Powered By Blogger

quarta-feira, agosto 21, 2013

Penitenciária Estadual do Jacuí realiza seminário sobre paternidade

Agosto de 2013 
Atividade contou com 33 apenados que frequentam as aulas do Núcleo Estadual de Educação de Jovens
Atividade contou com 33 apenados que frequentam as aulas do Núcleo Estadual de Educação de Jovens
A Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), realizou o 4ª Seminário de Integração Educação-Saúde Paternidade Consciente. A atividade, que se iniciou no dia 12 agosto, e se encerrou na sexta-feira (16), contou com a participação de 33 apenados que frequentam as aulas do Núcleo Estadual de Educação de Jovens (Neeja). Eles receberam certificados de participação. 

Durante a programação, profissionais da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em parceria com técnicos da Secretaria Estadual da Educação e Secretaria da Saúde ministraram palestras sobre leis penais e doenças sexualmente transmissíveis. Para a professora do Neeja na Penitenciária, Maria Zeloí Oliveira, o objetivo do evento foi atender às necessidades de informações e agilizar o atendimento nas áreas de saúde, jurídica, psicológica e assistência social, solicitadas pelos próprios apenados. 

Letícia Selva, psicóloga na PEJ, disse que, durante o seminário, os apenados mostraram preocupação em registrar os filhos, embora esbarrem na falta de documentação exigida por lei. "Temos um projeto de organizar, com parcerias, um mutirão para que eles tenham acesso à confecção dos documentos. A maioria chega à rede prisional sem CPF e nem RG", destaca. 

"A PEJ, em parceria com o Departamento de Tratamento Penal da Susepe, vem implementando diversas ações para promover a dignidade e acesso aos direitos dos apenados", disse o tenente Antônio Xavier Castro, da PEJ. Conforme a palestrante, enfermeira Márcia Pinheiro, as perguntas mais comuns foram sobre a transmissão de doenças, diagnóstico e cura. Segundo a profissional, a Penitenciária fornece preservativos sempre que solicitados." Trabalhamos bastante a questão da prevenção na rede prisional", explica. Com isso, já na próxima segunda (19), inicia a primeira aula do curso de garçom na PEJ, dentro do Pronatec Prisional, que prevê a qualificação profissional dos apenados.. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...