Powered By Blogger

quinta-feira, outubro 25, 2012

Simpósio de Segurança Pública na Fronteira termina com debate sobre política de pessoal


25 de Outubro de 2012 
No município do Chuí, fronteira com o Uruguai, localizado no extremo sul do Estado, durante os dias 23 e 24, aconteceu o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do Rio Grande do Sul. O objetivo foi debater as estratégias da segurança e traçar ações transversais para os mais de 16 mil quilômetros de fronteiras no Brasil e combater a criminalidade. Nesta quinta-feira (25) acontece a visita técnica dos gestores aos municípios do Chuí, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande.
O segundo dia do encontro foi marcado por reuniões de secretários executivos do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) e da I Reunião Técnica de Política de Pessoal para Servidores de Segurança Pública de Fronteira. O grupo de trabalho de Política de Pessoal, começou o debate a partir da apresentação da coordenadora do Projeto Qualidade de Vida da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Tatiana Vasconcelos, que falou sobre as Diretrizes para a política de pessoal dos operadores de segurança pública de fronteira, com a apresentação dos representantes estaduais.
"É preciso preparo emocional para a atuação, investimento em ações de caráter educativo e preventivo, visando à saúde mental e a melhoria das condições de trabalho e das relações interpessoais, além da promoção da capacitação continuada", ressaltou Tatiana.
A consultora em segurança pública, Anelise Baltazar, falou sobre a regulamentação da fronteira brasileira, apresentando os principais problemas enfrentados pelos gestores de segurança. "A presença do profissional de segurança na fronteira é um desafio", enfatizando ser necessário a presença permanente do Estado na fronteira, por meio de atividades sistemáticas e integradas das instituições de segurança pública para prevenir e realizar ações de repressão a violência e criminalidade.
Após as apresentações, os participantes foram divididos em grupos para debater e formular sugestões sobre temas que irão compor o questionário de pesquisa sobre os servidores da segurança pública que atuam na região de fronteira. O diagnóstico do questionário tem publicação prevista para o mês de março de 2013.
Texto: Alexandra Saraiva e Daiane Roldão 
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...