O painel "Prevenção à Violência e Propostas de Enfrentamento, um mapeamento da violência contra mulher no RS, a partir do ano de 2006", foi apresentado nesta segunda-feira (5), durante o 1º Encontro Gaúcho dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado, em parceria com a Câmara Federal. A iniciativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), segundo o chefe da divisão de Estatística Criminal, major Luiz Fernando Linch, é inédita no país, pois as informações ficarão disponíveis no site da SSP no formato de dados abertos - compatível com qualquer sistema operacional. O arquivo multiplataforma permite que o usuário faça o download das informações e utilize o conteúdo em gráficos, slides e planilhas.
Conforme o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, que participou do evento, a necessidade de compartilhar essas informações foi detectada a partir do trabalho integrado entre a SSP e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), por intermédio do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do RS. Também participam do projeto a Procergs e o Gabinete Digital.
Atualização trimestral
Com foco principal na violência sexual, o estudo também aponta indicadores de homicídio, agressão física, ameaça, entre outros. A base de dados será atualizada trimestralmente e terá informações como: local onde o crime aconteceu, horário, dia da semana, a idade da vítima e também do agressor.
O diagnóstico de violência contra a mulher possibilita o desenvolvimento de projetos que combatam de forma eficiente o problema. A divulgação dos dados no formato aberto é uma importante ferramenta para subsidiar estudos na área de segurança pública, fomentando a produção de conhecimento e possibilitando a descoberta de soluções inovadoras. O total acesso à informação está alinhado às iniciativas de participação democrática em rede do Governo do Estado.
Os dados podem ser acessados pelo site da SPP, no seguinte endereço:
http://www.ssp.rs.gov.br/.
http://www.ssp.rs.gov.br/.
Texto: Alexandra C. Saraiva
Edição: Redação da Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário