Powered By Blogger

domingo, outubro 07, 2012


Força-tarefa esclarece 71% dos homicídios em nove cidades gaúchas

Michels disse que os números resultam da política de aprofundar investigações sobre homicídios
Michels disse que os números resultam da política de aprofundar investigações sobre homicídios




A força-tarefa realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) em nove municípios gaúchos, entre os dias 1º de junho e 30 de setembro deste ano, resultou em 71% de elucidações nos 503 casos envolvendo homicídios. A operação mobilizou agentes da Polícia Civil e Brigada Militar em Guaíba, Gravataí, Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas. Juntas, essas cidades responderam por 65% dos assassinatos ocorridos em todo o Estado. 

Os números foram apresentados durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (03), em Porto Alegre. Segundo o levantamento da Polícia Civil, o índice de resolutividade é superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 36% dos 470 assassinatos foram elucidados. 

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, afirmou que a força-tarefa faz parte da política do Governo de aprofundar as investigações sobre crimes de homicídio. "O acréscimo dos casos no Estado decorre da desestabilização provocada pelas grandes operações feitas periodicamente pela polícia", explicou Michels. "Ao desarticular uma quadrilha de tráfico, por exemplo, surgem disputas pelo ponto, ocasionando crimes de homicídio. Além da ação pontual da polícia, o combate também é feito pela identificação dos suspeitos, evitando a impunidade". 

O resultado também foi comemorado pelo chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior. "Muitos países de primeiro mundo não têm esse índice de resolução, o que é um indicativo do acerto da ação", declarou. No total, houve um crescimento de 94% em relação ao mesmo quadrimestre do ano passado. Os índices mais comemorados foram os de Viamão (326%), Alvorada, (274%) e Pelotas (224%).
Texto: Redação Secom
Foto: Cláudio Fachel
Edição: Redação Secom 

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...