Powered By Blogger

sexta-feira, novembro 26, 2010

Sites internacionais repercutem onda de violência no Rio de Janeiro

Polícia | 25/11/2010 | 21h36min
Atualizada em 26/11/2010 às 03h02min

A onda de ataques no Rio de Janeiro que deixou mais de 30 mortos nos últimos cinco dias virou notícia nos principais sites de jornais internacionais. A rede de notícias árabe Al-Jazeera e o site do jornal francês Le Figaro foram os que deram maior destaque ao confronte entre traficantes e policias na capital fluminense.

Le Figaro:

"Cenas de guerra nas favelas do Rio" é a manchete do site do periódico francês Le Figaro. A matéria remete para uma galeria com oito fotos de policiais armados nas ruas, pessoas fugindo, veículos queimados e apreensões de drogas.

Este tipo de imagem passou a ser associada ao Brasil pelos estrangeiros após os filmes Cidade de Deus, Carandiru e Tropa de Elite, que exploravam a miséria brasileira e o poderio militar e que foram sucesso de público e bilheteria no mundo inteiro.

Al-Jazeera:

Com uma foto dos tanques da Marinha utilizados pelo Bope para adentrar a Vila Cruzeiro, a rede de notícias árabe Al-Jazeera deu destaque aos ataques cariocas. O site chama atenção que a repressão policial com veículos blindados e helicópteros faz parte da estratégia do governo brasileiro para controlar o crime nas favelas na cidade será anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016 e sediará a Copa do Mundo em 2014. A Al-Jazeera ainda traz depoimentos de repórteres brasileiros sobre a situação na capital fluminense.

El País:

O site do periódico espanhol El País afirma que é "decisiva" a batalha da polícia contra traficantes nas favelas e que este momento é crucial para eliminar a violência nos bairros mais pobres. Apresentado como uma das personalidades da polícia no Rio e autor do longa-metragem Tropa de Elite, Rodrigo Pimentel afirma "Rio de Janeiro, agora ou nunca" em frase retirada de um site brasileiro.

Clarín:

Destacando o alto número de mortos — pelo menos 30 — desde o enfrentamento entre a polícia e os traficantes do Rio de Janeiro, o site do jornal argentino Clarín apresenta o ataque na capital fluminense. O periódico lembra que, neste tipo de ação, civis sempre estão sujeitos a serem atingidos por balas perdidas e apresenta a garota de 14 anos como vítima do embate na cidade.

The Telegraph:

O jornal britânico The Telegraph traz um histórico das "facções rivais por trás da violência": Comando Vermelho e ADA (Amigos dos Amigos). O periódico destaca que a ofensiva da polícia aos criminosos é uma luta para melhorar a imagem de segurança da capital fluminense. E lembra ainda que, quando o Rio de Janeiro foi nomeada como cidade-anfitriã das Olimpíadas de 2016, o presidente Lula em lágrimas anunciou: "O Rio merece isso porque o Rio é uma cidade que sofreu".

New York Times:

O principal jornal norte-americano, o New York Times, repercutiu, nesta quinta-feira, a ocupação policial à Vila Cruzeiro. Segundo a reportagem, a "polícia de elite estava caçando líderes de gangs que traficam drogas no Estado, responsáveis por cinco dias de violência". A ofensiva faria parte, diz a matéria, da campanha para "limpar" as gangs cariocas antes que a cidade receba a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
ZEROHORA.COM

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...