Powered By Blogger

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Bogotá suspenderá ações militares para libertação de reféns das Farc

Janela de 36 horas foi definida nesta terça-feira entre governo colombiano e Cruz Vermelha

O governo colombiano acertou nesta terça-feira com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) a suspensão, por 36 horas, das operações militares na área onde serão entregues os cinco reféns da guerrilha das Farc. 

— As operações da Força Pública serão suspensas durante um período de 36 horas em um âmbito geográfico a ser estabelecido (...) dentro das estritas necessidades de segurança deste processo — informou o ministro colombiano da Defesa, Rodrigo Rivera. 

O ministro Rivera se reuniu hoje com o delegado da CICR na Colômbia, Christophe Beney, que informou que a operação para receber os reféns começará em "uma semana ou dez dias", após as Farc passarem à ex-senadora Piedad Córdoba as coordenadas para a entrega dos reféns. 

O ministro esclareceu que a suspensão das operações "não inclui o patrulhamento da polícia nos centros urbanos". 

As Farc, principal guerrilha da Colômbia, anunciaram em 8 de dezembro passado a libertação unilateral do major da polícia Guillermo Solórzano, do cabo do Exército Salín Sanmiguel, do fuzileiro Henry López Martínez e dos vereadores Marcos Vaquero e Armando Acuña, sequestrados entre 2007 e 2010.

AFP

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...