02 de Abril de 2013
A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), lançou, nesta terça-feira (02), o Pronatec Prisional na Penitenciária Modulada Estadual de Osório, no Litoral.
O Pronatec é um programa do Ministério da Educação e tem o objetivo de democratizar e expandir a oferta de cursos na área da educação profissional e tecnológica. Por meio da parceria entre a Susepe e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, foi criada a versão para o sistema prisional gaúcho, direcionada a detentos de 18 a 29 anos. No total, são 2.750 vagas.
Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou a importância das oportunidades oferecidas aos apenados para a realização dos trabalhos desenvolvidos por eles como forma de ressocialização. "É fundamental o trabalho nessa penitenciária para que os presos tenham uma especialização, um incentivo para voltar à sociedade e reconstruírem suas vidas. Esse é um grande passo para resolvermos os problemas da segurança pública e da execução penal", enfatizou.
Também foram entregues para 21 apenados a Carteira do Artesão, projeto que os profissionalizou pelo Sesi, Senai e Senac para comercializarem seus produtos de forma legalizada.
Para o superintendente da Susepe, Gelson Treisleben, o Projeto de Classificação de Presos -que separa detentos por condição penal - é o responsável por esse envolvimento com o trabalho dos apenados. "O empenho dessa casa prisional e a dedicação dos agentes penitenciários foi o diferencial para que fosse proporcionado esse resultado."
Participaram também do ato o superintendente adjunto dos Serviços Penitenciários, Mário Pelz, e o diretor da Penitenciária de Osório, Valdecir dos Santos.
Texto e foto: Andreza Fiuza
Nenhum comentário:
Postar um comentário