai e da Argentina, com o objetivo de identificar e combater os principais focos de criminalidade e violência nas áreas de fronteira do Estado, como o abigeato.
Também participaram do encontro, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, representantes de vários municípios da região de Sant'Ana do Livramento, das forças de segurança pública estadual e federal, do Judiciário e do Ministério Público estadual e federal e do Exército.
Texto: Nilza Scotti
Foto:Ivan de SouzaEdição: Redação Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário