O secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, e a secretária de Políticas para Mulheres', Márcia Santana, divulgaram o ‘Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública', nesta sexta-feira (02), durante o I Encontro Ibero-Americano de Conselhos Econômicos e Sociais, em Porto Alegre. "Com o evento, queremos aprofundar os debates em torno da questão de igualdade de gênero e avançar no combate à violência contra a mulher", destacou Pinheiro.
Juarez informou que o evento, que ocorre no período de 6 a 9 de janeiro de 2012 na Capital gaúcha, é uma realização conjunta da SSP, da SPM e do Gabinete da Primeira-Dama do Estado. "A partir da década de 60, tivemos importantes avanços na questão da igualdade de gênero, em todo o mundo. Aqui no Brasil, desde o ano de 2006, temos a Lei Maria da Penha, reconhecida internacionalmente, e que representa o acúmulo de décadas de luta contra a violência contra a mulher", apontou o secretário adjunto. Ele ressaltou, ainda, que o seminário promoverá debates visando um avanço ainda maior no empoderamento da servidora da segurança pública.
Márcia Santana assinalou que ‘Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública' incentiva o papel das mulheres em instância interna da Segurança Pública, junto a novas perspectivas para a construção da igualdade. "Para atingirmos os objetivos do milênio, muitas ações conjuntas estão sendo pautadas, como por exemplo, o prêmio internacional AICESIS MDGs AWARD 2010 e a implementação de curso de Serviço Social dentro dos presídios". A secretária enfatizou a importância do prêmio AICESIS 2010 concedido ao IPA, que representa ações desenvolvidas em prol de igualdade de gênero, valorização e empoderamento das mulheres na sociedade.
Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública
O seminário tem como objetivo ouvir e conscientizar as participantes sobre as políticas públicas e iniciativas de sucesso em benefício das mulheres, por meio de explanações e debates participativos entre Governo e sociedade civil organizada. O evento visa proporcionar um amplo debate, discutindo o papel da mulher na sociedade atual, perspectivas, avanços e empoderamento, fomentando a importância da defesa da igualdade de gênero.
Insistência Além de identificar experiências promissoras de combate à violência, o evento se constituí em um importante instrumento de luta e organização de igualdade de direitos.
Texto: Marina Oliveira e Nilza Scotti
Edição: Redação Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário